Terminamos, mas ele não para de me procurar. O que fazer?

por Eduardo Yabusaki

“Disputas no relacionamento podem ocultar os reais motivos que levaram ao seu fim. Sem essa clareza, desfazer-se do vínculo afetivo por completo pode não ser tão simples”

Continua após publicidade

A ruptura nem sempre é uma “escolha” ou uma solução para um relacionamento.

Ao contrário do que se possa pensar, muitas vezes ela acontece porque uma ou ambas as partes não suportam mais a situação de conflito, restando apenas sair da situação para não mais ter que aguentar essas condições dentro do relacionamento.

Quando acontece dessa forma tem se uma situação mal resolvida. Ou seja, saem do relacionamento sem que tenham a clareza do porquê … e muitas vezes ainda se gostando e se amando; o que faz com que ambos fiquem angustiados ou inquietos com a separação.

Por isso mesmo com o término do relacionamento, o casal ainda mantém o contato com tentativas de se reatar, mas acabam esbarrando em mágoas e ressentimentos provocados pelas brigas e discussões. Para que essa volta tenha sucesso, será necessário que o casal mude a estrutura desse relacionamento: será preciso muito mais paciência, tolerância e uma boa comunicação, num diálogo em que ambos possam ouvir um ao outro, sem gerar embate de opiniões, mas sim uma participação mútua de interesses e expectativas, sem ironia e agressividade.

Continua após publicidade

Rompimento num relacionamento longo

Quando se rompe após um relacionamento mais longo, é importante que ambos avaliem se realmente fizeram tudo o que poderiam para resgatá-lo. Caso contrário, sempre ficará a sensação de que algo poderia ter sido feito para que não se chegasse ao seu término.

O lado positivo das brigas

Brigas nem sempre são só ruins. Claro que é muito melhor que se resolva tudo com uma boa conversa. Porém, as brigas podem ser reveladoras de insatisfações, necessidades e expectativas não atendidas no relacionamento. Numa briga se manifesta o que realmente se pensa ou se espera em determinadas situações. Dessa forma é uma oportunidade para que ambos reavaliem e redirecionem suas atitudes e posturas.

Continua após publicidade

Melhor bem acompanhado do que só

Por melhor que a vida de solteiro possa parecer, no fundo as pessoas sempre desejam estar com um par e para tanto, é preciso que afetivamente haja uma identificação e reciprocidade, e certamente isso depende de uma boa convivência e envolvimento.

Viver um bom relacionamento só depende dos dois, de muita disposição e persistência. Se o par não conseguir resolver isso sozinho, uma terapia de casal pode ser de grande ajuda. Não adie sua felicidade, ouse, acredite, curta, ame e aceite ser amado!