Como lidar com desejo de voltar após terminar namoro por causa de traição?

por Eduardo Yabusaki

“Ao trair não significa necessariamente que a pessoa não ame seu par”

Continua após publicidade

A traição infelizmente está cada vez mais presente nos relacionamentos; é encarada como um evento comum e por vezes até inevitável.

Essa é sempre uma questão muito difícil de ser resolvida e superada: independente de ser um casamento ou namoro, mesmo recente.

A traição sempre traz sentimentos que ferem estruturas fundamentais do relacionamento como: respeito, confiança e afeto. Portanto, é sempre importante refletir antes de se expor a esse comportamento ou revelar ao outro o que ocorreu.

Quando a pessoa trai não significa necessariamente que ela não ame ou não goste de seu par, mas sim uma falta de atenção e cuidado para com o outro e para consigo mesma. Afinal, é impossível pensar que alguém possa imaginar que vá passar por tal experiência e ficar indiferente com o fato ou mesmo para com a pessoa amada; certamente o evento irá influenciá-lo.

Continua após publicidade

A pessoa pode sim amar muito o seu par e por um deslize, circunstância ou imaturidade, se expor a situações sedutoras a tal ponto que acaba traindo sem uma intenção inicial para isso. Entretanto, existem pessoas que não conseguem se conter e vivem sucessivas situações de traição sem o menor pudor ou temor às consequências.

A traição sempre gera uma situação conflituosa, e por consequência, os sentimentos ficam confusos e contraditórios. A raiva e a indignação fazem com que se queira romper de imediato. Entretanto, o amor e a falta de compreensão de ver o todo da situação levam a recaídas, sem estar certo em relação ao perdão e a voltar. Esses sentimentos precisam ser enfrentados e a situação encarada como uma grave crise.

Essa crise precisa de uma intervenção radical. Se apesar da traição, o desejo de ambos é permanecer juntos, terão que fazer mudanças consistentes para resgatar o relacionamento.

Continua após publicidade

Como resgatar o respeito e a confiança no relacionamento?

Tendo atitudes e comportamentos de aproximação e convivência pacífica e prazerosa. Ou seja, tenha atitudes que demonstrem sua disposição de mudar. Não basta dizer que ama, faça coisas que representem isso, como por exemplo, dê um presente desejado; mostre características suas que o outro admire ou considere uma virtude. Isso num primeiro momento pode ser muito difícil, mas tem que se persistir. Afinal, a confiança e o respeito precisam ser reafirmados.

Existem situações em que, por mais que se ame, a permanência é inviável, seja por que as lembranças da traição venham a todo instante ou pela impossibilidade de aceitação e convivência com o fato.

Nessas condições a ruptura é inevitável e o término pode ser o melhor caminho. Isso permite que ambos possam viver sua vida e quem sabe em outro momento se reencontrarem ou não, mas serem felizes em outros relacionamentos.