Alimentos termogênicos são bons para quem quer emagrecer rapidamente?

por Simone Sarti

Alimentos termogênicos – “Eles são coadjuvantes numa dieta para perda de peso e seu uso exclusivo leva a uma deficiência de nutrientes. Só seu consumo não é suficiente para se conseguir resultados com emagrecimento”

Continua após publicidade

Resposta: Alimentos termogênicos, são alimentos que quando ingeridos e após o processo de digestão, devido às suas propriedades, geram um maior gasto de energia, pois elevam em 1 grau a temperatura corporal, aumentando assim o metabolismo, queimando mais calorias.

Taxa metabólica é a velocidade na qual o nosso corpo queima calorias. Ela é determinada geneticamente e difere de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos têm o metabolismo mais lento, o organismo vai queimando as gorduras aos poucos, dificultando o emagrecimento. Nesse caso eles entrariam como “aliados”.

Os termogênicos mais conhecidos são a pimenta, o chá verde, gengibre, guaraná, mostarda, etc. Há também suplementos termogênicos, fabricados geralmente com esses ingredientes.

Ainda não há uma quantidade estabelecida para a ingestão desses alimentos. O que se sabe é que eles só devem ser consumidos se a pessoa não tem nenhuma restrição médica, pois o consumo exagerado pode ser prejudicial, levando a tonturas, dores de cabeça, insônia e também problemas gastrointestinais.

Continua após publicidade

Parece que há um consenso entre os nutricionistas com relação aos termogênicos: Eles são coadjuvantes numa dieta para perda de peso e seu uso exclusivo leva a uma deficiência de nutrientes. Só seu consumo não é suficiente para se conseguir resultados com emagrecimento. É necessário uma dieta bem elaborada, podendo conter os termogênicos, porém, balanceada em termos de nutrientes e aliada a um programa de exercícios físicos voltados para esse fim.