Por que só atraio pessoas que encostam em mim?

por Rosemeire Zago

"Sinto-me angustiada e sobrecarregada. Trabalho de segunda a sábado, faço faculdade à noite. Parece que só atraio pessoas que se encostam em mim. Sinto minha vida desorganizada, tenho muitas tarefas e não posso me desfazer de nenhuma delas. Sinto-me triste apesar de ter uma família maravilhosa, um ótimo esposo e uma filha linda. No próximo dia 15, faz quatro anos que meu pai se suicidou, não sei se isso me afeta."

Continua após publicidade

Resposta: Você está realmente sobrecarregada, isso é fato diante de tantas tarefas que tem para fazer. Mas sinto que também há muitos sentimentos não elaborados e que foram se somando dentro de você. Um deles é o que ocorreu com seu pai. O quanto você elaborou seus sentimentos? Isso pode sim te afetar, mas há outras situações que também precisam ser melhor compreendidas por você.

Você escreve ainda que só atrai pessoas que se encostam em você. Já parou para pensar por qual motivo está atraindo pessoas com esse perfil? O quanto você “precisa” se sentir sobrecarregada? Você pode pensar que não precisa, mas lembre-se, há necessidades inconscientes e desse modo estão ocultas. Sempre há vantagens secundárias e é preciso identificá-las. Quais são as suas? O que você ganha em estar sobrecarregada? Talvez você busque inconscientemente receber mais atenção, reconhecimento etc.

Se uma atitude acontece de modo recorrente sempre quer nos dizer algo. Sempre que algo se repete em nossa vida, e que chamamos de repetição de padrão, em geral acontece para que prestemos mais atenção e assim, aprendamos algo, que de outro modo talvez não aprendêssemos. É preciso entender a mensagem que está oculta nessa repetição.

Quem disse que o fato de ter uma família maravilhosa, com marido e filha, seria garantia de felicidade? Isso é a ideia que nos fizeram acreditar, e você mesma está sentindo que a verdade não é bem assim. Cada um deve buscar aquilo que faz realmente feliz, que pode estar muito distante dos padrões convencionais que nos impusemos a viver. Lembre-se ainda dos motivos que a fez ter essas escolhas: família, marido, filha. Isso poderá fazer com que reconheça valores que se perderam. Pergunte-se ainda qual motivo de sua tristeza? E ouça a resposta. Isso ajudará com que você se compreenda e se conheça mais. Se não conseguir obter as respostas, procure fazer uma psicoterapia que a ajudará nesse processo.

Continua após publicidade