Relação entre personalidade, trabalho em equipe e feedback

“Gostaria que você comentasse a respeito dessas personalidades: pessoa aberta, cega, secreta e desconhecida. E mais: criança, adulto, pai bruxo e pai protetor”

Resposta: Na realidade, a primeira parte de sua pergunta não se refere a personalidades. Você deve ter lido ou ouvido em algum curso sobre a “Janela de Johari” que tem esse nome porque os criadores eram dois caras com os nomes: Joe e Harry. Eles estudavam as relações grupais e a comunicação entre as pessoas.

Continua após publicidade

Eles descreveram quatro quadrantes (como uma janela): Área Aberta – que contém as coisas que eu sei sobre mim e as outras pessoas também sabem. A outra área, vizinha à direita da primeira, é a Área Cega – que contém aquilo que as outras pessoas “sabem” sobre mim (por exemplo, um tique nervoso que eu tenho) e eu desconheço. Abaixo da área aberta, fica área Secreta (ou Fachada) – aqui estão as coisas que eu sei de mim mas as pessoas desconhecem porque escondo delas e mostro uma fachada.

Por último, a Área do Desconhecido, que contém aquilo que nem eu, nem os outros sabem sobre mim, pois ainda estão em meu inconsciente. Esse modelo é usado para estimular às pessoas que trabalham em equipe a falar mais sobre si e dar feedback às outras pessoas sobre o que pensam delas, abrindo-se a área Aberta que gera mais confiança e integração entre as pessoas de uma equipe.

Quanto à outra pergunta, trata-se de uma teoria que fez muito sucesso nos anos 70, da Análise Transacional, que ajuda a explicar os relacionamentos entre as pessoas. Segundo essa abordagem, nos relacionamos com as outras pessoas como Crianças, Adultos e suas variações, mas não domino esse assunto para dar uma explicação mais profunda e correta.