Tomar antidepressivo durante a gravidez pode prejudicar o bebê?

por Joel Rennó Jr.

“É fundamental, portanto, que as mulheres que utilizam antidepressivos façam um planejamento para engravidar”

Continua após publicidade


Resposta
: Tomar antidepressivo na gravidez é uma situação complexa e que requer uma ampla avaliação por parte do psiquiatra, paciente e familiares a respeito de todos os riscos e benefícios envolvidos.

Os trabalhos científicos são escassos e possuem resultados controversos. A decisão precisa ser muito bem embasada cientificamente e tomada de acordo com a experiência clínica do psiquiatra.

A maior preocupação de todos costuma ser em relação às malformações fetais durante o primeiro trimestre gestacional (primeiras doze semanas). Apesar da enorme preocupação, grande parte dos antidepressivos não causam malformações fetais, principalmente aqueles do grupo de “inibidores seletivos da recaptação de serotonina” como a fluoxetina e o citalopram – os mais comumente utilizados.

Qualquer mulher, mesmo não tomando antidepressivos, pode ter um risco entre 3% a 4% de malformação fetal. Outros medicamentos da área clínica e não psiquiátricos também podem causar malformações, assim como o tabagismo e o uso de álcool na gravidez.

Continua após publicidade

Embora as malformações sejam os efeitos mais temidos, há pesquisas que avaliam os efeitos dos antidepressivos em partos prematuros, como baixo peso ao nascer e abortamentos espontâneos. Embora os efeitos sejam pequenos e até insignificantes em muitos casos, não podem ser desprezados.

Vale a pena enfatizar também que a própria depressão não tratada pode antecipar o parto e levar ao crescimento intrauterino retardado, gerando bebês pequenos e de baixo peso ao nascer. Até recentemente os trabalhos não avaliavam com rigor os riscos da própria doença depressiva na gravidez e no feto.

Hipertensão pulmonar

Continua após publicidade

Outra preocupação importante é a hipertensão pulmonar persistente do neonato (recém-nascido). Por alterações vasculares no pulmão do bebê e persistência do duto arterioso, pode haver um “shunt” ou comunicação entre as cavidades direita e esquerda do coração, levando a problemas sérios de oxigenação e risco de morte ao feto a partir da 20ª semana de gestação. Outros fatores podem levar à hipertensão pulmonar de forma mais frequente que os antidepressivos como sepsis, parto cesariano, IMC (Índice de Massa Corpórea), hipóxia (deficiência de oxigênio) e aspiração do mecônio (primeiras fezes do bebê). Na atualidade, estima-se que o risco de hipertensão pulmonar persistente do neonato, por antidepressivo, é de apenas 0,19%, ou seja, muito baixo.

Uma outra preocupação em relação aos antidepressivos seria a possibilidade de toxicidade neonatal. O risco gira ao redor de 15%, porém tais efeitos costumam ser leves e transitórios (duram no máximo duas semanas), sem riscos significativos ao bebê.

Por fim, há um termo que denominamos “teratogênese comportamental”. A pergunta é se os antidepressivos usados na gravidez poderiam causar sequelas futuras no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e comportamental nessas crianças. Até o momento, não há evidências substanciadas a esse respeito, ou seja, as crianças de mães que utilizaram antidepressivos na gravidez não têm atrasos de desenvolvimento emocional, de linguagem ou QI inferior.

É fundamental, portanto, que as mulheres que utilizam antidepressivos façam um planejamento para engravidar. Não há verdades absolutas nessa área e só os psiquiatras especializados em saúde mental da mulher podem realmente avaliar todos os riscos e benefícios envolvidos. O vínculo entre médico, pacientes e familiares é fundamental nessa área. NÃO HÁ DECISÕES SEM RISCOS! E geralmente o tratamento do distúrbio psiquiátrico é essencial.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento. Dúvidas e perguntas sobre receitas e dosagens de medicamentos deverão ser feitas diretamente ao seu médico psiquiatra. Evite a automedicação.