Trabalhar pode ser muito gostoso; saiba como

por Roberto Shinyashiki

“Todos querem ganhar medalhas de ouro, mas poucos querem treinar na intensidade necessária para conquistá-las”

Continua após publicidade

Mark Spitz (Maior medalhista da história dos jogos olímpicos)Trabalhar é pôr os objetivos para andar. É materializar seus sonhos. É dar alma a sua estratégia. Spitz tem razão: somente quem está disposto a batalhar pelo sonho tem direito de realizá-lo. A vida é curta, portanto todos devem aprender a trabalhar com prazer. Trabalhar é muito gostoso para quem descobre o sentido do trabalho em sua vida.

Temos de aprender a nos divertir no trabalho. Muitos acreditam que pessoas que trabalham com alegria são profissionais irresponsáveis. Isso é mentira: as pessoas que trabalham sem prazer é que acabam se desconcentrando, pois ficam pensando em outras coisas enquanto trabalham. Quem trabalha com alegria contagia o ambiente com seu entusiasmo e se torna um dos profissionais mais criativos da organização.

Eu fico triste quando vejo tantas pessoas que desperdiçam a vida por não compreenderem todo o prazer que o trabalho pode proporcionar ao ser humano. Na verdade, quando uma pessoa faz graça dizendo que se ganhasse na loteria demitiria o chefe na hora ou iria para uma praia bem distante, para não precisar nunca mais trabalhar, para mim isso é sinal de que sua vida está bem frustrante.

As pessoas que não trabalham felizes acabam se tornando profissionais pessimistas, ranzinzas e muitas vezes sem espírito de equipe. Nunca vi um profissional de verdade reclamar de seu trabalho, muito menos da empresa. Pode até comentar que está precisando de umas férias, que está precisando de umas boas noites de sono. Mas para ele o trabalho é uma fonte inestimável de prazer e realização.

Continua após publicidade

O bem-sucedido treina de forma intensa, porque tem prazer tanto na preparação quanto na realização de seus sonhos. Os músicos sensacionais, os melhores professores, advogados, médicos, enfim, todo profissional que se destaca é aquele que ensaia, treina, estuda muito. Se você está começando uma carreira profissional, um belo conselho é aprender a desfrutar todo o tempo de trabalho. É muito gostoso aprender, construir um mundo diferente e, principalmente, sentir como é precioso o ar que respiramos.