Técnica de tração peniana para aumento do pênis realmente funciona?

por Marcelo Toniette

Quero saber se a técnica de tração peniana para aumentar as dimensões do pênis são verdadeiras. Todas as informações que os fornecedores desses produtos falam, pelo menos no meu entendimento leigo, tem sentido.”

Continua após publicidade

Resposta: Os aparelhos citados por você são baseados na tração da musculatura peniana por algumas horas, dia-a-dia, ao longo de alguns meses. Não tenho conhecimento de nenhuma publicação baseada em pesquisa metodologicamente fundamentada que comprove que o pênis ganhe permanente aumento de tamanho com o uso desse tipo de aparelho.

“Se em uma relação sexual o pênis fosse o único e exclusivo objetivo de qualquer mulher, os homens correriam o risco de serem trocados por vibradores”

Existem no mercado os mais variados recursos e apetrechos cujas propagandas fazem sentido até mesmo para promover vendas. Existem também procedimentos cirúrgicos de aumento do pênis cujos resultados nem sempre são bem-sucedidos.

No campo da sexualidade é importante perceber que existem os mais diversos apelos e mensagens sob a égide de garantir um bom desempenho, uma boa impressão, entre outros, como se a sexualidade fosse um bem a ser consumido, e não uma possibilidade de expressão e vivência humana.

Continua após publicidade

Universo masculino é construído em torno da simbologia do pênis

Tais mensagens e apelos vão ao encontro da fragilidade do universo masculino construído basicamente em torno da simbologia do pênis. Neste aspecto, abre-se espaço para os mais diversos mitos, dentre eles: quanto maior for, maior será a virilidade do homem, maior será o prazer dado à mulher. Porém, a virilidade está relacionada a diversos outros aspectos e não está atrelada ao tamanho do pênis. O prazer sexual não está atrelado ao comprimento ou diâmetro do pênis, mas às habilidades do homem – e da mulher também – e de dar e receber afeto, e perceber como aprecia e de como a parceira (o) aprecia ser tocada, seja físico, seja emocionalmente.

Mas por que essa busca pelo aumento do tamanho do pênis?

Continua após publicidade

É comum que o homem que se queixa do tamanho do próprio pênis apresenta dificuldades de relacionamento afetivo-sexual. A idéia de ter um pênis de proporções “pequenas” – as aspas são utilizadas devido ao fato de que características do corpo sempre são relativas – acaba por reforçar a dificuldade em estabelecer contato com suas parceiras (os).

A idéia que cada homem – e mulher – tem sobre o pênis é atrelada a padrões culturais que determinam formas peculiares de perceber, de representar a realidade. No mundo ocidental em que vivemos, existe uma série de discursos em torno da sexualidade, assim como em torno do tamanho do pênis. É preciso discernir aquilo que faz parte de uma idéia pré-estabelecida, daquilo que faz sentido para si. As idéias pré-estabelecidas nem sempre vão ao encontro da realidade vivida por homens e mulheres. Se o homem apresenta uma auto-estima frágil, necessidade de aprovação, insegurança, o tamanho do pênis pode ser motivo de angústia e sofrimento, dificultando relacionamento interpessoais.

Pênis: tamanho mínimo necessário para o sexo

Em termos anatômicos, vale ressaltar que um pênis que apresenta 8 cm, em estado de ereção, já torna possível a relação sexual. Vale também ressaltar que o intenso enfoque nas dimensões do pênis não resolve as dificuldades no desenvolvimento de habilidades sociais e de expressão afetiva-sexual. Ter um pênis “avantajado” não é garantia de boa performance. Ter um pênis “avantajado” não garante a satisfação da parceira (o). A satisfação sexual está vinculada à qualidade do encontro sexual como um todo, na união dos corpos, no compartilhar momentos de prazer e afeto em um clima de intimidade, cumplicidade e parceria. Se em uma relação sexual o pênis fosse o único e exclusivo objetivo de qualquer mulher, os homens correriam o risco de serem trocados por vibradores.

Fica mais uma questão: Por que tanta dificuldade de homens e mulheres, em pleno século XXI, aceitar seus próprios corpos?

Até quando a tirania de modelos estéticos comandará atitudes e comportamentos, mesmo em um momento em que a diversidade e singularidade humana são tão explícitas?

Talvez ainda precisemos de mais tempo para compreender isso, no sentido de trazer para si, para a própria vivência em sociedade, de que as diferenças e diferentes são marcas da condição humana, e que é justamente essa diversidade que confere a riqueza em sermos humanos.

Diante dessa pluralidade na qual estamos mergulhados, tenha em mente que o tamanho do pênis é algo que varia de formato e de tamanho de homem para homem, da mesma forma que existe uma variedade de características de outras partes do corpo: rosto, orelha, nariz, mão, pés…

Também tenha em mente que os gostos pessoais são os mais diversos. Mais uma vez, em termos sexuais, lembre-se que quem faz sexo é a sua percepção, o seu corpo e mente como um todo, e não o pênis sozinho.

Em vez da estética, invista na funcionalidade de seu corpo, incluindo o seu pênis. Invista na melhoria das relações sociais, na melhoria da qualidade de dar e receber afeto, na melhoria da percepção de sensações prazerosas e consciência de como a sua parceira gosta de ser estimulada, no sentido de experimentar o prazer compartilhado. Com isso, certamente você abre um leque de possibilidades de vivência, no ser e sentir-se homem, de forma bem mais gratificante e prazerosa do que ficar com a régua na mão. Boa Sorte!