Engordei 30 quilos depois que meu marido me traiu. O que faço?

por Rosemeire Zago

Resposta: O excesso de peso pode ter muitos significados simbólicos e inconscientes. Ao descobrir a traição do seu marido, parece que não conseguiu superar o acontecido.

Continua após publicidade

Quais são os seus sentimentos?

Está furiosa, magoada, com raiva e não consegue sequer pensar em ter uma relação sexual com ele?

Será que por isso começou a comer muito, aumentando seu peso?

Será que você começou a comer e engordar como forma de justificar que não quer manter relações por estar acima do peso, quando, na verdade, a causa real é sua dificuldade em assumir seus próprios sentimentos, o quanto está magoada pela traição?

Continua após publicidade

O que você descreve ter acontecido com você é muito comum como uma forma de punir o parceiro inconscientemente, só que infelizmente acaba punindo a si mesma.

A compulsão para comer geralmente fica fora de controle, criando um círculo vicioso: quanto mais come, mais aumenta seu peso, mais distante fica do marido; ele por sua vez pode reagir distanciando-se de você fazendo com que se sinta rejeitada.
 
É possível perceber o quanto a falta de comunicação verbalizada faz com que o corpo demonstre que algo não está bem internamente.

Se estiver usando seu excesso de peso para punir seu parceiro, decida acabar com isso e procure maneiras de lidar com o conflito sem prejudicar ninguém, inclusive você mesma.

Continua após publicidade

Perceber sentimentos é o primeiro passo para libertar-se da compulsão

Para evitar isso o indicado sempre é manter contato com o que sente. Ainda que a machuque, não fuja, não se reprima, não se bloqueie. Permita-se sentir seus sentimentos para que não se expressem através de seu corpo, de maneira que você não os compreenda, criando assim mais conflitos para serem resolvidos.

Vocês já conversaram abertamente sobre os sentimentos de cada um? Procure conversar com seu marido sobre o que está sentindo, esclareça as dúvidas, esgote o assunto, só assim poderá libertar-se do que está te machucando, sem ter que engolir, se sentir culpada ou se punir com mais um prato de comida ou uma barra de chocolate.

Vocês podem aprender com tudo que estão passando e fortalecer ainda mais o relacionamento, mas para isso é preciso saber se ainda existe amor de ambas as partes e se desejam manter o casamento.

Você consegue falar sobre o assunto com ele e superar este acontecimento? Ou você prefere outro caminho? As respostas estão dentro de você, mas para encontrá-las será preciso ouvir o que realmente deseja diante do que sente.

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento