Comportamento bipolar e mudanças inesperadas de humor são a mesma coisa?

por Joel Rennó Jr.

Resposta: O transtorno bipolar, que atinge cerca de 1,5% da população, é uma doença crônica que se caracteriza pela alternância de humor. Episódios de euforia (mania) se alternam com os de depressão, havendo períodos de normalidade. Com o passar dos anos, os episódios repetem-se com intervalos menores, havendo variações e existindo até casos em que a pessoa tem apenas um episódio de mania ou depressão durante a vida. Há evidências científicas sobre a importância dos fatores genéticos envolvidos.

Continua após publicidade

Quando o tratamento correto não é realizado, há prejuízos diversos na qualidade de vida das pessoas e até dos familiares envolvidos.

A euforia (ou mania) é um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, agitação, idéias de grandeza e discurso acelerado. Nestas situações, a capacidade crítica do indivíduo está comprometida. Por isso, as informações e ajuda dos familiares são vitais.

É possível suspender remédios que tratam do transtorno bipolar?

É possível suspender os remédios que tratam do TAB como Carbolitium, visto que não tenho apresentado os sintomas há pelo menos 2 anos?

Resposta
: Não. Hoje, infelizmente, a medicina ainda não possui uma cura definitiva para o transtorno bipolar. Temos bons medicamentos que controlam os sintomas. Acho arriscado uma suspensão do carbolitium. A chance de recorrência é grande.

Continua após publicidade

Mais informações podem ser obtidas na ABRATA: www.abrata.org.br

ATENÇÃO

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade