DESTAQUES

Tratamento para controlar ansiedade exige equipe multidisciplinar?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Gostaria de saber como controlar ansiedade? Procuro psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra?"

Resposta: Quando falamos simplesmente em ANSIEDADE entramos numa ampla gama de conceitos e definições.

A ANSIEDADE em si não é uma doença e sim um dos sentimentos naturais que surge quando algo ou algum acontecimento está por acontecer. Já nesta situação NATURAL ela pode aparecer de forma benéfica lançando-nos em busca do que ansiamos (como uma mão nos empurrando pelas costas) ou fazendo exatamente o inverso, tornando-se MEDO e nos impedindo de seguir adiante (como uma mão nos apertando o peito).

Sob o ponto de vista psiquiátrico, por outro lado, a ANSIEDADE pode aparecer desde um Transtorno de Personalidade (PERSONALIDADE ANSIOSA) que caracteriza uma pessoa que vive "prisioneira" de sua ansiedade, muitas vezes maximizando possibilidades e obstáculos e sempre sofrendo desse desconforto.

Há também o chamado TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG) habitualmente acompanhado de eventuais "ataques de pânico", no qual a pessoa sente uma ansiedade constante e intensa sem que consiga encontrar conscientemente uma causa para tanto e para os ataques.

Por fim, a ansiedade acompanha outros distúrbios psiquiátricos, como a depressão e as psicoses, sendo aí considerada uma comorbidade, isto é, um sintoma a mais do problema principal.

Portanto, o tratamento da ansiedade, se é que ele se faz necessário, depende de uma avaliação psiquiátrica rigorosa para que um diagnóstico (e consequente tratamento) seja realizado.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.