Tratamento fisioterapêutico não deve se basear só em queixas do paciente

Juliana Prestes Mancuso

“No anseio de ser logo atendido, ocorrem casos do tratamento ser iniciado apenas com base nas queixas dos pacientes. Porém, isso é um grande erro” Muitos pacientes chegam até o fisioterapeuta após “peregrinarem” em busca de solução para suas dores. Alguns já estão quase desistindo de ter o seu problema solucionado.

Continua após publicidade

É importante fazer uma avaliação minuciosa com exames prévios e em muitos casos aliada à opinião do seu médico para se poder prescrever o diagnóstico fisioterapêutico.

No anseio de ser logo atendido, ocorrem casos do tratamento ser iniciado apenas com base nas queixas dos pacientes. Porém, isso é um grande erro. É preciso investir um tempo de avaliação na primeira sessão, e numa avaliação que não seja apenas com base no foco do problema. Muitas vezes a dor vem de outro lugar como é o caso da dor ciática que tem origem na coluna lombar e por vezes reflete na perna ou no pé. Não basta entender de técnicas para o tratamento, se não souber avaliar e diagnosticar corretamente.

Vários leitores escrevem suas queixas e a resposta é quase sempre a mesma: “Não dá para fazer uma avaliação por e-mail”. Entendo a frustração de alguns, mas é justamente na avaliação que está a chave para se determinar qual o tipo correto de exercício para cada caso, há diversos tipos de técnicas de tratamento, veja:

Osteopatia

Continua após publicidade

É um sistema autônomo de cuidados de saúde que se baseia no diagnóstico bem como no tratamento de várias patologias (doenças) — como por exemplo *lombalgias — e prevenção da saúde, sem recorrer a remédios ou cirurgia. É considerada uma das disciplinas da medicina alternativa ou terapêutica não convencional; uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística (global) da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações.

De acordo com o General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido): “A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no fato que reconhece a maior parte da dor e incapacidade que sentimos, advém de disfunções da estrutura corporal, assim como, lesões provocadas pela doença.”

Reeducação Postural Global (RPG)

Continua após publicidade

É um método de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Baseia-se no alongamento e fortalecimento das cadeias musculares flexora (anterior) e extensora (posterior) do corpo.

Dores nas costas, nas articulações, noites maldormidas, tensões musculares… Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG traz bons resultados por meio da reeducação corporal.

Terapia manual

Parte da fisioterapia onde o fisioterapeuta avalia como um todo seu paciente, dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e assim forma um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação.

Cabe ao fisioterapeuta:

– avaliar os sinais e sintomas;
– executar testes musculares;
– interpretar os resultados obtidos por meio de exames clínicos para poder eleger qual a técnica mais indicada para cada paciente.

Nesta coluna procuro dar algumas dicas úteis ao leitor para que esteja sempre atento aos sinais que o corpo emite.

Nas próximas edições falaremos mais sobre esses sinais físicos e mentais.

* Lombalgia: Dor na região lombar, devida a lesões da coluna ou afecções que atingem as vísceras situadas naquela região (como, p.ex., o rim) Sinônimos: dor lombar, dor de cadeiras, dor de rim, dor nas ancas, dor nos quartos, lumbagem, lumbago. Fonte Houaiss Dicionário.