DESTAQUES

Para elas: Como ficam os treinos após os 40? É preciso mudar algo?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Simone Sarti

"Quem já pratica regularmente exercícios físicos, deve manter seus treinos e investir um pouco mais nos exercícios com pesos para ganho de massa muscular e manutenção da força, importantíssima para uma vida com autonomia"

Resposta: O exercício físico regular e bem orientado é sempre benéfico e sempre é tempo para se começar.

O exercício regulariza o sono, aumenta a disposição, diminui o estresse físico e mental, aumenta a expectativa de vida, evita ou retarda o aparecimento de doenças e muitos outros benefícios independente da idade que se tem.

Com o passar do tempo, algumas estruturas do nosso corpo tornam-se mais frágeis e mudanças hormonais também trazem modificações como maior perda de massa muscular e óssea. A proporção entre gordura corporal e massa magra também se modifica e as sedentárias notam mais essas mudanças.

É preciso, então, manter-se ativa. Nada disso é motivo para não se exercitar e o objetivo principal deve ser a saúde geral do organismo.

Quem já pratica regularmente exercícios físicos, deve manter seus treinos e investir um pouco mais nos exercícios com pesos para ganho de massa muscular e manutenção da força, importantíssima para uma vida com autonomia.

Avaliações periódicas são muito bem-vindas. Um olhar mais atento para a alimentação é recomendável. Cálcio, proteínas, fibras,vitaminas, nada pode faltar e tudo deve ser bem dosado de acordo com as necessidades individuais e gasto calórico diário.

Para as que estão paradas, a recomendação é iniciar imediatamente um programa de exercícios, porém jamais sem passar por uma avaliação completa (postural, cardiológica e etc ).

Os exercícios recomendados são o mesmos: localizados com pesos, algum tipo de treinamento aeróbio (iniciar com os sem impacto como por exemplo, transport, bicicleta, caminhada, natação) e exercícios de alongamento, yoga, tai chi chuan, etc. que vão trabalhar concentração, equilíbrio, percepção corporal, sempre numa frequência mínima de três vezes na semana.

A intensidade dos exercícios será diferente para os dois grupos: as treinadas e as que estão iniciando. Essas últimas, de forma progressiva, cuidando para que se mantenha a estabilidade das articulações e sempre monitoradas por um profissional capacitado, que acompanhará cada fase do treinamento.

 




Redação Vya Estelar



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.