Tudo em minha volta é lindo, mas sinto a tristeza tomar conta de mim

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto-me triste e desanimada mas tudo em minha volta é lindo. Tenho meu trabalho, minha filha linda, meu marido… mas mesmo assim a tristeza toma conta de mim, um vazio, uma coisa ruim. O que posso fazer? Eu quero muito melhorar"

Continua após publicidade

Resposta: Se tudo em sua vida está bem mesmo, como você afirma, deve, então, haver algo não muito bem "dentro" de você!

Provavelmente você está sofrendo de algum processo depressivo, não grave, mas o suficiente para alterar seu estado emocional.

Isso pode acontecer por vários motivos, desde disfunções hormonais (problemas na tireoide, por exemplo), tipo de personalidade (depressiva), diversos fatores biológicos psíquicos como falta de neurotransmissores e, até mesmo, por uma frustração na sua vida que você tenha evitado reconhecer como tal e essa ficou "mergulhada" em seu inconsciente.

Minha sugestão é que você procure, primeiro, um médico clínico (um ginecologista é o mais indicado, pois ele poderá avaliar todas as questões hormonais) e, depois, se for o caso, um psiquiatra com formação em psicoterapia (em qualquer linha, embora eu prefira a terapia existencial dialógica). Esta é a linha que eu pratico e, em casos como este, obtenho resultados muito bons, pois, no fundo, há uma enorme carência da pessoa em ser reconhecida como PESSOA e a Terapia Dialógica Existencial tem condições de propiciar esse reconhecimento, através do acolhimento, do diálogo, da confirmação da existência, da reorganização de conceitos sobre si mesmo, enfim, dar o "HABITE-SE" para que a pessoa se sinta integrada a si mesma através da relação.

Continua após publicidade

Martin Buber, o filósofo existencialista, já dizia, lá pelos anos 30/40 que "Torno-me EU na relação com o TU".