Namoro ou casamento podem elevar a autoestima?

por Rosemeire Zago

Resposta: O namoro ou o casamento podem tanto elevar como diminuir a autoestima, tudo depende do histórico dos parceiros e como um trata o outro.

Continua após publicidade

Se ambos se cuidam, há troca de atenção, carinho e amizade constantemente, pode ajudar a pessoa a perceber seu valor. Mas quando um não corresponde mais, surge a insegurança, as brigas e os conflitos.

Se um dos dois, ou os dois, não têm consciência de seu valor como pessoa pode acarretar vários conflitos. Os mais comuns são a insegurança, o ciúme, a inveja de quem é bem-sucedido profissionalmente, mas tudo isso pode acontecer sem que a pessoa perceba. Ou seja, acontece inconscientemente gerando brigas onde a própria pessoa não consegue identificar a origem.

Pode acontecer também que no início do relacionamento afetivo o fato de ter alguém, seja o começo do namoro ou casamento, a pessoa sentir-se mais segura e isso pode fazer com que sua autoestima fique elevada, como uma promoção no trabalho, mas isso é passageiro, pois ninguém deve depender do valor dado por outra pessoa. O ideal é cada um buscar valorizar a si mesmo e se isso não acontece, o mais indicado para elevar a autoestima é o autoconhecimento.

Namoro ou casamento podem elevar a autoestima?

por Rosemeire Zago

Resposta: O namoro ou o casamento podem tanto elevar como diminuir a autoestima, tudo depende do histórico dos parceiros e como um trata o outro. Se ambos se cuidam, há troca de atenção, carinho e amizade constantemente, pode ajudar a pessoa a perceber seu valor. Mas quando um não corresponde mais, surge a insegurança, as brigas, os conflitos.

Continua após publicidade

Se um dos dois, ou os dois, não têm consciência de seu valor como pessoa pode acarretar vários conflitos. Os mais comuns são a insegurança, o ciúme, a inveja de quem é bem-sucedido profissionalmente, mas tudo isso pode acontecer sem que a pessoa perceba. Ou seja, acontece inconscientemente gerando brigas onde a própria pessoa não consegue identificar a origem. Pode acontecer também que no início do relacionamento afetivo o fato de ter alguém, seja o começo do namoro ou casamento, a pessoa sentir-se mais segura e isso pode fazer com que sua autoestima fique elevada, como uma promoção no trabalho, mas isso é passageiro, pois ninguém pode depender do valor dado por outra pessoa. O ideal é cada um buscar valorizar a si mesmo e se isso não acontece, o mais indicado para elevar a autoestima é o autoconhecimento.

Sempre me sinto inferior ao meu marido, apesar de ganhar mais, de ser bem-sucedida profissionalmente…

Resposta: Provavelmente sua necessidade de aprovação e seu sentimento de inferioridade podem vir da infância. Já pensou nisso? Você geralmente era elogiada, aprovada, reconhecida pelo que fazia? Quando não recebemos esse tipo de reconhecimento quando criança, transferimos, quando adultos, para nosso parceiro, esperando que ele supra aquilo que acreditamos, ou efetivamente, não recebemos. O fato de você ganhar mais, ser bem-sucedida, nada disso supre suas necessidades emocionais não supridas, pois bens materiais, e conquistas externas, não suprem a necessidade de aprovação. Seu marido geralmente te elogia, reconhece seu sucesso, seu valor? Ou será que ele te trata como você era trata quando criança? Pense sobre isso. O ideal é que você valorize cada conquista sua e não dependa da aprovação de ninguém. Procure entender a origem de sua necessidade de aprovação.

Depois que casei comecei a engordar demais. Não sei o que fazer, pois já tentei várias dietas

Continua após publicidade

Resposta: Antes de casar seu peso não se alterava, isso só ocorreu depois que se casou? O importante é explorar seu histórico de vida para saber se isso é um fato novo ou não.

As dietas geralmente pouco adiantam sem que haja uma reeducação alimentar. Você realmente come muito? Já reparou em que momento isso ocorre? Procure fazer um diário anotando o que come, que horas, e principalmente o que está sentindo no momento, isso talvez te ajude a identificar os sentimentos que te levam a comer mais. Anote em que situações você come mais, o que acontece antes de você comer, você sabe? Ou independe da situação? É importante também você avaliar como está seu casamento. Você está feliz? Seu marido e seu relacionamento correspondem aquilo que você esperava? Ou está distante disso? Responda essas perguntas sinceramente a você mesma. Talvez isso lhe dê alguns indícios dos motivos de seu peso estar elevado.

Muitas mulheres engordam quando, por algum motivo, não desejam que seu parceiro se aproxime, principalmente para evitar a relação sexual. Não estou dizendo que seja seu caso, é só um exemplo. Você já fez exames e um acompanhamento com um endocrinologista? Caso tenha feito e nada tenha sido diagnosticado, procure identificar as possíveis causas emocionais que estão te fazendo comer mais. A gordura lhe protege de algo? Há alguma vantagem em estar acima do peso? Procure responder a essas questões.

Continua após publicidade

Atenção!  As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento.