Os três caminhos para vencer o medo

por Emilce Shrividya Starling

 

Continua após publicidade

 

Vacina antimedo – “Primeiro acredite na existência do Ser interior e depois confie que Ele está sempre presente e acessível para você. Dessa maneira, você está aberto para essa experiência e adquire fé. Essa fé pavimenta a estrada de sua jornada espiritual”

Dentro de nós existe o centro do medo, portanto, todos nós sentimos medo. Trazemos para essa vida os nossos padrões mentais, chamados no yoga de samskaras, que são as antigas impressões acumuladas em vidas passadas, que causam limitações e medo.

O medo está na turbulência da mente negativa e instável que divaga a todo o momento, criando inquietação e angústias. Ora ela nos arrasta para o passado, criando tristeza, apatia e depressão; ora ela nos leva para o futuro, gerando expectativas e muita ansiedade.

Continua após publicidade

Por causa do medo, uma pessoa escolhe ficar limitada, se priva de alegrias e comete erros. O medo a paralisa e a impede de desenvolver seu potencial e habilidades.

Quem tem posição elevada ou posses, tem medo de perdê-las. Quem tem dinheiro e bom emprego, tem medo de perdê-los. Quem tem saúde tem medo da doença. A maioria das pessoas tem medo da velhice e da morte.

Ficamos limitados e prisioneiros dentro de nós mesmos, por causa dos pensamentos negativos, das emoções conflitantes, dos sentimentos de culpa, da raiva, dos condicionamentos.

Continua após publicidade

A Filosofia do Yoga compara a mente negativa com um cavalo selvagem que tem que ser domado, pois senão, ele nos arrastará para o abismo ou nos jogará no chão. Assim também acontece em nós, se ficarmos dominados pela mente negativa, sentiremos muito medo, sempre receosos de que algo de ruim possa acontecer.

Se permitirmos, seremos como joguetes da mente que nos escraviza. Portanto, para vencer o medo, necessitamos treinar e educar essa mente para sermos mais felizes. Precisamos nos libertar da prisão interna que sufoca e cria um contínuo sofrimento.

Por sentirmos distantes e separados do Ser interior, sentimos medo. Somente não experimentamos medo quando estamos conectados com o Ser interior e temos consciência do seu poder e apoio dentro de nós.

Baba Muktananda, um grande mestre do yoga disse: “Há somente duas coisas que inspiram medo. A primeira é que você não está consciente do espaço divino de destemor em seu interior. A outra é que você não está consciente da ajuda de Deus”.

Nesta grande verdade está a solução para vencer nossos medos. Precisamos sentir este lugar divino em nosso interior e ter certeza da ajuda de Deus, sempre disponível para nós.

Para ter essa vivência, é essencial acreditar em duas coisas: Aceite que Deus existe e aceite que Ele pode ser conhecido em seu interior.

Primeiro acredite na existência do Ser interior e depois confie que Ele está sempre presente e acessível para você. Dessa maneira, você está aberto para essa experiência e adquire fé. Essa fé pavimenta a estrada de sua jornada espiritual.

Faça amizade com Deus sentindo que Ele é seu amigo e lhe protege. Mentalize: “Eu estou com Deus, Deus está comigo”. “Deus é meu amigo e me protege. Eu sou amigo de Deus.” Através das mentalizações positivas, você conquista a confiança que Deus habita também em seu interior.

Esta fé não pode ser cega, ela tem de ser alicerçada nas práticas espirituais. Através do relaxamento profundo e da meditação, você desliza para dentro e tem a experiência da tranquilidade e do silêncio da mente neutra onde habita o Ser interior.

Desse modo, para ter contato com esse espaço divino interior, para ter consciência da graça de Deus, é essencial fazer as práticas espirituais como: a meditação, o canto dos mantras, a repetição mental dos mantras, as orações devocionais e o serviço desinteressado e altruísta.

Um dos propósitos das práticas do yoga é dissolver essa impressão de limitação, superar esse medo do mundo, fortalecendo nosso corpo e nossa mente, para experimentarmos a coragem e a alegria interior.

Terceiro caminho: a meditação

Uma prática essencial para nos libertar do medo é a meditação diária. Meditação é um ato de purificação e, através dessa prática, podemos purificar os samskaras, as antigas impressões, os condicionamentos e os traumas. Meditando com regularidade, vamos nos libertando do que nos impedia de sermos mais confiantes e corajosos.

Quando nos aquietamos, observando a respiração, observando os pensamentos, a mente vai se apaziguando. E, assim vamos purificando os pensamentos, emoções e sentimentos. Aprenda aqui como meditar (clique aqui e leia). Experimente como meditar pode ser fácil.

Com as experiências de relaxamento e meditação, os véus do medo vão sendo removidos e você experimenta sua própria força interna. Com determinação, continue sua busca pelo Ser interior. Tenha coragem de ser mais feliz. Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!