No namoro, há a necessidade de o parceiro verbalizar seus sentimentos?

por Anette Lewin

“Namoro há cinco meses e de última estou sentindo muita insegurança, minha namorada não é muito de demonstrar o que ela sente. O que devo fazer?”

Continua após publicidade

“Entender sentimentos alheios não é tarefa fácil”

Resposta: Embora a linguagem verbal seja a mais usada na comunicação entre pessoas, está longe de ser a única!

Podemos nos comunicar através do corpo, de expressões faciais e principalmente através de atitudes.

Quando as pessoas não expressam verbalmente seus sentimentos, como é o caso de sua namorada, não se pode concluir que ela quer, necessariamente, escondê-los. Muitas pessoas simplesmente não sabem traduzir emoções em palavras. E, cá entre nós, essa tradução não é fácil para quem não tem familiaridade com ela.

Continua após publicidade

O tipo de educação que a pessoa recebe desde criança é primordial na expressão verbal de sentimentos. Existem famílias que estimulam seus filhos a falar sobre o que sentem e os escutam com carinho, seja na expressão de sentimentos alegres, seja na de sentimentos tristes, frustrados ou indecisos. Outras famílias simplesmente ignoram ou cortam qualquer papo sobre sentimentos focando as conversas em obrigações e deveres. Certamente esses dois tipos de familia produzirão adultos diferentes. Quem está acostumado a falar de sentimentos e ser ouvido desde a infancia, terá mais facilidade em conversar sobre o que sente do que quem nunca pôde abrir a boca para falar sobre suas alegrias ou tristezas. Talvez esse seja o caso de sua namorada.

O fato porém, de uma pessoa não falar sobre o que sente, não significa que ela não possa expressar seus sentimentos de forma não verbal. Qualquer um de nós é capaz de reconhecer sentimentos de decepção ou de euforia simplesmente olhando nos olhos de uma pessoa. Afinal, muito antes de aprender a falar, aprendemos a expressar e identificar sentimentos no rosto dos adultos que nos cercam. Uma criança de dois anos sabe muito bem se sua mãe está alegre ou brava com ela, não é? Talvez no seu caso, valha a pena você desenvolver uma sensibilidade maior para captar as expressões não verbais de sua namorada, ao invés de ficar insistindo para que ela fale sobre algo que, talvez, seja difícil para ela.

Por outro lado, sempre podemos aprender novas formas de agir através das pessoas com as quais convivemos. Se você é uma pessoa que sabe falar de sentimentos, tente expressá-los frente a ela sempre que puder. É possivel que ao ouví-lo falar de suas emoções, ela aprenda ou se anime a falar do que está sentindo.

Continua após publicidade

Entender sentimentos alheios não é tarefa fácil. Infelizmente essa matéria não se aprende na escola e quem acaba ensinando é a vida. Mesmo pessoas que falam do que sentem, muitas vezes mentem ou realmente não conseguem ser objetivas ao olhar para dentro e tentar decifrar o emaranhado de sentimentos que transitam em seu interior. Assim, o melhor que você pode fazer nesse desafio que seu namoro propõe, é tentar entender seus próprios sentimentos, expressá-los do seu modo e aprender a decifrar os sentimentos de sua namorada do jeito que ela os expressar. E, pricipalmente, entender que, por mais que nos esforcemos para conhecer alguém, para qualquer um de nós o outro sempre terá um quê de misterioso e imprevisível. Afinal, por enquanto, ainda temos algum grau de liberdade que nos permite agir sem comando.