Um amigo de verdade nos traz sensação de segurança

por Patricia Gebrim  

“Claro que um amigo de verdade é algo um pouco difícil de se encontrar.”

Continua após publicidade

Em tempo de escassez, precisamos urgentemente aprender a cuidar daquilo que é precioso, mas será que sabemos reconhecer o que de verdade importa?

Vejo todos nós um tanto perdidos em relação a isso. Frutos de uma educação falha e viciada, simplesmente não aprendemos noções básicas de sobrevivência. Não aprendemos que só será possível sobrevivermos se formos capazes de entender e aplicar a cooperação. Se formos capazes de ajudar uns aos outros. De desenvolver a capacidade de expressar uma verdadeira amizade.

A todos nós foi ensinado que a segurança está ligada a posses materiais. Ou seja, se você tem dinheiro, está seguro.

– Será?

Continua após publicidade

Não direi a ninguém quais valores devem escolher para reger suas vidas, uma vez que acredito que todos devem ter o direito de fazer suas escolhas. Apenas direi que acredito, do fundo de meu Ser, que não existe nada mais valioso do que a amizade. Quem tem um amigo de verdade nunca deixará de ter um lugar seguro. O coração de meus amigos é o lugar mais lindo e seguro deste Universo, e está sempre de portas abertas, pronto para me receber. Não custa dinheiro, não cobra passagem, não exige nada em troca. É um lugar feito de puro amor. Quer coisa mais preciosa?

Claro que um amigo de verdade é algo um pouco difícil de se encontrar. A amizade de que falo não é essa relação superficial, baseada em interesses, que as pessoas erroneamente chamam de amizade. A amizade real é aquela na qual a pessoa de verdade se importa com você, quer o seu bem, se interessa genuinamente por sua vida, se envolve, é generosa e capaz de expressar seu amor. Nem todos conseguem manifestar esse tipo de amizade. Há que se ter um certo nível de consciência que nem todos possuem. Por isso mesmo, encontrar alguém capaz de verdadeiramente ser um amigo é como encontrar um maravilhoso diamante. Quando encontramos um diamante, cabe a nós tratá-lo com todo o cuidado e delicadeza de que somos capazes. É preciso saber o seu valor.

Imagino como seria se todas as relações tivessem como base a amizade… Como seria se fôssemos amigos de nossos filhos, de nossos pais, de nossos parceiros de trabalho, namorados, maridos, esposas? Em termos de qualidade, nada supera a amizade. A amizade não aprisiona ninguém, não cobra, não controla, não exige. A amizade simplesmente respeita, se compromete e se dá.

Continua após publicidade

Enquanto escrevo estas linhas desejo a todos que a amizade os envolva. Tornem-se amigos melhores, valorizem as pessoas que estão em suas vidas, exercitem a delizadeza nas relações, se envolvam, cuidem uns dos outros. Se formos capazes de caminhar nessa direção, então, talvez, tenhamos a chance de criar uma vida mais digna, significativa e prazerosa para todos nós.

Dedico estas linhas aos meus amigos.