Das funções do viajar

por Regina Wielenska

“Viajar é um jeito de descobrir a vida, e podemos ter essa atitude de interesse pelo mundo e flexibilidade a cada dia, percorrendo novos e velhos territórios”

Continua após publicidade

Nos últimos anos testemunhamos o florescer da indústria do turismo no Brasil. Viagens são pagas em dez vezes; a cada fim de semana há passagens aéreas em promoção; sites de vendas coletiva oferecem tours a preços especiais; lotam-se cruzeiros pela costa brasileira; aeroportos e estradas ficam entupidos nos períodos de feriado estendido e férias.

Alguém poderia dizer que tudo isso pode ser explicado à luz do marketing e das teorias econômicas. Claro que sim. Mas essas explicações não esgotam o fenômeno. Vamos pensar com os olhos da ciência do comportamento, a Psicologia. Prá começo de assunto, lá atrás na história, quando não se conseguia viajar tanto e sequer existiam equipamentos eletrônicos que documentassem a experiência, eram produzidos escritos a respeito de tudo o que se encontrava numa viagem e ilustradores davam conta de registrar aspectos interessantes.

Descobrir coisas, experimentar o que não nos é familiar, ampliar horizontes, foram todas essas atividades praticadas pelo homem ao longo dos séculos.

De início buscávamos ampliar territórios, obter alimento ou outras commodities, realizar conquistas (algumas vergonhosas e lamentáveis, que resultaram, por exemplo, em populações nativas dizimadas). De um jeito ou do outro, parece que o comportamento de viajar é muitas vezes recompensado com aquisições tangíveis ou intangíveis. São essas consequências que fortalecem, tornando mais provável esse jeito desbravador de se comportar.

Continua após publicidade

Há um filme notável, Shirley Valentine (Dir: Lewis Gilbert -1989), no qual a protagonista, que dá nome ao filme, ganha de uma amiga uma viagem à Grécia, com tudo pago. Imagine a vida estagnada de uma dona de casa de Liverpool, insatisfeita com marido e filhos e solitária a ponto de dar bom dia aos armários na cozinha. A viagem teve poder de transformação, e deu partida a um processo que foi penoso e muito importante. Shirley e a inércia eram irmãs, quebrar esse laço foi difícil, até que a viagem se tornou a perfeita oportunidade motivadora do crescimento e transformação. Neste caso, a conquista era de natureza subjetiva, viajar facilitou à personagem quebrar padrões de comportamento absolutamente familiares e nocivos. Ao retornar ao contexto original, cotidiano e estável, haveria uma segundo desafio, que o filme pouco insinua: como dar prosseguimento à enorme mudança conquistada recentemente? De qualquer modo, é um filme inspirador.

Viajar, então, parece se correlacionar com conquistas de alguma ordem: seja, por exemplo, dominar novas terras ou rever amigos distantes, cuja saudade deles nos consumia. Essas consequências mantiveram vivo nosso comportamento de fazer a bagagem e partir por destino certo ou incerto.

Em viagem recente, um gatuno teve a chance de levar a minha bolsa: cartões de crédito, identidade, celular, dinheiro de três países, um problema bem grande. Não gostei coisa alguma da história, mas aprendi que a gente sobrevive, inclusive a aceitar mais a ajuda de amigos, e lutei comigo mesma para não deixar o evento ruim contaminar o restante da viagem. Assim me diverti de todo jeito, embora reduzisse o orçamento para isso. Voltei após três meses ao mesmo destino, desafiando o trauma. Nada a reclamar, muito pelo contrário. Foi ótimo ver show, passear, conhecer mais da vida local.

Continua após publicidade

Outra história pessoal. Certa vez, eu, brasileira em Buenos Aires, comprei um CD de salsa, o ritmo caribenho, interpretado por músicos italianos, japoneses, senegaleses, hindus, haitianos e de outras nacionalidades, um álbum de um selo norte-americano. Não parece as Nações Unidas da música? Parte desse caldeirão de influências decorreu da possibilidade de percorrer terras alheias, de partilhar do convívio com aquilo que não nos é familiar e tido como sabido e certo. Aprendemos muito a cada viagem, e não só frequentando museus. Observar outros povos (que tal visitar feiras de rua e supermercados, passeando ao acaso em meio aos nativos da terra visitada?); desenvolver os sentidos para contatar o novo e nele mergulhar; aprender a respeitar o diferente. Tudo isso podemos aprender por meio de viagens.

Certamente podemos dar uma volta num quarteirão ao redor de casa com atitude completamente nova e isto fica parecendo viagem, você já notou como se renova ao nosso olhar uma rua que usualmente percorremos de carro na direção de A a B, se a mesma for esquadrinhada a pé, entre B e A?

Viajar é um jeito de descobrir a vida, e podemos ter essa atitude de interesse pelo mundo e flexibilidade a cada dia, percorrendo novos e velhos territórios.

Vamos deixar prontas as malas de nossa mente, que esta nos levará a experiências novas, sem depender de deslocamentos físicos.