Meu marido é muito viciado em Internet. O que faço?

por Rosemeire Zago

Meu casamento de 15 anos está acabando porque meu marido é totalmente viciado em Internet. Não sei como proceder.

Continua após publicidade

Resposta: Se o fato de seu marido ficar muito tempo na Internet está causando prejuízos no relacionamento interpessoal ou na vida do casal como você descreve é preciso buscar ajuda.

Segundo o psiquiatra José Luis Muñoz Mora há a necessidade de diferenciar o lazer, o trabalho e a informação da adicção, propriamente dita. “Se uma pessoa passa horas e horas conectada, negligenciando obrigações familiares, pessoais e profissionais de forma reiterada, podemos estar diante de uma situação de adicção. Mesmo assim, não está claro se a compulsão à Internet deva ser considerada uma patologia própria ou se ela representa apenas um sintoma de algum outro estado emocional”

Alguns autores têm considerado como Transtorno de Adicção a Internet, representado pela sigla TAI (IAD, de Internet Addictiom Disorder). Também foi usado o termo Uso Compulsivo de Internet ou Uso Patológico da Internet, com a sigla UPI (PIU, de Pathological Internet Use) (Young e Rodgers, 1998).

Mas é preciso ter muito cuidado antes de se atribuir qualquer rótulo de compulsão à Internet, portanto é necessário saber mais por que se conecta, por que tanto tempo, o que procura, como se sente.

Continua após publicidade

A Doutora Kimberly Young, da Universidade de Pittsburg e criadora do Center for On-Line Addictiom, estabelece uma série de critérios para diagnosticar o Transtorno de Adicção à Internet. Seriam sintomas que representam sinais claros de alarme sobre esse tipo de transtorno. Veja se você o identifica com os sintomas abaixo:

1 – A pessoa vive preocupada com Internet, pensa sobre isso a maior parte do tempo.

2. – A pessoa sente a necessidade de usar Internet durante cada vez mais tempo para obter a mesma satisfação.

Continua após publicidade

3. – Tem feito repetidos esforços infrutíferos para controlar, reduzir, ou deter o uso de Internet.

4. – A pessoa se sente inquieta, mal-humorada, deprimida ou irritada quando tenta reduzir ou parar com o uso de Internet

5. – Fica conectada mais tempo do que havia planejado originalmente.

6. – Por causa do uso de Internet excessivo a pessoa tem sofrido perda de alguma relação significativa, como por exemplo, o trabalho, a educação ou nas oportunidades sociais.

7 – Tem mentido aos membros da família, terapeutas ou outros para ocultar tamanho de seu uso de Internet?

8. – Usa Internet como uma maneira de evadir-se dos problemas ou de ocultar algum tipo de mal-estar, tais como, por exemplo, ocultar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade, depressão, etc.

Qualquer vício deve ser tratado com toda seriedade que cada caso requer. Vocês dois estão precisando de ajuda. Você deu o primeiro passo pedindo orientação. É importante que ele também a aceite.