Boas emoções no dia a dia indicam vida alinhada com objetivos

por Thaís Petroff

Fórmula para não se arrepender na vida “Mantenha-se atento ao presente e perceba quais emoções mais fazem parte de seu dia a dia” Independente do quanto se acredita ou não na possibilidade da finitude de nosso planeta, a nossa finitude chegará algum dia. E é importante que quando essa chegue, tenhamos certeza e paz de espírito de que fizemos o nosso melhor.

Continua após publicidade

Você já parou para se perguntar se a vida que está levando hoje é a que você gostaria de ter?

Se ela está alinhada com seus objetivos?

Se as decisões que toma no dia a dia estão de acordo com seus objetivos de vida?

Se os comportamentos que têm lhe auxiliam a colocar em prática as decisões que toma?

Continua após publicidade

De modo geral, quais são as coisas que fazem seus olhos brilharem?

E você as está perseguindo e criando em sua vida?

Quantas pessoas entram no automático e não param para se questionar se o que estão fazendo e construindo está realmente de acordo com seus valores pessoais.

Continua após publicidade

Se fazemos tudo no automático, suprindo as expectativas dos outros à nossa volta (amigos, familiares, etc.), se galgamos nossa jornada nos adequando ao que a sociedade espera de nós ou se simplesmente vamos seguindo dia após dia respondendo às situações de maneira a tirá-las da frente. Tudo isso terá um peso quando cada um de nós chegar ao ponto de rever a própria vida.

O duro será se não houver mais tempo hábil para fazer o que se deixou de fazer, para conquistar o que foi deixado de lado, para perseguir seus sonhos.

Para não se correr o risco de arrependimentos, uma fórmula é manter-se atento ao presente e perceber quais são as emoções que mais fazem parte de seu dia a dia.

Você sente-se triste, pesaroso, ansioso, raivoso?

Então há indícios de que há algo que não está bem em sua vida ou mais ainda com você mesmo. Sente-se em paz, tranquilo, motivado, alegre na maior parte do tempo? Isso é um termômetro de que está sendo honesto consigo mesmo e pleno com suas escolhas e comportamentos. 

Pergunte-se, se caso hoje fosse o último dia de sua vida e você olhasse para trás para tudo o que passou e reavaliasse sua vida, com se sentiria?

Se sentiria tranquilo e com o pensamento de que está tudo certo ou ficaria triste ou pesaroso, pensando que deixou passar muita coisa e/ou fez outras das quais se arrepende?

Tenha isso em mente e diariamente questione-se se está sendo honesto consigo mesmo e seguindo a sua verdade interna. Se utilizar isso como guia, viverá muito mais em paz e evitará muitos sofrimentos por ter dado passos errados.