Queime calorias de forma saudável sem fazer exercícios

por Jocelem Salgado

Até mesmo jogar cartas queima calorias (89 cal/h)

Continua após publicidade

Vida longa e qualidade de vida são tópicos que devem ser analisados juntos, porque não faz muito sentido viver durante longos anos carregando doença e dor. Longevidade e qualidade de vida devem caminhar juntas.

Existe uma história na qual conta-se que um homem apresentava uma doença incurável do coração. Ele ficou tão desesperado, que resolveu acabar logo com a vida, praticando longas e extenuantes caminhadas. Andou tanto que o seu coração ficou completamente curado.

Não quero dizer que o exercício faz aumentar o tempo de vida, isso é determinado geneticamente, provavelmente quando nascemos. Mas tenho certeza que se não praticarmos exercícios morreremos mais cedo por causa dos problemas que o sedentarismo proporciona.

Mas o coração não é o único beneficiado com o exercício físico. A força muscular aumenta, as articulações são mais resistentes e o desgaste ósseo é menor. Em vista disso, a osteoporose e as fraturas ficam menos frequentes na terceira idade.

Continua após publicidade

Pesquisas mostram que os exercícios melhoram também o estado emocional e reduzem a gordura corporal, baixam o peso e melhoram a tolerância à glicose, contribuindo para que a incidência de doenças como hipertensão e diabetes sejam reduzidas.

Mas antes de escolher uma atividade física, principalmente na terceira idade, é preciso consultar um médico e fazer uma avaliação da saúde, para saber quais são os exercícios recomendados e a frequência que devem ser praticados. De acordo com a Academia de Medicina Esportiva dos Estados Unidos, essas decisões devem ser baseadas também no tipo de vida que cada pessoa levava antes. Se o indivíduo era sedentário, não pode querer ter a mesma programação de quem sempre fez ginástica.

Vida saudável

Continua após publicidade

Vida saudável e longa não ocorre por acaso e tem um preço que não é dinheiro, mas sim esforço físico. Se você ainda não tem esse hábito comece a colocá-lo em prática imediatamente.

Deixe 15 minutos do seu tempo de cada dia e comece uma caminhada. Você vai gostar dos resultados e seu corpo vai acostumar tanto aos exercícios físicos que eles naturalmente começarão a fazer parte de sua vida. Lembre-se que em todas as idades pode-se e deve-se realizar atividade física e obter grandes benefícios para a saúde. Um estilo de vida ativo deve ser o lema para toda vida. Mas sempre é bom repetir que além de se exercitar, alguns cuidados básicos devem ser observados, tais como:

· Evitar o cigarro. Quem fuma tem 15 vezes mais chances de ter câncer de pulmão;

· Consumir bebidas alcoólicas com moderação. Dois drinques por dia para homens e um por dia para mulheres será a dose máxima;

· Consumir diariamente dietas balanceadas, ricas em vegetais, frutas e cereais integrais.

Veja formas saudáveis de queimar calorias

Tabela do consumo de calorias: tarefas do dia a dia

Colocar papel de parede 171 cal/h
Cortar grama com cortador normal 400 cal/h
Costurar à mão 115 cal/h
Cozinhar 125 cal/h
Digitar 97 cal/h
Empurrar carrinho de bebê 200 cal/h
Fazer compras em supermercado 207 cal/h
Fazer jardinagem 300 cal/h
Fazer tricô 79 cal/h
Jogar cartas 89 cal/h
Juntar folhas secas em jardim com rastelo 200 cal/h
Lavar e esfregar chão 400 cal/h
Lavar louça 158 cal/h
Lavar o carro 250 cal/h
Lavar roupa 240 cal/h
Levar o cão para passear 286 cal/h
Limpar janelas 214 cal/h
Passar aspirador de pó 231 cal/h
Passar roupa 118 cal/h
Plantar mudas ou sementes 250 cal/h
Subir escadas 600 cal/h
Varrer ou limpar tapetes 162 cal/h
Valores médios para uma mulher com 60 kg. Os números podem variar de acordo com a intensidade do exercício.