Ponkan regula o intestino, reduz a absorção do colesterol e mantém a pele jovem

por Jocelem Salgado


O ideal é consumir de 3 a 5 frutas diferentes ao dia, podendo ser tanto na forma “in natura” ou suco natural Beleza, qualidade, delicadeza e refrescância são sinônimos desta fruta deliciosa que hoje conheceremos um pouco mais: a tangerina ponkan.

Continua após publicidade

Acredita-se que essa fruta surgiu no nordeste da Índia ou no sudoeste da China chegando ao ocidente por volta de 1800. No Brasil, a primeira referência sobre a tangerina aparece em escritos do padre Manuel Aires de Casal em 1817.

As tangerinas constituem o segundo grupo de frutas cítricas mais importantes na citricultura mundial, sendo o Brasil o quarto maior produtor. Sua produção está concentrada nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O estado de São Paulo é considerado o principal produtor com cerca de 35% da produção nacional.

Em nosso país aproximadamente 58% da tangerina comercializada correspondem à Ponkan (Citrus reticulata Blanco), a qual possui maior aceitação pelo consumidor devido à facilidade de descascar, o sabor e o tamanho dos frutos. Essa apresenta coloração laranja acentuada, casca pouco aderida aos gomos e sabor doce.

Por que consumir?

Continua após publicidade

Além de seu poder refrescante e sabor delicioso, a ponkan é rica em vitaminas e pectina. Ela deve ser ingerida de preferência com o bagaço, pois ele é fonte de fibras e auxilia na regulação do funcionamento intestinal e também reduz a absorção de colesterol.

Alguns estudos mostram que os compostos bioativos (limonoides) presentes nas frutas cítricas reduzem os riscos de cânceres e doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois esses compostos possuem propriedades antioxidantes e, quando estão associados a uma alimentação saudável, tornam-se também fortes aliados na prevenção do envelhecimento.

Principais compostos presentes na ponkan:

Continua após publicidade

Vitaminas B1 e B2: melhoram a saúde da pele, olhos, cabelo, fígado e boca.

Carotenoides

Atuam na defesa do organismo mantendo nossas mucosas saudáveis. Sua deficiência acarreta problemas nos olhos, como xeroftalmia (secura da córnea), nome dado aos diversos sinais e sintomas devido à carência da vitamina, entre eles destaca-se a cegueira noturna (dificuldade de enxergar no escuro), ressecamento e infecção na pele e mucosas.

Também contém sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, sendo rica em vitamina C.

Que tal adicioná-la à sua alimentação após o almoço?

A incrível combinação de um almoço saudável com o consumo de frutas ricas em vitamina C auxilia na absorção do ferro presente no feijão e nas saladas. Quando ingerimos um alimento rico em vitamina C, ele vai aumentar a biodisponibilidade do ferro e fazendo com que esse seja mais bem aproveitado pelo nosso organismo.

Consumo de frutas

O ideal é consumir de 3 a 5 frutas diferentes ao dia, podendo ser tanto na forma “in natura” ou suco natural. Uma unidade média de tangerina pesa em torno de 135 g e possui aproximadamente 72 calorias. Dessa forma, vale então apostar na ponkan que, além de possuir um baixo valor calórico, apresenta também inúmeros benefícios como:

– Alto teor de água auxiliando na hidratação da pele, mantendo o aspecto jovial; presença de vitamina C que ajuda na síntese do colágeno;

– Fibras como a pectina presente principalmente no ” bagaço”, importante para saúde intestinal e também no controle da glicose e do colesterol sanguíneo.

A época de maior oferta dessa fruta é de abril a setembro então aproveite esse período e consuma mais tangerinas por um preço muito mais acessível.

Curiosidade

Você sabe a diferença entre ponkan e mexerica (Citrus deliciosa Tenore)?

As duas são tangerinas, com aspectos de sabor e aroma bem parecidos, porém cada uma deriva de um cruzamento genético entre duas espécies diferentes. Outra distinção é que a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais (deixando aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta) do que a ponkan.

Mais informações: www.jocelemsalgado.com.br