Como saber se está na hora certa de transar pela primeira vez?

Por Arlete Gavranic

Desde 8 de março 1975 a ONU comemora o Dia Internacional da Mulher. Apesar da ‘revolução sexual’ ocorrida nas últimas quatro décadas muitas dúvidas ainda persistem.

Continua após publicidade

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) denominada ‘Comportamento Sexual da População Brasileira, revelou que a iniciação sexual do jovem brasileiro está cada vez mais precoce. Um terço das meninas e metade dos meninos tem sua iniciação sexual antes dos 15 anos. Em 1984 por exemplo só 13,64% das meninas tinha sua relação antes dos 15 anos.

Vou responder aqui as principais dúvidas das adolescentes, e de adultos também, sobre a primeira vez. e principalmente virginidade.

Como saber se está na hora certa de transar pela primeira vez?

Reflita se você tem certeza se esse é o momento que você quer e se você se sente preparada para viver sua sexualidade; se é com essa pessoa com quem você quer iniciar sua vida sexual; se não está fazendo isso porque se sente pressionada por amigas, pela turma ou por esse garoto. É a maior ‘furada’ você ceder sexualmente só pela ilusão de não perder o cara. Transar por pressão ao invés de prazer pode trazer mágoa e arrependimento.

Continua após publicidade

Para iniciar sua vida sexual você precisa ir ao ginecologista e decidir qual método contraceptivo irá usar. Planejamento faz muito bem e fará com que você se sinta mais segura e curta muito mais.

Mesmo usando um anticoncepcional não deverá abrir mão de sua proteção e fazer sexo sempre com camisinha.

Conceito de virginidade é ‘elástico’

Continua após publicidade

Podemos ter várias formas de entender a virgindade, a visão médica e jurídica é a mais comumente entendida pela população:a virgindade associada à idéia de que o hímen (uma pele bem fininha que fica logo na entrada da vagina) está intacto, ou seja, nunca foi rompido por penetração.

Mas virginidade também é assumir uma vida sexual, que não necessariamente inclui a penetração pênis-vagina. Muitas jovens mantêm vida sexual com carícias íntimas, com sexo oral, anal, e preservam o hímen intacto (muitas o fazem para que o controle familiar ou de suas igrejas não as puna), mas não podemos considerar que essa garota seja ‘virgem’.

Na perda da virgindade sempre ocorre sangramento?

A perda da virgindade sob a ótica de ter o hímen rompido pela penetração do pênis ou de outro objeto gera essa questão com relação ao sangramento. O tal sangramento é provocado pelo rompimento do hímen, mas nem toda menina sangra. Porém, uma boa parte delas tem um pequeno sangramento na primeira transa, pois podem romper alguns vasinhos de sangue que ligam o hímen ao tecido da vagina. Se esse sangramento persistir em uma quantidade grande por mais de dois ou três dias, é aconselhável que você procure seu ginecologista. Muitas garotas não sangrarão, pois nasceram sem hímen (isso não é freqüente), ou porque tem um tipo de hímen diferente, complacente, ou seja, que se torna resistente ao rompimento.

Como não sentir dor na primeira vez?

A dor não deve existir na relação sexual. Se você estiver tensa e com medo você pode contrair a entrada da vagina e isso pode provocar dor. Se você não estiver excitada pode ser que a lubrificação vaginal seja pouca e também provoque desconforto na penetração. Por isso, é importante que vocês se acariciem e fiquem bastante excitados para aí sim tentar a penetração. Caso você ache que sua lubrificação ainda é pouca, você pode fazer uso de gel a base de água como o Ky gel, preserv gel, ou o gel semina, que ajudam a lubrificar. Outro caso onde a dor poderá ocorrer, é se a relação for forçada ou com violência, sem o seu consentimento e desejo.

Absorvente interno pode tirar a virgindade? E se eu introduzir o dedo ou objetos na masturbação?

Se considerarmos a virgindade como sendo o rompimento do hímen, é possível que o absorvente interno possa rompê-lo. Mas isso vai depender do tipo de hímen de cada garota. Se for um hímen com apenas um orifício central circular pode até ser possível o uso de absorvente íntimo sem dano algum, mas isso precisa ser avaliado e orientado pelo seu ginecologista. E poderá sim ocorrer o rompimento do hímen pela introdução de dedo, pênis artificial ou outro objeto no canal vaginal.

Cuidado especial

Muitas garotas e até de mulheres adultas utilizam de frutas ou legumes de formato fálico para penetração em sua masturbação. É importante que não façam isso, pois corre-se o sério risco de provocar vulvo vaginites e alterações na flora vaginal pela presença de agrotóxicos contidos na casca desses alimentos. Há a possibilidade também se utilizar uma banana, de ela quebrar. Já imaginou chegar no pronto socorro pedindo para tirar a banana da vagina?

Em relações homossexuais femininas a virgindade pode ser perdida?

Um casal homossexual feminino pode manter sua intimidade sexual e, se desejarem, podem ter o rompimento do hímen com os dedos ou com algum outro acessório sexual.

Aliás, em relações homossexuais se faz necessário alguns cuidados, quanto ao uso de acessórios sexuais que permitam a penetração. É importante que sejam usados individualmente e com preservativos. O sexo oral precisa de proteção. A dica é usar papel filme – desses de proteger alimentos, ou preservativos sem lubrificação cortados.