Autoconhecimento pelo xamanismo

Por Carminha Levy

Cada indivíduo é um ‘remédio’ original, único no planeta e o arquétipo do xamã visionário, ao trazer para a Terra o espírito criativo, o sonho ou a proposta de vida de cada um, torna-se, ele mesmo, esse ‘remédio’. Como Gandhi, o grande visionário, afirmou: “minha vida é a minha mensagem”. E só há um meio de ser visionário: viver plenamente a nossa autenticidade, nosso verdadeiro eu.

Continua após publicidade

Ao percorrer o caminho do visionário, estamos construindo no nosso escudo protetor xamânico a direção sagrada Leste, cujo elemento é o Fogo.
O arquétipo do xamã visionário exige que digamos a verdade e que honremos as quatro maneiras de ver, que se expressam em quatro formas de se manter a integridade:

1º) dizer a verdade, sem acusar ou julgar;
2º) libertar os padrões de pensamento de negação ou indulgência;
3º) alinhar palavra e ação e
4º) Honrar a si mesmo como se honra aos demais.

Para atingir seus objetivos, o xamã visionário trabalha com as três forças vitais universais: dinamismo, magnetismo e integração.

Usa-se o dinamismo para dar início ou impulsionar experiências. É a energia utilizada para a expansão e a criação.

Continua após publicidade

O magnetismo, que atrai, usa-se para a abertura, para o receber e para aprofundar a experiência. Usa-se a integração para aplicar, sintetizar e consolidar a experiência.

Para manter-se no caminho dos objetivos criativos e sonhos de vida, aos xamãs visionários é imprescindível honrar as quatro formas de “ver”: intuição, percepção, discernimento e visão. Da intuição nasce a visão exterior (percepção), interior (discernimento) e holística (visão).

Para manter-se permanentemente na verdade, o xamã visionário deve ter contato com seu lado ‘sombra’, que aparece sempre que ele nega sua própria verdade, sua autenticidade.

Continua após publicidade

Os três maiores mecanismos de autonegação ou de sombra são: o sistema do falso eu, a abnegação e a projeção. Como podemos ver, o xamã visionário é um psicólogo nato, pois estes três aspectos são a base de todas as neuroses.

O falso eu está agindo sempre que fingimos, censuramos ou representamos um papel que se espera de nós. Por meio dele, expandimos a abnegação que nada mais é do que a renúncia a si mesmo pelo amor de alguém, para ser aceito, manter o equilíbrio ou permanecer em falsa harmonia.

A projeção aparece quando uma carga energética se faz presente e, olhando à nossa volta, encontramos a pessoa perfeita em quem depositar o que não aceitamos em nós.

O maior perigo de ‘sombra’ para o xamã visionário são seus pontos cegos e perspectivas fixas, que o levam a perder a espontaneidade e a se tornar demasiadamente identificado com a sua própria maneira de ver as coisas. Para curar estes aspectos-sombra, o xamã visionário cultiva o riso em relação aos seus erros e brinca, abrindo-se desta forma a pontos de vista alternativos.

O riso, combinado com a integridade, e a capacidade de dissolver polaridades e paradoxos, é o grande legado do xamã visionário.

Prática

Faça sua viagem xamânica – clique aqui e saiba como fazer – obedecendo aos padrões conhecidos e entre em contato com sua verdade, integridade, criatividade, sonhos e projetos de vida.