Como ‘escutar’ as respostas que estão dentro de mim?

Por Rosemeire Zago  

É possível fazer isto sozinha?

Continua após publicidade

Resposta: Realmente as respostas estão todas dentro de nós e para ouvi-las é preciso estar aberta para quais forem as respostas, pois nem sempre ouvimos aquilo que desejamos ouvir. Ou seja, você pode estar querendo muito algo, mas sua intuição poderá lhe indicar o contrário, e em função disso, poderá haver alguma resistência de sua parte em captar a mensagem. Procure ficar atenta aos sinais que chegam até você das mais diferentes formas.

Pergunte-se todos os dias: “o que estou sentindo” e ouça a resposta. No começo poderá sentir alguma dificuldade, mas insista. Esse exercício diário de diálogo interno é o melhor caminho para aprender a se ouvir em todos os aspectos de sua vida, por isso comece identificando seus sentimentos.

As respostas em geral são captadas e transmitidas pelo inconsciente, por isso a importância de um trabalho terapêutico para que consiga se ouvir. O fato de se sentir insatisfeita pode ser por estar agindo diferente daquilo que seu íntimo deseja. Será que você está pensando de acordo com o que sente e age? É importante que se conheça mais, analise seus pontos positivos, negativos, seus valores e o que quer para si mesma, você sabe?

Quero ter relações com meu namorado, mas tenho medo da minha primeira vez

Continua após publicidade

Resposta: Será que você tem medo da primeira vez ou do que isso irá representar em sua vida? É importante que você identifique a causa real de seu medo. Pergunte a si mesma do que tem medo. Depois identifique os motivos pelos quais deseja ter relação com ele, é por você, por ele, ou pelos dois? Creio que esclarecendo esses pontos você conseguirá se decidir.

Já é hora de me separar?

Tenho muito ciúme da minha mulher. Existe muitas chances para ela me trair, pois ela viaja muito a trabalho. Não consigo provas para ter esta certeza absoluta. As crises entre nós são freqüentes e o casamento vai muito mal. Será que devo me separar?

Resposta: Se deve se separar ou não é uma decisão muito pessoal e para tomar essa decisão, deve ser analisado tudo que envolve um casamento. O que você considera importante no relacionamento afetivo existe entre vocês? Como conviver com uma pessoa da qual você não confia? Analise se suas desconfianças procedem ou se são frutos de alguma insegurança.

Continua após publicidade

Você pensa que ela te trai por viajar ou há outros fatos que estão acontecendo que o fazem pensar isso? O melhor caminho para tomar uma decisão que envolve duas pessoas é o diálogo sincero. Mas antes disso, procure ter certeza de seus próprios sentimentos e do que quer para sua vida.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam e como sendo um atendimento