Psicóloga desvenda os mecanismos da criança interior

por Ângelo Medina

Vya Estelar – Há relação entre criança interior e emoção?

Continua após publicidade

Rosemeire Zago – Tudo. A criança é pura emoção. Quem não consegue ter controle das suas emoções, é porque não reconhece as necessidades da criança e nem sabe que seus descontroles são reações dela. Quando você está triste, chorando, na verdade é sua criança que faz você sentir tudo isso, pois é o que ela está sentindo desde sua infância. Se ela não for tratada com o amor que esperava, vai ficar esperando e muitas vezes buscando nas outras pessoas este amor, mas só uma pessoa pode dar isso a ela: você! Quando há dificuldade em vivenciar as próprias emoções, fica mais difícil o processo de individuação.

Vya Estelar – Uma pessoa fria e amargurada pode encontrar sua criança?

Rosemeire – Pode e deve. A pessoa que é mais fria tende a ser alguém mais racional, que bloqueou seus sentimentos por alguma razão, e pode tornar-se consciente do que aconteceu ao entrar em contato com a criança interior. Deve ter desenvolvido quando criança a arte de não sentir seus sentimentos, pois uma criança só pode assumir e sentir seus sentimentos quando existe ali alguém que os possa aceitar completamente, entendendo e dando apoio, e nem sempre tivemos isso na infância.

É preciso portanto que ela acolha essa criança e entre em contato com suas emoções e sentimentos reprimidos, oferecendo tudo aquilo que não teve quando criança. Com certeza fará uma diferença significativa em sua vida.

Continua após publicidade

Vya Estelar – E o que você diria dos workaholics?

Rosemeire – Os fanáticos pelo trabalho ou que não conseguem parar de trabalhar, nem desfrutar dos benefícios de seus esforços, podem obter com o trabalho uma satisfação suficiente da imagem de si mesmos, que dissimula seu vazio interior. Além da fuga (inconsciente) de algo que não vai bem nas outras áreas de sua vida, ou ainda, a busca incansável pelo reconhecimento (que é alguém importante, capaz), só demonstra a necessidade do encontro com a criança, ou seja, consigo mesmo. Mas acreditam que podem obter o que buscam através do trabalho, que não deixa de ser uma fonte rica de reconhecimento, mas o processo acontece de forma inconsciente, quando deve ser um processo consciente.

Vya Estelar – Um adulto que é fechado, vive em seu próprio mundo, o que o resgate com a criança pode ajudar?

Continua após publicidade

Rosemeire – Geralmente pessoas rígidas, tensas, estressadas (propensas a um infarto a qualquer momento) indicam a perda da conexão com sua criança, por todos os motivos já citados. Podem ter sido crianças que se tornaram apenas o que era esperado delas. Raramente suspeitam que há uma visão mascarada de sua pessoa, é como se tivessem desenvolvido um falso self, aquele aprovado pelos outros, como se acreditasse que se fosse ela mesma, não seria aceita ou amada. É como se não houvesse comunicação interna, estivesse alienada de sua pessoa, pois bloqueou seus sentimentos, vontades, sonhos. Sentem uma sensação de vazio, futilidade, pois esse vazio é real. Ao entrar em contato com a criança interior, estará entrando em contato também com a espontaneidade, com seus sentimentos. Aprende a ser verdadeiro consigo mesmo.

Vya Estelar – Os adultos que vivem brincando, que agem como criança, estão sempre em contato com sua criança interior?

Rosemeire – Nem sempre, pois muitas vezes os adultos que estão sempre brincando, demonstram certa dificuldade para encarar sua vida real por algum motivo. Seria muito mais uma fuga ou dissimulação do que sentem, do que alegria genuína, pois ninguém tem motivos para brincar 24hs. Quando me refiro a reencontrar a criança interior, não é para resgatar a sombra infantil, que nos leva de volta para a dependência, preguiça, fuga dos problemas e responsabilidades da vida. Mas sim da criança que representa a renovação, a espontaneidade, um futuro criativo. Estar em contato com a criança interior é muito diferente de se estar sempre brincando. É ser uma pessoa equilibrada, porque aprende a lidar com suas emoções, este sim está em contato com sua criança.

Vya estelar – Adultos que maltratam ou têm dificuldade em lidar com crianças demonstram algo?

Rosemeire – Sim, o modo como o adulto trata as crianças pode estar relacionado com suas próprias experiências quando criança. Geralmente demonstra que foi deste modo que foi tratado e que continua tratando sua própria criança. Muitas vezes foram crianças que experimentaram o que significa ter pais que não os desejavam ou o maltrataram.

A falta de ligação com sua criança interna ou a falta de respeito por ela, irá refletir na dificuldade em lidar com crianças. Por isso, é muito importante que profissionais que lidam diretamente com crianças, tenham consciência desse processo e aprendam a cuidar e reconhecer sua própria criança.

Vya Estelar – É importante o adulto brincar com crianças ou mesmo entre os adultos?

Rosemeire – Sim, pois é o adulto em contato com sua própria criança, levando-a para brincar. Para os adultos brincar implica ir a restaurantes, cinema, beber. Brincar é muito diferente, é o que acontece espontâneo, não planejado, como quando você rola no chão fazendo cócegas no seu amor. Quando há entrega, envolvimento. Você já observou uma criança brincando? Mas mesmo não tendo uma criança real, é possível brincar, se soltar. Buscar o que lha dá prazer, porém de uma forma saudável.

Vya Estelar – Quais as conseqüências de não reencontrar a criança interior?

Rosemeire – Todos nós temos dois aspectos em nossa personalidade: o Adulto e a Criança. Quando não estão conectadas por terem sido feridas, a sensação interior é de conflito, de vazio, de solidão, dependência. Sentimo-nos sós quando perdemos a conexão com nós mesmos. Aprendemos a nos abandonar. A perda da criança interior é uma das maiores tragédias do processo de crescimento. Perdemos grande parte da magia e do mistério de viver, da parte mais rica que temos, podendo comprometer nossas mais sagradas aspirações. Muitas crianças não foram amadas pelo que eram, mas sim pelo seu desempenho, ou pelo que representavam. Em algum momento, sentirá a necessidade de viver de acordo com seu verdadeiro eu.

"Volta ao começo; Torna-te outra vez criança".
Tao Te Ching

Vya Estelar – O que melhora ao entrar em contato com a criança interior?

Rosemeire – Tudo, pois há um encontro consigo mesmo. Há um resgate da espontaneidade de pensamento, a autenticidade, criatividade na solução de problemas, formas originais de expressão, capacidade de arriscar-se, ir a busca de oportunidades, e o mais importante ao aprender a cuidar de sua própria criança: maior equilíbrio emocional.

O resgate da criança interior é o elemento mais importante do trabalho terapêutico. É a maior fonte de autoconhecimento. Aumenta a auto-estima e provoca paz e alegria. É a essência do amor.

Há uma transformação, uma mudança de perceber a vida. Transformamos nossa consciência, crescemos, transcendemos, vivenciamos mais poder pessoal e de escolhas. Não permitimos mais relacionamentos doentes e destrutivos e começamos a assumir mais a responsabilidade pela nossa felicidade, a ter respeito pelos nossos sentimentos e o principal, conquistamos a independência emocional.

Nos tornamos muito mais criativos, pois a criança é nossa maior fonte de criação.

Vya Estelar – Existe preconceitos com toda essa teoria (criança interior)?

Rosemeire – Claro, se ainda há preconceitos com a própria psicologia, imagine. Apesar de ser uma teoria antiga, o preconceito existe, mas acredito que seja fruto da falta de informação. Nos Estados Unidos há muitos cursos baseados nessa teoria, mas no Brasil ainda é pouco divulgado e quando acontece, muitas vezes não é realizado com a seriedade que o assunto requer.

Vya Estelar – Quais são as dicas para entrar em contato com a criança interior?

Oito dicas para você entrar em contato com a sua criança interior:

1º) Entre em estado de relaxamento em um local tranqüilo e visualize seu quarto de dormir quando pequeno. Recorde o local, as cores, os objetos, o cheiro. Veja sua cama e dormindo nela, você. Aproxime-se, passe a mão nos cabelos dessa criança e acorde-a. Olhe bem em seus olhos e pergunte a ela o que mais quer e precisa. Ouça a resposta. Depois diga a ela que está a seu lado sempre e que a ama muito. Abrace-a fortemente. Permita-se sentir a emoção deste momento.

2º) Quando estiver triste, abrace-se como se estivesse abraçando uma criança em seu colo. Diga palavras de tranqüilidade, transmitindo-lhe muita paz e amor.

3º) Ampare e apoie todos seus sentimentos.

4º) Não viva segundo as regras dos outros, apenas respeite-as.

5º) Compre um urso, boneca ou um cachorrinho de pelúcia e coloque em sua cama. Quando estiver triste, converse com ele, como fazem as crianças.

6º) Vá ao supermercado e compre apenas aquilo que gosta. E coma, sem culpas! Mas também sem exageros.

7º) Pegue uma foto sua de criança e coloque num porta retrato. Todos os dias olhe para a foto com carinho, transmitindo-lhe amor.

8º) Reserve um tempo e leve sua criança para passear, brincar, se divertir. Permita-se!

Vya Estelar – Como é o workshop para resgatar a criança interior que você realiza?

Rosemeire – São dois dias de mergulho na infância, com direito a muitas brincadeiras, reencontro com a criança interior através da meditação, músicas, filmes, amigo secreto de brinquedos, e muita teoria para entender como ocorre esse processo.

As pessoas resgatam muitas lembranças, apesar de que ninguém irá contar seus problemas, pois não há vínculo para isso. Cada um faz sua própria análise e quem faz psicoterapia, análise, pode levar o material para conversar com o profissional.

É um resgate da magia de viver, um entendimento, um encontro consigo mesmo. É mágico!!!