Mundo animal: a sabedoria dos animais

"Hoje eu tive um dia de cão, trabalhei que nem um burro de carga". Com certeza você já ouviu alguém dizer isto. Que tal mudar as regras do jogo? E utilizar a sabedoria dos animais, para melhorar o nosso dia-a-dia, inclusive no ambiente de trabalho.

A proposta é da terapeuta floral Valéria Wagner, autora do livro 'O Poder dos Animais' – E.Gente. A autora compila os "poderes" básicos representados, pelos animais, baseando-se no xamanismo – magia praticada por índios norte americanos. Por esta ótica, o cavalo representa o poder pessoal, o búfalo a abundância, o cão a lealdade, a onça pintada a conquista do espaço e assim por diante.

Continua após publicidade

Nesta entrevista ao Vya Estelar, Valéria esmiuça o comportamento e as qualidades inerentes a cada animal. Fornece dicas para incorporá-las, com o objetivo de renovar aspectos de suas relações pessoais e profissionais. A autora apresenta um simples exercício para "invocar" a energia representada por cada animal.

Vya Estelar – Como surgiu a ideia do livro?

Valéria – Pesquiso o xamanismo há muitos anos e a ideia surgiu daí. Os índios consideram os animais como símbolos de poder. Você pode precisar da energia de uma formiga para ter paciência, a do coelho para enfrentar o medo ou da coruja para ter uma maior visão. Inclusive estudei As Cartas do Caminho Sagrado – oráculo xamã formado por 44 cartas.

Vya Estelar – Fale sobre a concepção do livro?

Continua após publicidade

Valéria – Neste livro, selecionei 24 animais, demonstrando o comportamento e as qualidades de cada um deles, mostrando como incorporar seus atributos, no cotidiano e no ambiente de trabalho. O livro também pode ser usado como um amigo conselheiro. Você pode se concentrar por alguns segundos e abrir em qualquer página e ler qual a mensagem que estaria respondendo à sua necessidade naquele momento.

Vya Estelar – Você como terapeuta floral, poderia dizer se existe algum tipo de floral para captar a energia de um determinado animal?

Valéria – Este é justamente o tema do meu próximo trabalho. O floral mimulos pode ser usado para auxiliar na luta contra o medo, o que nos remete a imagem do coelho.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Fale sobre as qualidades representadas por cada animal em seu livro?

Por Valéria Wagner

Cavalo: poder – Domínio sobre sentimentos e ações

Os índios americanos diziam: "Roubar cavalos é roubar o poder!" Sinta-se com o poder do cavalo. Galope, mas sempre recorde o caminho que percorreu. A sabedoria está em não passar pelas coisas sem entendê-las, mas em conhecer como se chegou até aqui. Tenha poder sobre os próprios sentimentos e desejos.

No cotidiano:

Se algo o assustar, não dê coices sem saber como reagir.
Corra alegremente para as suas metas, nada poderá detê-lo.
Confie em seu poder de liderança.

Búfalo: abundância – Manifestar a fartura por meio da ação correta

É considerado sagrado pelas tribos indígenas. Serve de alimento, abrigo, segurança e proteção, por meio de sua carne, pêlo, couro, chifre e óleo extraído da pele.  

No cotidiano:

Liberte-se do medo da falta de bens materiais e da escassez.
Veja em tudo motivo de agradecimento pela abundância.
Em momentos de escassez, surgem as saídas para as grandes crises.
Abra-se para receber.

Borboleta: transformação – Começar sempre algo novo

A borboleta nos ensina a perceber todas as etapas necessárias para uma verdadeira transformação, interna ou externa. Ela passa por vários estágios, de ovo para larva, desta para casulo e finalmente nasce. Os estágios são importantes para que não se pule de uma fase para outra, sem a devida atenção ao que está sendo feito.

No cotidiano:

Atire-se sem receios a novas oportunidades.
Veja se faz sempre o que se espera de você no ambiente de trabalho.
Mostre como pode-se transformar a todo momento e como se adapta com facilidade.
Apresente uma ideia nova ou novo projeto que transforme sua forma de trabalhar e melhore as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Formiga: paciência – Planejar com tranqüilidade

A força das formigas está na estratégia da paciência. Elas podem planejar com extremo cuidado, habilidade, senso de grupo e união. Formigas são a promessa do sucesso por meio do esforço.

No cotidiano:

Às vezes é importante esperar. Lembre-se da paciência da formiga, que alcança sua meta no momento certo.
Saiba planejar para se sair melhor em seus momentos difíceis.
Observe as pessoas e as situações e espere que elas fiquem mais favoráveis e expostas.
Saiba usar sua força e energia de paciência para o bem do grupo.

Onça-pintada: agilidade, solidão e observação para reclamar seu espaço

Sua agilidade ao lado da capacidade de permanecer estática observando a presa, são aspectos de sua concentração e habilidade física mental e psíquica. As onças são solitárias preferem viver e caçar sozinhas.

No cotidiano:

Observe e saiba a hora certa para correr por seus objetivos.
Observe se seu desejo de solidão é adequado ao que necessita fazer e planejar ou se mostra excessivo, por medo de relacionamentos.
Confie na sua capacidade de ir muito além do que lhe é pedido. Observe com cautela os movimentos em seu trabalho.

Coelho: medo – Mover-se além da estagnação do medo

Contam as histórias indígenas, antigamente os coelhos não tinham medo. Com o passar do tempo, foram ficando tão temerosos de tudo. Começaram a chamar a atenção de seus predadores, que com facilidade os capturavam.

No cotidiano:

Preste atenção às oportunidades que a vida lhe mostra.
Corra para elas e saiba que pode realizá-las, se não se deixar paralisar por dúvidas inúteis.
Não se mostre e nem se ponha em evidência desnecessariamente.
O medo paralisa e impede o fluir da vida. Encontre alguma forma de relaxamento: andar, respirar, tomar sol, buscar auxílio através de terapia ou dedicar-se ao lazer. Perceba como tudo isso ajudará a desatar os bloqueios que o impedem de se realizar em suas tarefas.

Urso: introspeção – Encontrar as respostas dentro de nós mesmos.

Depois de atividades e lutas pela sobrevivência, o urso entra na caverna e hiberna, digerindo as experiências por um ano.

No cotidiano:

Quando muitas ideias diferentes tomarem conta de sua cabeça, procure se acalmar e deixe para resolver mais tarde.
Se existir confusão, a decisão também será confusa. Em vez de tentar com aflição ler em algum lugar, a reposta de que tanto precisa, deixe a intuição funcionar.
A verdade que você procura vai aparecer.
Antes de dormir, peça que lhe seja mostrado em sonhos, o insight de que precisa, para resolver algo que está lhe desgastando.

Beija-flor: alegria – Encontrar entusiasmo em tudo que fazemos

Os beija-flores parecem ter a vibração mais alta da Natureza. Transmitem alegria e entusiasmo.

No cotidiano:

Encontre e invista em algo que o deixe realmente feliz. Leve a alegria aonde estiver. Observe que você pode e deve tirar a negatividade de um momento de crise ao seu
redor.

Águia: deixar a alma voar acima das emoções do cotidiano

A águia nos ajuda a ver a vida num contexto mais amplo, permitindo-nos tomar decisões e definir metas com clareza e ojetividade.

No cotidiano:

Reconecte-se com sua sabedoria intelectual, buscando no racional a solução que o emocional não está conseguindo lhe oferecer.
Desenvolva uma visão mais ampla e não se apegue aos pequenos detalhes do cotidiano. Enxergue além.

Lobo: o professor – Compartilhar o conhecimento

Para os povos indígenas, o lobo é o mais fiel dos animais. O símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas ideias e projetos. Quando este animal nos chega, em símbolos e imagens, é hora de saber que podemos governar nossas vidas.  

No cotidiano:

Compartilhe o conhecimento com o mundo, como um professor carinhoso e paciente.
Tenha coragem de percorrer novos caminhos. Sejam eles externos ou internos. Está na hora.  

Como vivenciar internamente a energia dos animais

Valéria – Coloque um CD com uma música que lembre a natureza ou os ruídos dos animais. Feche os olhos, com uma respiração nasal, calma e tranqüila, numa posição confortável, deixe sua mente ir se aquietando. Naturalmente, vai "aparecer" um animal em sua mente. Este animal, com certeza, será o "animal" que você está precisando naquele momento. A partir de então, pense nas qualidades que este animal representa para você e de que forma você pode incorporá-las no dia-a-dia. É fundamental que isto seja feito com a maior naturalidade possível.

Outra forma, de conectarmos com as propriedades do animal de poder, é mantermos perto de nós, suas representações na forma de um objeto, foto ou gravura.  

Mundo Animal

Tartaruga = esperar o momento certo
Cobra = libertar-se de ideias antigas
Cachorro = ser fiel aos ideais
Tatu = definir fronteiras
Coiote = saiba rir da própria seriedade
Papagaio = refletir melhor
Jacaré = aceitar os fins, alegrando-se com novos começos
Porco-espinho = acreditar em seu processo e em você mesmo
Esquilo = guardar só o que for preciso para crescer
Cisne = buscar a beleza interior
Guaxinim = manter sigilo nos ajuda nas transformações
Coruja = ver o que os outros não percebem