Cooperar: arma para vencer em qualquer área da vida

por Ângelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar Shinyashiki revela por que a cooperação e o trabalho em equipe são os talentos do futuro. Fala como realiza seu trabalho com a delegação brasileira das olimpíadas e conta como anda a cabeça dos atletas. Explica por que as mulheres, cada vez mais, estão conquistando espaço no mercado de trabalho e aponta estratégias para vencer na vida profissional. O psiquiatra apresenta o perfil do vencedor e ensina nove regras para se relacionar com as pessoas, ou seja, entender de gente.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que um atleta precisa ter para vencer nas Olimpíadas?

Roberto – Se um atleta está em baixa performance, precisa sair da baixa para entrar na alta. Isto é realizado cientificamente. O atleta precisa saber o que fazer durante o jogo e como fazer para entrar na alta performance. Isto envolve, de forma bem sintética, três fatores:

Os diálogos internos: evitar ficar pensando no "se", tipo, "Se eu me ferrar". Mudar este padrão de pensamento. ·

Atitude geral: exercícios de respiração e postura.

Continua após publicidade

Imagens: por exemplo, no caso de um jogador de futebol, relembrar com imagens, os gols marcados tendo isto como ponto de referência e não os que não marcou.

Vya Estelar – Por que a cooperação e o time são tão fundamentais? Isto vale para todas as áreas da vida?

Roberto – O mundo está mudando muito rapidamente e acompanhado por pressões de vários lugares. Não dá para uma pessoa sozinha acompanhar estas mudanças e pressões. Uma pessoa só, cuidando de tudo, fica muito vulnerável à defasagem. Costumo dizer que equipes são importantes para duas metas: sucesso e felicidade. O sucesso de um médico depende de sua competência científica, mas também da capacidade de trabalhar em equipe. Um advogado, além do seu cinhecimento técnico, precisa de uma equipe que lhe dê suporte. Um executivo de empresa poderá trabalhar menos horas e tirar férias, com tranqüilidade, se tiver uma equipe competente.

Continua após publicidade

A família é a equipe mais importante

A cooperação e o time valem para todas as áreas da vida. Pois de todas as equipes que você faz parte a sua família é a mais importante. Imagine que a sua casa é uma empresa. Que nota você daria a um funcionário como você?

Vya Estelar – Como sair do individual e incorporar este padrão?

Roberto – É preciso romper o falido e anacrônico modelo de dependência. Não devemos confundir cooperação com dependência. Na empresa, é preciso que os relacionamentos estimulem as pessoas a desenvolverem suas capacidades – competências. O verdadeiro trabalho em equipe configura pessoas que trabalham juntas pelo prazer de construir o sucesso da organização.

Vya Estelar – Como funciona a relação de dependência?

Roberto – Por manipulação. As relações simbióticas sugam energias de ambas as partes. Em vez de investir energia na realização de seus sonhos, a pessoa a utiliza para manipular o outro. Segundo o psiquiatra argentino Robert Kertesz, existem quatro formas de manipulação

Por medo: se você não fizer isto eu vou embora!

Por culpa: eu dediquei toda a minha vida a você e agora recebo seu desprezo!

Por indiferença: enquanto não fizer o que eu quero eu não falo com você!

Por suborno: se não aceitar este emprego, eu lhe dou o carro que me pediu.

Competência é saber por que fazer, saber como fazer e saber fazer

Vya Estelar – Como você enxerga a questão do emprego hoje?

Roberto – Não adianta você procurar emprego se você não tem a competência para esse novo mundo. É mais sensato procurar desenvolver as habilidades, que viabilizam o emprego. Se você não tem essas competências vai diminuir o emprego e o salário. Competência é saber por que fazer, saber como fazer e saber fazer. O mundo está mudando e exigindo novos conhecimentos. Em sua escolha, respeite a sua vocação , a palavra vem do latim vocare, que significa chamado por extensão "atender o chamado".

Vya Estelar – Por que as mulheres se fortalecem no mercado de trabalho?

Roberto – Porque a competência do futuro é a competência cooperativa, trabalhar em equipe. O homem é mais individualista que a mulher. O homem quer mandar e a mulher é mais consensual e em mais espírito de equipe.

A sociedade não ajuda as pessoas a realizar seus sonhos. Existe cumplicidade na mediocridade.

Vya Estelar – Como você encara a luta pelos sonhos?

Roberto – A sociedade não ajuda as pessoas a realizar seus sonhos. Existe cumplicidade na mediocridade. Por isso é importante batalhar pelos nossos sonhos. Não tenha vergonha deles. Muita gente sente vergonha de seus sonhos, mas esse é o primeiro passo para deixar de realizá-los, pois cria um bloqueio, uma resistência que, aos poucos, vão matando o que desejamos.

Diariamente a cada decisão e a cada ação traçamos o nosso destino

A nossa cultura estimula as pessoas a serem modestas. Talvez você pense que seja sinal de arrogância falar de um sonho grande. Assumir nossos desejos para nós mesmos e, para as pessoas que realmente gostam da gente, nos ajuda a materializá-los. Não deixe a vida ao sabor do acaso. Todos os dias, a cada decisão e a cada ação, estamos traçando o nosso destino.  

Os nove passos para entender de gente

Vya Estelar – Quais são os nove passos para entender de gente ?

Roberto:

1º – Gente deseja autonomia – o verdadeiro líder colabora para que a sua equipe caminhe com as suas próprias pernas.

2º – Gente necessita de tempo – o ser humano precisa de tempo para absorver as informações e elaborá-las, para então mudar sua maneira de ver as coisas.

3º – Gente possui motivos próprios – saiba ouvir e perceba que cada pessoa é única, é especial e possui uma sensilbilidade diferente.Além de necessidades diferentes.

4º – Gente tem sonhos próprios – ajude os outros a realizar seus sonhos.

5º – Gente adora vitórias – ajude as pessoas a construir suas vitórias não somente com palavras motivadoras, mas principalmente com orientações seguras.

6º – Gente adora sonhos grandes – converse com seu funcionário sobre os sonhos dele e estimule-o.

7º- Gente quer sempre mais – não deixe seu funcionário de mãos amarradas, caso contrário, ele vai embora.

8º – Gente gosta de ver seus sonhos materializados – os atletas lutam pelos seus sonhos na mesma proporção em que se incomodam com suas derrotas.

9º – Pessoas precisam se sentir importantes – a sensação de ser importante para o grupo e para sociedade movem as pessoas.

Vya Estelar – Por que a maioria das pessoas tem dificuldades de atingir seus objetivos. Existe um fator principal ou é um conjunto?

Roberto – É um conjunto de fatores, depositados em pensamentos que não funcionam. Mitos como o de trabalhar muito, trabalhar duro e com garra. Quando na realidade é trabalhar melhor e cooperando.  

O perfil do vencedor

Vya Estelar – Qual é o perfil do vencedor?

Roberto:

É confiável

É humilde sem ser modesto

Segue sempre crescendo

Tem postura de vencedor: quando não sabe pergunta, quando não pode não promete, quando promete cumpre, quando sabe assume e quando assume faz

Pensa grande e dá o passo certo – pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho

Sabe lidar com os erros

É cooperativo

Associa-se a vencedores

Respeita sua vocação

É Etico

Resolve

Aproveita as oportunidades

Tem alto astral

Aproveita as lições do passado

Tem visão do futuro

É firme e flexível

Tem capacidade de comunicação

É um bom vendedor de si mesmo

Tem vitalidade para dar uma energia extra

Vya Estelar – Por que as pessoas têm medo de vencer?

Roberto – Porque as pessoas têm medo do sucesso. As pessoas estão preparadas para o fracasso. O sucesso implica no abandono de velhos hábitos, atitudes e na criação de novas relações e amigos. O sucesso representa o novo, o desconhecido e a vivência de novas situações.

Vya Estelar – Como vencer o medo?

Roberto – Reformule sempre a sua auto-imagem. Não deixe que as derrotas do passado decidam a sua vida. Veja aonde estão as falhas e organize um plano de mudança. Para isto é necessário vencer a inércia e cumprir o que se deseja.  

Vya Estelar – Quais são as estratégias para vencer no mercado de trabalho?

Defina claramente seus objetivos e vá atrás deles.

Escolha um orientador e aproveite seus conhecimentos – ou seja siga as suas instruções!

Não se preocupe em receber elogios e sim em aprender.

Aprofunde-se no que você quer ser.

Além de ter um bom produto tenha uma boa embalagem e saiba vendê-lo.

Pratique o máximo possível. Fazer muitas vezes algo, proporciona confiança em si mesmo, além da experiência.

De novo: decida o que você quer e vá em frente.

Lembre-se sucesso é conseqüência e não objetivo.

Vya Estelar – Como conseguir sucesso na vida afetiva?

Roberto – As pessoas são diferentes. O principal é aceitar o outro como ele é e não tentar modificá-lo. Sexo sem amor é simplesmente uma descarga, como um espirro. Uma relação amorosa em que há somente afeto fica incompleta, se não há a entrega sexual. O amor é mais pleno quando as pessoas envolvidas não precisam do outro para se sentirem realizadas. Não adianta viver trocando de relacionamento, se não se desenvolve a competência, a capacidade de ir atrás, de construir o futuro e de realizar as coisas em que se acredita.

Vya Estelar – Como deve ser a relação com o dinheiro?

Roberto – Dinheiro é como mulher bonita. Para ficar com ela você tem que tratá-la muito bem. Valorize o dinheiro e equilibre o orçamento, o operacional do dia-a-dia. Não deixe o cartão estourar.

Vya Estelar – Qual é a principal atitude para viver com felicidade?

Roberto – A vida é feita de altos e baixos. Colecione seus momentos de prazer. Quando estiver em alta, curta isso e quando estiver em baixa procure aprender com este momento de crise. Reflita sobre suas emoções. No universo para cada evento positivo que acontece, existe um negativo e vice-versa. Dinheiro e espiritualidade não são inimigos. Os dois devem ser complementares. Viver apenas para o dinheiro escraviza e só a espiritualidade se transforma em fome e miséria.