Aura-Soma: o mix das terapias – perfume para alma

por Ângelo Medina 

É muito comum, principalmente na música pop, o crossover, ou seja, a fusão de correntes musicais. Daí nasceram o pop/rock, o trip-hop, o jazz fusion e por aí afora. No esoterismo, agora, acontece a mesma coisa.

Continua após publicidade

Surgiu uma terapia holística, vinda da Inglaterra, coincidentemente, o berço universal da pop music, chamada Aura-Soma. Trata-se de uma terapia, que reúne a sabedoria da cromoterapia, aromaterapia, cristais, Tarô, numerologia, I Ching , Cabala, cristais e o tato. A Aura-Soma é composta de 101 frascos coloridos, formando um sistema de cores e fragrâncias.

O nome e a terapia Aura-Soma foram transmitidos para a farmacêutica britânica Vicky Hall, através de meditações e preces, em 1984 na Inglaterra. A técnica já é sucesso nos quatro cantos do planeta: Alemanha, Suíça, Europa, América do Sul, Israel, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Índia.

No Brasil, a técnica chegou há cinco anos, através da terapeuta e cantora lírica alemã, Margaritha Schack. Ela conheceu a técnica em Frankfurt e fundou a sede da Aura-Soma, o CAP – Centro Aura-Soma Paz, em Tiradentes – MG. Nesta entrevista ao Vya Estelar, Margaritha explica tudo sobre esta nova terapia holística.

Vya Estelar – O que é Aura-Soma?

Continua após publicidade

Margaritha – A Aura-Soma, é a cura pelas cores, energias de cristais/minerais, aromas e ervas. Esta nova terapia reúne o conhecimento, de várias técnicas. Entre elas: cromoterapia, aromaterapia, cristais, Tarô, numerologia, I Ching , Cabala, cristais e o tato. A Aura-Soma é composta de 101 frascos coloridos, formando um sistema de cores e fragrâncias.

Terapia não intrusa

No passado, as pessoas tinham que confiar em outras pessoas para saber o que fazer e o que precisavam. A Aura-Soma possibilitará poderes a você, para decidir sobre você mesmo. É uma terapia não intrusa. O paciente escolhe os frascos que o atraem e, através da cor, estes revelarão a sua história de vida.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Porque Aura-Soma?

Margaritha – Aura é o nosso campo sutil e soma é o corpo. Soma designa também uma bebida que transporta a alma para um êxtase divino. Numa tradução livre, poderíamos adaptar, em termos práticos, para perfumes da alma. Já que a Aura-Soma trata de nossos problemas emocionais que causam as nossas doenças físicas.

Vya Estelar – Aonde e como surgiu a Aura-Soma?

Margaritha – O nome e o sistema terapêutico Aura-Soma foram transmitidos para a farmacêutica britânica Vicky Hall, através de meditações e preces. Em 1984 Vicky, cega e com 66 anos, recebeu as primeiras fórmulas das substâncias da Aura-Soma. Ela decodificou as mensagens sobre as propriedades terapêuticas, que a combinação das ervas e cores trazem para o homem.

Vya Estelar – Como é a relação da Aura-Soma com o Tarô, a numerologia, e o I Ching?

Margaritha – Você faz a conexão a partir da numeração dos frascos que vai de 0 até 100. Os frascos que vão de 0 a 78 correspondem, respectivamente, à mesma numeração das cartas do Tarô. Você faz, pelo mesmo parâmetro, com os frascos de 1 a 64, a leitura do I Ching e, com os próprios números dos frascos, faz uma interpretação numerológica.

É importante observar que os números dos frascos não correspondem à numerologia cabalística. Porque numerológicamente o frasco 0 é o número 1 e o frasco 1 é o número 2 e assim por diante. Com todas estas relações, dimensões mais amplas dos frascos ficam reveladas.

Vya Estelar – Como é feita a relação da Aura-Soma com a Cabala?

Margaritha – A Cabala ensina que cada pessoa deve realizar uma determinada tarefa de vida, da qual só ela e mais ninguém pode se encarregar. Reconhecer este compromisso e executá-lo, para obter uma vida plena e alegre, é a principal temática da Cabala. A Aura-Soma pode ajudar a encontrar e a realizar sua missão de vida.

Nós somos a cor que escolhemos  

Vya Estelar – As cores seriam o grande lance da Aura-Soma?

Margaritha – Sim, porque a Aura-Soma apresenta uma combinação das terapias das cores e da luz. As pessoas contam com sua voz interior mais íntima, que as guiará para certas combinações de cores. Nós somos as cores que escolhemos, ou melhor, as cores que escolhemos revelam o nosso estado de espírito naquele momento.

Vya Estelar – Como é a relação das cores com a Aura-Soma?

Margaritha – As cores atuam no campo mental, físico emocional e espiritual, atuando também sobre os chacras.

Por exemplo:

A cor violeta está relacionada à espiritualidade. Na teosofia representa a "flama da transmutação", que queima a negatividade e torna possível o novo crescimento. Atua no chacra da coroa, ou seja na parte superior da cabeça. Esta cor age com calmante e tem no cristal a pedra ametista.

A cor rosa é associada ao amor incondicional e ao desvelo. Possui a energia intuitiva e feminina. Possivelmente, nos leva a uma sexualidade espiritual. Atua no chacra da reprodução. Nos cristais está ligada ao Quartzo Rosa, Turmalina e Diamante.

Vya Estelar – Como a Aura-Soma atua no físico?

Margaritha – A terapia ajuda fisicamente mas a doença não começa no físico. Tratando partes mais sutis do homem, como o emocional e a energia, chega-se a cura do corpo. Pode-se curar desde uma simples dor de cabeça até um caso de câncer. O meu marido, o músico Koell Reutter, teve uma boa melhora, no seu derrame, utilizando os frascos.

Vya Estelar – Como funciona o tratamento?

Margaritha – A pessoa diante dos 101 frascos vai escolher quatro através do seguinte processo.

Imagine que você foi para uma ilha remota e poderá levar somente um frasco para lhe fazer companhia. Qual escolheria? Considere sua opção cuidadosamente e faça apenas a escolha quando estiver realmente seguro. Separe esse frasco e comece o mesmo processo para escolher os demais. Esses quatro frascos terão um código que é pessoalmente certo para você.

O significado dos quatro frascos

Primeiro frasco: mostra a missão que lhe cabe na vida, o objetivo pelo qual você encarnou desta vez.

Segundo frasco: revela as dificuldades e desafios que você tem que enfrentar.

Terceiro frasco: contém informações como você tem progredido em seu caminho é o seu momento atual.

O quarto frasco: fornece informações sobre suas possíveis perspectivas futuras.

Frasco terapêutico

O segundo frasco é o que vai ser utilizado como tratamento terapêutico. Revela qual lado interno da pessoa necessita ser trabalhado. Vamos supor que você tenha escolhido o frasco número 46 como sendo o segundo frasco.

Nome do frasco: O Nômade
Cor: verde sobre magenta
Cor da mistura após agitar: verde-jade-escuro
Chacra: coração e coroa Carta do Tarô: Cinco de Copas
Hexagrama do I Ching: 46 "Ascenção"
Tema principal: Novo começo para o amor

Aspectos da personalidade que podem ser trabalhados: É uma pessoa extremamente possessiva no amor. Pode ser obcecada com o amor e o sexo. Nível espiritual: ajuda a desenvolver disciplina espiritual.

Nível mental: intensifica a criatividade.

Nível emocional: libera da inveja, ciúme e comportamento possessivo.

Nível físico: benefícios em infeções de pele causadas por fungos.

Onde aplicar a substância: em torno do coração.

Frase: Vejo a fonte do jardim no meu coração.

O terceiro frasco, o da alma, poderá ser utilizado após trabalhar o frasco terapêutico.

Vya Estelar – Como encarar a Aura Soma?

Margaritha – A Aura-Soma pode trazer alívio e libertação ou pode estimular a conscientização e dar coragem. Porém, não pode mudar a situação na qual você se encontra e ensinar novos modos de conduzir a vida ou trazer sucesso profissional. Isso você tem que descobrir por si mesmo. Se descobrir, por exemplo, no seu trabalho com Aura-Soma , que esse é um momento de fazer um esforço para ir em frente e falar em público, deve freqüentar um curso de oratória. Se é para largar algum vício, freqüentar grupos de auto-ajuda ou terapias e assim por diante…

Vya Estelar – Qual é o conteúdo dos frascos?

Margaritha – Os frascos são importados da Inglaterra e são compostos de 50% de óleo essencial e 50% de água pura vinda de Charice Will, sul da Inglaterra.