O poder da intuição

por Angelo Medina

Você já parou para pensar e avaliar o valor que a intuição possui na sua vida. Caso não tenha feito isto ainda, é uma boa hora para começar. Porque a intuição pode te ajudar a tomar as decisões corretas principalmente quando for uma situação que exija uma tomada de decisão com rapidez.

Continua após publicidade

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o consultor em talentos humanos Eduardo Carmello, autor do livro "O Poder da Informação Intuitiva", ED. Gente, desvenda os mecanismos da intuição, fornece nove dicas para você desenvolvê-la e aplica um teste de cinqüenta questões para você descobrir se é uma pessoa intuitiva.

Vya Estelar – Na prática o que é intuição?

Eduardo – A intuição vem do termo latim intueri e significa ver por dentro. É uma informação interna e aparece na forma de uma profunda emoção e autoconfiança. Segundo Carl G.Jung a intuição é uma capacidade inconsciente de perceber possibilidades. "Sei que o caminho é por ali, mas não sei explicar o motivo". Segundo o pensador americano Ralphwaldo Emerson, intuição é uma sabedoria interior que se expressa e orienta por si própria. Enfim, é uma inteligência que consegue resolver um problema ou elaborar um produto ou um serviço através de uma visão interior.

Vya Estelar – Qual a diferença entre insight e intuição?

Continua após publicidade

Eduardo – Intuição é a capacidade de prever possibilidades e insight é como a intuição e revelada.

Vya Estelar – Como você avalia a frase do matémático Henri Poincaré: "É por intuição que descobrimos e pela lógica que provamos"?

Eduardo – A frase é ótima porque a maioria das vezes que você soluciona um problema você tem um insight, mas não sabe explicar como encontrou a solução.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Como utilizar a intuição para tomar decisões acertadas?

Eduardo – Com a velocidade da informação hoje em dia, a intuição está sendo muito utilizada para a tomada rápida de decisões, em situações que exijam uma resposta rápida. Segundo cientistas, diante de uma tomada de decisão rápida, esta vai ser considerada como a mais certeira. Esse intervalo para tomar uma decisão pode ser de 2 segundos, chegando até a sete ou oito horas. A bolsa vai fechar e a pessoa precisa decidir em quais ações e o valor do capital a ser investido, ou decidir o que fazer na hora de um assalto.

Xadrez

Estas conclusões foram feitas por cientistas que filmaram e analisaram dois mestres do xadrez jogando um tipo de partida chamada de súbita, onde o jogador tem até seis segundos para jogar. Analisando pelo computador todas as possibilidades para jogar e qual seria a melhor, descobriram que a jogada intuitiva em 92% foram as melhores jogadas. E bom que a pessoa esteja calma, saudável e sem estresse para que tenha condições de tomar uma decisão intuitiva.

Vya Estelar – Como unir sincronicidade e intuição?

Eduardo – Transfira o que você quer que aconteça numa pergunta. "Como resolver tal problema?". Fique atento para ver se esta pergunta não resulta em uma resposta ambígua, porque o inconsciente "trabalha" especificando. Quando se transforma o objetivo em uma pergunta, todo o ambiente e toda a sua vida, como num passe de mágica, coloca a resposta desta pergunta na sua vida como um todo, mas porém em símbolos. A pessoa tem que ficar receptiva para perceber estes sinais.

Vya Estelar – Qual é o perfil do intuitivo?

Eduardo – Uma pessoa criativa, inovadora, observadora, atenta, não se conforma com o convencional, confia nos seus instintos, consegue trabalhar na ambigüidade e na simultaneidade, tem um apreço pelo desconhecido e pelo não poupável.

Dicas para ativar a inteligência intuitiva

Por Eduardo Carmello

1º) Tenha um objetivo claro.

2º) Transforme o em uma pergunta simples e prática.

3º) Esteja atento às informações objetivas e subjetivas.

4º) Recolha e anote pistas e insights.

5º) Facilite a comunicação intuitiva: esteja receptivo, atento e relaxado

6º) Faça associações, conexões e analogias

7º) Sinta os sinais do seu corpo

8º) Observe a mensagem de conforto e desconforto

9º) Confie em seus procedimentos internos

Vya Estelar – Como utilizar a intuição nos relacionamentos afetivos?

Eduardo – Numa paquera ou num relacionamento você tem que estar atento às emoções do outro para saber o que o outro quer, se é paquera, transa, paixão ou amor. Estar atento aos sinais e a comunicação não verbal.

Vya Estelar – Como utilizar a intuição no ambiente de trabalho?

Eduardo – Antes de iniciar o seu expediente, procure perceber e visualizar as informações do seu dia-a-dia, para você administrar o tempo de sua agenda. O que é importante vai vir pela intuição e é diferente do que é urgente. Enfim, a intuição organiza de forma interna aquilo que você precisa fazer.

Vya Estelar – O que uma pessoa precisa ter para tomar as decisões acertadas?

Eduardo – Precisa ter um alto grau de atenção e percepção, confiar nos seus instintos e ser um protagonista da sua vida, ser observador e curioso não se conformando com o convencional e ter uma capacidade de ambivalência e simultaneidade.

Vya Estelar – Quais problemas bloqueiam a intuição e como superá-los?

Eduardo – O maior problema é a comunicação (discurso incoerente entre o que você fala e o que o seu corpo e a sua voz expressam, a falta de concentração e o estresse. A solução seria um trabalho com a inteligência emocional, observando como são as suas ações e seus comportamentos. E é bom também fazer trabalhos corporais e meditação.

Vya Estelar – O que você quis dizer com "nós não temos pensamentos, nós os captamos"?

Eduardo – Cientistas quânticos dizem que toda a informação que a gente precisa a gente capta no ar com uma espécie de antena parabólica. As pessoas que tem um alto grau de intuição ou uma relação maior com a espiritualidade possuem uma glândula pineal brilhante e conseguem captar mais as informações do Universo.

Vya Estelar – O que é a espiritualidade no trabalho?

Eduardo – Esta denominação não tem nenhum cunho religioso. Trata-se da ética, da cooperação e da satisfação pessoal, dos vínculos maiores de relacionamento e da afetividade entre as pessoas.

Vya Estelar – Como fazer de seu trabalho um fator de crescimento e liberdade?

Eduardo – Passa pelo equilíbrio de três dimensões a qualidade de vida no trabalho: dimensão material (renda desejada), dimensão relacional (boa relação com o chefe, sócios, parceiros e colegas) e a dimensão de auto-expressão (satisfação com o próprio trabalho expressando todo o potencial).

Vya Estelar – Como administrar a sua energia?

Eduardo – A cada uma ou duas horas parar uns cinco minutos para recuperar o seu desgaste energético, aprofundar no seu hobby (segundo dom ou segunda inteligência), pois e o hobby é a e a ferramenta mais específica e personalizada para você e que proporciona qualidade de vida, melhorando a auto-estima, autoconfiança, gerenciamento do estresse, melhoria da saúde, e da da autoexpressão.