Grafologia: leitura de sua personalidade através da escrita

por Angelo Medina

"Mostre-me a escrita de uma mulher, eu lhe contarei como é o seu caráter". Esta frase de William Shakespeare cai como uma luva na função básica da grafologia, ou seja, revelar através da letra e da escrita, a personalidade de uma pessoa.

Continua após publicidade

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o grafólogo José Bosco autor do livro, Grafologia A Ciência da Escrita, fornece dicas para você se conhecer através da grafologia. Bosco mostra como avaliar: sexualidade, fidelidade, infidelidade, capacidade intelectual, caráter, estados emocionais, temperamento e até mesmo se a pessoa tem tendências suicidas ou para o vício de álcool e drogas. Ele explica que não existem duas escritas iguais no mundo, porque não existem duas personalidades iguais.

Vya Estelar – De forma prática e objetiva, onde a grafologia é aplicada?

José Bosco – A principal aplicação é na área de Recursos Humanos. Muitas empresas pedem a análise grafológica para ver o perfil do profissional candidato à vaga. A grafologia revela as aptidões, angústias e medos. Na parte pericial, prova cientificamente se a assinatura de um cheque é falsa ou verdadeira. Um perito grafotécnico, que tenha autorização legal, pode utilizar esta laudo como valor legal e documental. A letra revela inclusive, num laudo psicológico, se as pessoas têm problemas psicóticos, principalmente, ligados à infância. Não existem duas escritas iguais no mundo, porque não existem duas personalidades iguais.

Vya Estelar – Existe alguma comprovação científica sobre os traços de personalidade obtidos pela grafologia de uma pessoa?

Continua após publicidade

José Bosco -Já no séc.XVI, existiam publicações que tratavam do assunto. Porém, foi nos últimos100 anos, que a grafologia, tendo como base a teoria da Psicanálise de Freud, desenvolveu-se como base científica.

Vya Estelar – Quais pontos da personalidade a grafologia aborda?

José Bosco – Aborda todos inclusive problemas de ordem fisiológica, causados por fundo emocional e depressão. Como problemas hormonais, cardíacos, de visão e etc…

Continua após publicidade

As três zonas gráficas da letra

A letra é dividida em três zonas:

Zona Superior: análoga ao Superego (o lado controlador), mostrará características da personalidade relacionadas ao âmbito e o controle do Superego, tais como imposição social quanto ao comportamento, desejos de estudo e crescimento intelectual, religiosidade, idealismo e etc…

A Zona Média: representa lado social do indivíduo, ou seja, o Eu

A Zona Inferior: é o Id, ou seja, o lado instintivo do indivíduo.

A letra f está na zona superior, a letra a está na zona média e a barriga da letra g está na zona inferior (isto na letra corrida e não na letra de imprensa).

As letras e a personalidade

Não dá para tirar uma conclusão apenas com uma característica e dizer por exemplo que uma pessoa é introvertida, só porque possui uma inclinação da letra para a esquerda. Tem que se olhar vários traços da escrita para se poder fazer a grafologia. É so no conjunto que você chega à conclusão sobre a personalidade da pessoa.

Tipos de personalidade

A letra do suicida

As pessoas que têm uma tendência para o suicídio, fazem a assinatura com um risco voltando para o próprio nome, atravessando-o no meio.

O sexualmente quente

Toda a parte instintiva e o vigor sexual físico é visto na parte inferior da escrita. Portanto, a letra que mais revela a sexualidade é o g. Isto porque o g tem uma forte barriga para baixo e se liga a próxima letra que vai ser escrita, mostrando como a pessoa mostra a sua sexualidade na sociedade. Uma pessoa sexualmente quente tem a barriga do g mais ampla e letras grandes e largas na zona inferior.

O fiel

Quem junta a letra g coma a letra seguinte sem deixar espaço, está tranquilo sexualmente e bem na vida afetiva não sentindo necessidade de procurar uma outra pessoa.

A letra m em forma de u representa a fidelidade e a honestidade e com os laços representa a infidelidade e a mentira.

O infiel

O infiel não deixa de ser uma pessoa que está enganando o outro, pode ser incluído no mesmo hall de pessoas que têm tendência à mentira. Tudo que se refere a coisas ocultas e aos infiéis está relacionado a esconder a própria personalidade. Na parte central da escrita aquele m escrito em arcos parecendo um u, são de pessoas mais benevolentes, mas se é em guirlanda com laços já mostra infidelidade.

A inclinação excessiva para a esquerda, letras que voltam para a esquerda, quando normalmente deveriam ir para a direita. Exemplo: têm pessoas que conseguem fazer um g e um q indo para a direita em vez de ir para a esquerda, deturpando o sentido natural da letra. Retoques excessivos na escrita, também é uma forma psicológica de se esconder. Estas são as três características de uma pessoa que não é digna de confiança, as guirlandas com laços, a inclinação para a esquerda e os retoques.

O bom caráter, o confiável

Uma assinatura e uma escrita legíveis mostram que a pessoa é sempre a mesma. Assinaturas e textos com letras do mesmo tipo, são típicas de pessoas de confiança. As letras escritas em guirlanda, parecendo uma letra u, são letras em geral de pessoas honestas e confiáveis. A parte superior da escrita está bem feita e mostra a intelectualidade, a espiritualidade e o lado altruísta bem elaborado.

O ciumento

O ciumento cai no território da insegurança. Isto se reflete numa escrita estreita, inclinada para a direita e letras finais em clava à direita.

O viciado

Letra g: com o oval e os laços separados demonstram dependências psicológicas de álcool e drogas. Isto porque a parte oval representa o lado social e a parte da barriga o lado instintual, esta separação indica um conflito entre estes dois mundos.

Vya Estelar – Nas letras quais são os pontos mais importantes e que mais pesam?

1ª) A Inclinação

Normalmente a pessoa extrovertida tem inclinação para a direita e o introvertido para a esquerda.

Escrita perpendicular

É de uma pessoa equilibrada, mas isto não significa que ela será equilibrada em todos os momentos da vida. Isto demonstra uma tendência para ser uma pessoa equilibrada, mas tem que se ver outras características para se ter certeza absoluta.

2ª) A ligação

As letras ligadas mostram uma pessoa com raciocínio lógico e racional e as letras separadas mostram uma pessoa mais intuitiva. Um artista terá letras desligadas. Mas, normalmente, uma pessoa não é só lógica e só intuição, ela em os dois lados, podendo ter uma parte da letra ligada e um outro agrupamento desligado. Enfim, isto está relacionado à maneira como a pessoa vê o mundo. Se é de forma objetiva ou subjetiva. Letras ligadas e desligadas mostram o quanto você está ligado a sociedade ou não.

Como já falei antes, a letra g, a letra m e a letra t revelam traços da personalidade. Um t com um corte mais para a direita revela uma pessoa arrojada e firme e um t com a barra mais para a esquerda revela uma pessoa mais medrosa e lenta nas decisões.

A letra i com a altura do pingo: um pingo muito distante revela uma pessoa sonhadora e idealista e um pingo muito próximo uma pessoa objetiva e materialista. A falta de pingo mostra uma pessoa negligente, desatenta e preguiçosa.

A velocidade da letra

A pessoa que escreve muito rápido, acaba deturpando a letra. A velocidade da escrita revela a velocidade mental. A pessoa que escreve rápido, é ágil nas conclusões e na compreensão do mundo. A escrita muito lenta, não necessariamente lenta, implica em baixo potencial intelectual com suas respectivas conseqüências, tais como falta de iniciativa, excessiva cautela e submissão.

A pressão da letra

A pessoa que escreve muito forte tem uma energia muito grande, inclusive a sexual. O grau desta pressão pode ser visto passando apenas o dedo no verso do papel, verificando que ficou marcado em relevo. A pressão leve é de uma pessoa que tem menos energia, é uma pessoa mais voltada para o lado espiritual.

Letra inicial e final em uma palavra

A letra inicial está ligada ao temperamento, o lado esquerdo do cérebro e a letra final ao lado direito representando o caráter. A letra inicial mostra como a pessoa realmente é e a final o que ela aparenta ser na sociedade. Quando existe uma diferença muito grande entre a final e a inicial existe um conflito interior muito grande.

O tamanho da letra

A pessoa mais expansiva escreve grande e a pessoa mais fechada escreve pequeno. O tamanho da letra esta relacionado à expansão da pessoa. Um cientista muito concentrado escreve muito apertado. O mesmo vale para letras largas e estreitas. Extremamente largas expansão e extremamente estreitas introversão. Letras médias representam equilíbrio, tranqüilidade e organização.

A letra de imprensa

Ela não tem a parte inferior. Inconscientemente a pessoa não quer mostrar o seu lado íntimo, principalmente a sua sexualidade.

A letra maiúscula

A letra maiúscula é a primeira e está sempre relacionada ao temperamento. Ela pode estar ligada ou desligada da palavra seguinte. Quando está ligada a pessoa coloca o seu Eu de uma forma fluida no universo social de acordo com os padrões e convenções. A pessoa que separa a letra maiúscula do resto da palavra foge mais dos padrões sociais.

Os Números

Os números refletem muito o lado material da pessoa, principalmente o dinheiro. Os pastosos (escritos com força) estão ligados a pessoas mais materialistas e os mais leves são os das pessoas que dão um valor ao dinheiro que este realmente deveria ter. A parte de cima do número está ligada ao espiritualismo e a parte inferior ligada ao materialismo. O número três e o número oito com a parte maior, sendo a superior ou a inferior, vai revelar se a pessoa é mais materialista ou mais espiritualista.

A assinatura

A assinatura é o nome da pessoa é o Eu. São características que demonstram o quanto a pessoa quer dizer "Este sou eu". Pontos na assinatura indicam autoridade, tipo ponto final e acabou. Os traços na assinatura demostram relevância. Você sublinha uma palavra no texto para valorizá-la? Isto inconscientemente representa uma pessoa que se auto-valoriza demais. A pessoa que faz uma bola em volta é o oposto como se quisesse esconder o Eu num invólucro.

O nome

Quem dá mais ênfase ao nome demonstra que teve uma infância feliz. Uma pessoa que dá ênfase ao sobrenome é uma pessoa mais orgulhosa de si. A assinatura do ex-presidente Fernando Collor é F. Collor.

Escrita em papel pautado

No inconsciente coletivo existem símbolos que estão diretamente ligados a idéia de fracasso e sucesso. Simbolicamente o sucesso é "alto" e o fracasso é "baixo". O céu é para cima e o inferno é para baixo. As pessoas que escrevem acima da linha em geral são muito otimistas, com capacidade de liderança, sabem se expressar bem, buscam objetivos nobres e têm um lado espiritual mais evoluído. Pessoas que escrevem abaixo da linha são o oposto. São mais imediatistas, materialistas e instintivas. Pessoas que descem ou sobem com a letra na linha possuem em geral uma instabilidade emocional.

Vya Estelar – Qual é a relação das letras com a saúde?

José Bosco – Cada letra vai determinar um aspecto da sua saúde e já tem um ramo na grafologia ligado a esta área que é a grafoterapia.