Yoga: jornada de autoesforço, autodescoberta e paz mental

por Emilce Shrividya Starling

A Filosofia do Yoga nos ensina que, por meio da prática perseverante e prolongada, podemos trilhar o caminho do Yoga e alcançar o objetivo de ser mais feliz e realizado.

Continua após publicidade

Yoga não é uma religião. É uma ciência e arte da felicidade. É um caminho universal para autorrealização e liberdade.
Por minha própria experiência, posso afirmar que, com autoesforço e dedicação nas práticas do Yoga, é possível vencer medos, desafios e obstáculos, melhorar a saúde, superar a insônia, conquistar uma mente amiga, paciente e calma.

Acreditei no Yoga e me dediquei com muita persistência e devoção nas práticas espirituais diárias que são chamadas de Sadhana, em sânscrito. Práticas como meditação, canto dos mantras, hatha yoga, relaxamento, serviço altruístico e desenvolvimento de virtudes.

Como me transformei para melhor em todos em sentidos, me tornei professora de Hatha Yoga e meditação para transmitir esses sábios ensinamentos. Como essas práticas são boas para mim, serão boas também para quem deseja conquistar a felicidade interior.

O Yoga tem me conduzido pelos caminhos da vida, levando-me das margens da ansiedade, dos medos e ignorância, para as margens da confiança, sabedoria e conhecimento.

Continua após publicidade

Posso dizer, sem exagero, que renasci através do Yoga. Descobri um espaço interno de quietude onde encontro apoio e serenidade. Quanto mais pratico a meditação e canto dos mantras, mais deslizo para dentro, e a paz do Ser interior me envolve.

Sinto tanta gratidão pelo que o Yoga fez em minha vida, que sempre busco compartilhá-la através das minhas aulas de Hatha Yoga e meditação e através dos meus textos.

Ensino a Filosofia do Yoga há 26 anos e, ao ensinar, aprendi muito. Geralmente, ensinamos o que mais precisamos aprender.

Continua após publicidade

Como muitas pessoas, comecei a praticar Yoga e meditação, para benefícios físicos e mentais, pois tinha dores nas costas, insônia, preocupações com o futuro, inquietação e muitos pensamentos negativos.

Além de melhorar fisicamente, mentalmente e emocionalmente, descobri que Yoga é um caminho de iluminação espiritual. É um meio de nos conectar com o divino dentro de nós.

Com pouco tempo de prática, notei alguns benefícios. Porém, percebi que tinha um longo caminho a percorrer no Yoga para me libertar dos padrões mentais negativos e limitantes. Somente com muita disciplina e autoesforço, conseguiria tranquilidade e autoconfiança.

Agradeço, todos os dias, poder trilhar esse caminho abençoado de renovação, transformação e conexão com o Ser interior, que é Deus em nós.

Aprendi que Yoga não é apenas fazer posturas físicas. "Yoga é aquietar as ondas da mente", como disse o sábio mestre yogue Patanjali nos Yoga Sutras.

Para conseguirmos autodomínio e a paz mental é necessário autoesforço com motivação, constância, alegria e descontração.

O Yoga nos ensina a desenvolver virtudes como compaixão, bondade, aceitação, contentamento, paciência e coragem.

Leia meu texto: "Bem-estar: Como purificar os hábitos negativos"- clique aqui.

Todos nós desejamos as mesmas coisas. Saúde física, mental e emocional, sabedoria, prosperidade, amor e paz. A maioria de nós enfrenta problemas físicos, emocionais, estresse, medos, ansiedade, tristeza e decepções.

Mas, apesar de tudo, o Yoga nos ensina a sermos felizes apesar de… E, assim, encontrar significado e propósito para nossa vida; encontrar equilíbrio entre nosso caminhar na Terra e, ao mesmo tempo, buscar a jornada interior, descobrindo que a essência divina reside dentro de nós.

O Yoga nos permite encontrar uma serenidade que nos ajuda a superar as tensões e dificuldades da vida. Não é que os problemas desapareçam, mas aprendemos a lidar com eles, com aceitação, paciência e coragem.

Yoga é a autodescoberta de que existe, em todos nós, um espaço interno sereno, sempre em contato com a Luz divina, fonte de toda criatividade, luz, sabedoria e amor.

Pratique o relaxamento e comece a sentir apaziguamento e serenidade.

Leia meus textos:" Respire e acalme corpo e mente"

"Respiração consciente ajuda a aliviar sintomas de pânico" – clique aqui.

Como disse Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo." Com as práticas do Yoga, conhecemos nosso corpo, nossa mente e nossa Alma.

B.K.Iyengar, um grande Mestre yogue disse: "O Yoga, como costumo dizer, é como a música. O ritmo do corpo, a melodia da mente e a harmonia da Alma criam a sintonia da vida. A jornada interior permitirá que você explore e integre cada um desses aspectos da sua existência. Do seu corpo físico, você viajará para dentro, para descobrir "seus corpos sutis" – o corpo energético, onde residem a respiração e as emoções; o corpo mental onde se podem domar os pensamentos e as obsessões; o corpo intelectual, onde se encontram a inteligência e a sabedoria; e o corpo espiritual, onde se pode vislumbrar a Alma Universal. Você não precisa viajar a um lugar remoto para buscar a liberdade, ela habita seu corpo, seu coração, sua mente, sua Alma. A emancipação iluminada, a liberdade, a felicidade estão a sua espera, mas você precisa embarcar na jornada interior para descobri-las".

Comece essa jornada interior, com autoesforço e perseverança, e você irá colher muitos frutos benéficos. Namaste! O Deus que habita em mim reverencia Deus que habita em você! Fique em paz!