Dificuldade em se concentrar? Saiba o que fazer

por Nicole Witek

Quem consegue manter a atenção “atenta” pode dar o melhor de si mesmo. Quer seja nos esportes, no desempenho profissional ou pessoal e nas amizades.

Continua após publicidade

Acho irritante marcar um encontro com amigo, começar a conversa e já toca o celular, e continua tocando, várias vezes durante a conversa… Perco o foco, perco as chances de trocar, de passar um momento exclusivo com o amigo escolhido e, finalmente, volto para casa desapontada de não ter conseguido um verdadeiro momento de amizade.

Existem muitos momentos que fazem a gente perder o foco durante o dia e que prejudicam, como o seu colega de trabalho que “invade” a sua sala com um assunto urgente a ser tratado, ou o apito da caixa postal do celular quando chegam e-mails e recados. Essas interrupções nos deixam uma sensação dolorosa de não conseguir focar nas prioridades.

Segundo um estudo do Instituto Francês sobre a ansiedade e o estresse, um executivo é interrompido na suas atividades a cada 7 minutos em média.

Quando necessitamos de 100% de atenção, não podemos desviar o foco. É necessário que ele seja persistente, para que a concentração tenha os efeitos desejados.

Continua após publicidade

Para lidar bem com tarefas de análise, de redação ou para se preparar para um encontro decisivo, é necessário saber como abstrair-se do mundo externo, como afastar os pensamentos parasitas e negativos que interferem no êxito de um momento delicado e nos afastam de nossas metas.

Da mesma forma, um atleta que antes de uma corrida visualiza a linha de chegada, imagina os gritos do público, o entusiasmo da multidão, precisa usar também as mesmas técnicas.

Não é fácil preparar a mente!

Continua após publicidade

Mas, felizmente é possível, com um pouco de disciplina e de treino, se isolar mentalmente. Gerenciamento do tempo, das prioridades, técnicas de respiração e relaxamento: tudo isso faz parte do cardápio cotidiano de quem quer mobilizar plenamente sua mente para enfrentar os desafios.

Procedimentos para melhorar sua concentração

1º- Marque compromissos com você mesmo

Porque o tempo todo nós atendemos às prioridades do meio externo, quer seja a família, os colegas, as obrigações, e isso acaba tirando o foco das metas pessoais.

Se você tiver que cumprir algo para você mesmo: marque na sua agenda e reserve esse tempo para você mesmo, para seu projeto.

Esse compromisso pessoal de tempo para si, na tranqüilidade do espaço escolhido, favorece a reunião de todas as potencialidades: tanto intelectuais, como mentais. A mente concentrada dará acesso a todas as memórias e juntará os recursos para lidar com uma situação mais delicada.

Defina três metas para o dia seguinte

À noite, antes de dormir. Assim enquanto a mente de relação, de adaptação com o mundo externo está “adormecida”, outras partes da sua mente se disponibilizam para reunir as informações necessárias.

No dia seguinte, quando estiver no processo de cumprir essas metas definidas à noite, resista à tentação dos desvios que vão se apresentar. Postergue tudo que puder interferir no processo de cumprimento e finalização das metas.

Com um pouco de distância, você perceberá que essas “emergências”, no final das contas, não eram tão urgentes assim.

Pense em deixar sempre um espaço entre seus compromissos

E suas reuniões, para gerenciar os imprevistos e não ficar submerso nas obrigações, pressionado pelo tempo.

Pense em organizar pausas durante o dia

A concentração não pode ser sustentada indefinitamente. Corte seu dia em “fatias” para evitar esgotar suas possibilidades de manter a atenção. Um tempo de 1h30 de “brain trust” com você mesmo é razoável. Procure algo que dê prazer durante essas pausas, ajuda também na recuperação: uma voltinha para tomar um cafezinho é bem-vinda.

5º – Descarte os pensamentos parasitas

Anote-os num papel para descarregar sua mente de todas as idéias que afloram. Isso é um bom truque para sempre deixar um espaço livre, que possa ser preenchido com novidades. Esses pensamentos que pipocam poderão ser estudados posteriormente e na hora que você escolher. Assim você evita as “fugas”, as divagações sem rumo. Enfim, descarte tudo que pode perturbar sua atenção.

6º – Contorne as dificuldades emocionais

Às vezes o emocional perturba a faculdade da concentração. O medo frente ao objetivo, ao tamanho do desafio podem ser obstáculo. O Dr. Dominque Servant, responsável pelo departamento do estresse e da ansiedade no Hopital Universitário de Lille (França) e autor do programa de auto-relaxamento Symbiofeel*, diz que se esforçar para negar suas emoções só as acentua. “Ao contrário, é necessário aceitá-las e senti-las plenamente para ser capaz de superá-las”.

Técnica de respiração para estresse prolongado

Eu cito aqui as recomendações do Dr. Dominque Servant, especialista do estresse, em casos de estresse prolongados:

– Expirar profundamente e lentamente pelo nariz, deixando primeiro o ventre inflar, e depois, o tórax.

Esvaziar o ar começando pelo tórax. Repetir 10 vezes.

– Respiração “quadrada”, associada à respiração e visualização mental.

Com os olhos fechados, inspirar e desenhar mentalmente o lado esquerdo de um quadrado, inspire enquanto percorre este lado, retenha a respiração de pulmões cheios enquanto mentalmente você percorre o lado superior do quadrado, expire enquanto você desce ao longo do lado direito, fique com os pulmões vazios enquanto você imagina o trajeto sobre o lado inferior.

Quinze segundos são suficientes para que o consumo de oxigênio e o ritmo cardíaco comecem a desacelerar e as ondas de tranqüilidade comecem a apaziguar seu sistema nervoso.

Agora eu pergunto: mais uma vez, onde esses especialistas do estresse foram buscar estes recursos? No yoga, é claro!!

Esses métodos existem há milênios:

– O primeiro exercício chama-se Mahat pranayama; a grande respiração completa, quando o professor de yoga certifica-se que o praticante tenha flexibilidade e elasticidade da caixa torácica e do diafragma, o que as posturas de yoga ajudarão a adquirir.

– O segundo chama-se Samavritti pranayama, método infalível para tranqüilizar a mente e o sistema nervoso autônomo.

O yoga já é um “guru” – um guia – para o relaxamento e um instrumento para melhorar o bem-estar físico e psíquico poupando a saúde. Enquanto por ai se fala de “self-help”, o yoga fala de “auto-realização”. Os métodos de yoga almejam muito mais. O yoga almeja a auto-realização.

Para desenvolver suas faculdades de concentração, você poderá usar esses métodos propostos acima, mas deve saber que praticando regularmente o yoga, mesmo que seja por 20 min, em casa mesmo, você terá muito mais possibilidades de dominar e guiar sua mente para realizar seus objetivos. O método de yoga engrandece o homem, propondo um método prático para SE realizar, que passa pela concentração de sua mente.

*http://www.symbiofi.com/fr/pro/produits/symbiofeel
*http://www.symbiofi.com/fr/pro/produits/symbiofeel/16-exercices-de-relaxation

Fonte: Revista Management www.management.fr – no.158