Yoga é a única disciplina que propõe uma conscientização de cada ‘setor’ do corpo

por Nicole Witek

Hoje, dou principalmente workshops, palestras e conferências. Acredito que minha pedagogia me ajuda a transmitir a beleza do yoga e a entreabrir janelas sobre alguns horizontes diferentes. Eu tenho a ambição de despertar as consciências e de educar pessoas para novos comportamentos, que favoreçam o equilíbrio e o bem-estar.

Continua após publicidade

Então quando alguém pede para eu dar aulas particulares para ajudar a resolver um problema, geralmente eu encaminho essa pessoa para um dos professores da minha equipe.

Quando eu aceito ensinar yoga para uma pessoa só, quando aceito dar aulas particulares, é porque não quero entregar a responsabilidade para ninguém. Isso ocorre quando o caso requer uma dedicação especial: como uma jovem mulher que é iniciante no yoga, mas já está no final da gestação ou outros problemas específicos, como taquicardia ou incontinência urinária. A principio não dou mais do que 10 aulas. Até o novo praticante se conscientizar dos problemas e mudar os hábitos errôneos que levaram ao sofrimento.

Já mencionei nesta coluna, que a meta do yoga não é curar os males do planeta. A meta do yoga é realizar o potencial de cada um de nós dentro do seu contexto familiar ou social, na sua época. Enfim, dar sua contribuição ao mundo. Acontece que os efeitos colaterais dessa busca ajudam na regularização de diversos distúrbios comuns.

Sempre aconselho que, uma vez estabelecido o diagnóstico médico, inscreva-se em uma aula de yoga.

Continua após publicidade

Abaixo estão alguns exemplos do que ouvi ainda nesta semana. Marquei horário para cuidar pessoalmente e dar apoio, ensinar uma pessoa, mas nosso encontro foi desmarcado mais de uma vez. Isso me deixou profundamente triste e irritada. Essa “bronca” eu dirijo a todos os meus leitores, pois esse caso representa milhares de outros. Trata-se de uma conversa que geralmente começa assim:

“O yoga pode me ajudar com…?”

Vista cansada?

Continua após publicidade

Não venha se queixar que você está cada vez mais afastando as mãos, para enxergar o cartão de visita que o seu interlocutor está lhe apresentando.

Existe modo de escapar dos óculos.

O yoga ajuda a equilibrar o trabalho dos olhos e a vitalizar todo o aparelho visual. Sua visão está piorando? Não se queixe, mexa-se! Busque soluções, pois existem.

Reduzir a ansiedade?

A ansiedade pode ter todos os fatores psicológicos, sociais e profissionais. Os remédios devem ser usados temporariamente. Eu repito, a única solução é yoga: é só fora do universo da competição que a ansiedade pode diminuir.

Um jogo de tênis com um amigo não reduz a ansiedade, pode liberar endorfinas e dar a sensação passageira de bem-estar, mas a sensação prolongada de se sentir bem, só vem do yoga.

Ouvi na quarta-feira passada: “Tentei yoga, me irrita essa imobilidade toda”. Então, não se queixe da sua ansiedade, do seu sofrimento, tente uma outra aula, com um outro professor. Existem tantas propostas no mercado que não tem como você não encontrar uma que te agrade.

Inconvenientes das viagens de longa distância?

– Como você faz para dar palestra logo após descer do avião?

– Eu preciso de vários dias para ajustar meu relógio interno.

Não se queixe, também no yoga existem técnicas para acelerar a volta dos seus ritmos biológicos ao normal. Você prefere sofrer, ficar cansado…. Sinto muito, o problema é todo seu.

Nós e todos esses que amam o yoga e fizeram um bom curso de formação estamos à disposição para transmitir as belezas do yoga. Passar para frente esse conhecimento para nós é um prazer.

Está sofrendo… Infelizmente, até você se responsabilizar por você mesmo… sofrerá.

Incontinência urinária e hemorroidas ?

Rir, tossir, espirrar… e vazam umas gotinhas de urina na roupa íntima. Antes de procurar soluções drásticas dê um pouco mais de atenção à região do fundo da bacia. Às vezes basta recuperar a consciência da musculatura e fazer com que o diafragma respiratório e a rede muscular do assoalho pélvico funcionem em sinergia para livrar-se desses distúrbios.

Isso vale tanto para mulheres como homens. Os homens se acham imunes a tudo que pode acontecer na região urogenital. É um grande erro! Parece que fora o pênis, tudo que ocorre nesta região é menosprezado. Principalmente os mais jovens, mas a prevenção começa desde a pré-escola, quando as crianças ficam muito tempo sentadas e com má postura. Conheço muitos jovens cuja postura já indica problemas futuros.

O parto muitas vezes acarreta problemas de hemorroidas para as mulheres, mas os homens não escapam: levantar peso de forma errônea pode levar ao mesmo problema.

O yoga é a única disciplina que propõe uma conscientização de cada “setor” do corpo.

Não se queixe, o yoga "está à disposição" para ajudar você a revitalizar essa parte do corpo, de uma maneira natural, sem mais sofrimento.

Dores no joelho?

Não se queixe. Mas provavelmente os apoios estão errados, sua postura quando está de pé’ está sem tônus. O yoga leva a ter a consciência de como a força da gravidade se aplica no seu esqueleto e permite essa consciência do empilhamento correto das vértebras, e das situações que sabotam ou favorecem seu equilíbrio.

Além da consciência física, tem um despertar de sensações internas que só ocorre no silêncio da sua concentração.

Uma aula de yoga é muito parada?

Tem que ser assim para que sua consciência possa chegar até os pontos mais esquecidos do seu corpo. Isso requer tempo e dedicação. Mas é bom lembrar que este ajuste talvez faça que você escapar de uma cirurgia…

E a coluna?

Quantas pessoas caracterizadas como “esportistas” sofrem. Quantos atletas terminam a carreira de maneira prematura. Não me fale que o esporte é bom para a saúde. A atividade física sim! Mas querer se identificar com atletas de alto nível traz consequências desastrosas para o funcionário ou o executivo que acredita que em duas horas intensas irá compensar o imobilismo da semana.

Melhor deixar seu carro mais longe do escritório e caminhar, subir as escadas do prédio a pé e usar cada oportunidade, até mesmo a faxina na casa, para movimentar as articulações.

Muitas dores na coluna vêm do excesso, da contração exagerada, ou da contratura da musculatura.

Repouso e relaxamento são as condições da cura. Mas não qualquer relaxamento: abandonar-se no sofá não funciona.

O yoga ensina como relaxar para voltar ao seu nível de energia completo.

Não se queixe! Mexa-se, com certeza você já ouviu falar de um curso perto da sua casa!

Aqui estão só uns casos, mas existem muitas mazelas, que com um pouquinho de coragem e disciplina, poderiam ser evitadas.

O yoga não é uma atividade física, quem pensa isso se engana! É uma ciência para você se encontrar. Uma ciência que afasta suas fronteiras, começando pelos limites físicos.

Uma verdadeira aula de hatha yoga é uma aula de “lavagem cerebral”, onde você percebe seus maus hábitos, e começa a experimentar a paz da mente, a felicidade de seu corpo e de seu espírito.

Não se queixe, e não me venha dizer que está com dor, porque existem recursos. Ainda mais querendo se livrar da sua dor, você vai encontrar uma filosofia que dará sentido à sua vida, que engrandece quem pratica e reforça sua fé.