Três técnicas para você ficar sereno em entrevista para emprego

por Nicole Witek

Prepare-se para a próxima entrevista, você será escolhido para trabalhar nessa empresa! Você está à procura de um novo emprego e foi chamado para uma entrevista.

Continua após publicidade

Pode ser um momento difícil para a maioria das pessoas, pois não é fácil fazer sua autopromoção, muito menos, falar de suas competências. Sabemos que além das competências profissionais, a personalidade do candidato também é avaliada.

A empresa de consultoria LOOKADOK, dirigida por Eric Pestel, em Paris, propõe um teste para definir seu tipo de candidato. A partir desse teste, elaborei uma lista de conselhos para você seguir e se preparar fisicamente e mentalmente.

Aqui estão os itens para você pensar e poder preparar-se para uma entrevista, porém leia a crônica até o final, porque mesmo que tenha sido elaborada por um consultor e especialista, isso só NÃO BASTA!

1 – À véspera da entrevista, separar a roupa que irá vestir, verificando se está limpa e bem passada;

Continua após publicidade

2 – No último olhar no espelho, você deverá estar satisfeito(a) com a sua imagem;

3 – Chegar pontualmente para a entrevista;

4 – Prestar atenção à sua atitude com a recepcionista(o);

Continua após publicidade

5 – Preparar-se para o primeiro contato com a pessoa que vai dirigir a entrevista;

6 – Saber qual é a sua atitude interior que dominará: bem-estar e confiança;

7 – Sentir-se firme e sólido internamente;

8 – Levar todo conteúdo necessário para esse momento;

9 – Levar uma caneta e um bloco, caso haja necessidade;

10 – Saber como irá responder à pergunta: quais são seus principais defeitos e qualidades?

11 – Saber expressar suas necessidades e aproveitar as oportunidades para orientar suas decisões;

12 – Analisar a razão profunda que faz apresentar-se para esse emprego;

13 – Saber que gostará do emprego e que será apaixonado pelo cargo;

14 – Depois da entrevista, com confiança, e se você sentir necessidade, você tomará a iniciativa de telefonar, caso o entrevistador demore a dar uma resposta.

Segundo essa consultoria, existem quatro tipos de candidatos:

O passivo: já sabe que tem dificuldade para ser claro com ele mesmo. Ele gostaria que tudo fosse decidido pelos outros. Se for assim, é tempo dele ir em frente e definir suas motivações para seus planos a curto e longo prazo. O passivo deve saber que ele é o que almeja.

O ofensivo: a entrevista é um combate de gladiadores. Ele se preparou e tem certeza que será o vencedor. Tem espírito de combate e terá que se adaptar ao contexto particular dessa entrevista. Não deverá esquecer, porém, que não é ele quem dirige a entrevista! Ainda não é o chefe, mesmo que seja seu desejo mais profundo!

O tímido: a entrevista é um momento obrigatório que ele gostaria de pular rapidamente. Preparou-se para a entrevista, mas gostaria de esconder-se e não enfrentar as emoções. Sente-se mal, e não consegue ficar natural. Está com medo de não agradar, porém, deveria lembrar-se que não se contrata “competências”, e sim uma pessoa dotada de competências e uma personalidade única.

O espontâneo: trata-se de um momento de improvisação. Ele confia no que sente. Ou dá certo, ou não. A espontaneidade é um verdadeiro coringa. Informou-se sobre a empresa, e mesmo que seja o entrevistador que dirige o momento, já preparou todas as perguntas.

NÃO BASTA! Mesmo que você reconheça seu tipo, mesmo que você tente equilibrar melhor sua personalidade para esse emprego que tanto almeja, mesmo que tenha ensaiado todas as perguntas que se possa fazer na hora da entrevista, você terá que aplicar essas três técnicas de yoga para que sua serenidade impressione positivamente o seu entrevistador.

Três técnicas de yoga para você ficar sereno na entrevista

1 – Aprenda a concentrar-se na sua respiração, porque isso determinará seu comportamento e o jeito de você se promover. Em caso de ansiedade, deverá, absolutamente, controlar sua respiração para juntar todo seu potencial. Discretamente, busque sua respiração no mais profundo do seu ventre e deixe seu corpo inflar-se com esse oxigênio novo e toda a inspiração que vem de suas motivações. Esvazie o ar discretamente pelas narinas, deixando seu ventre suavemente relaxar para inspirar novamente. Você deverá treinar um pouco antes da entrevista, para que essa discreta pausa seja imperceptível (principalmente para o entrevistador) e gostosa.

2 – Aprenda a meditar e a visualizar, não espere a véspera da entrevista para preparar-se. Assim que você souber do dia e da hora da entrevista, imagine-se no papel do novo funcionário dentro dessa empresa que você já gosta, imagine seus colegas, o prazer que você terá de participar desse projeto, desperte as emoções gostosas que combinam com essa nova página de sua vida, e permaneça uns minutos, várias vezes durante o dia.

Aplique essa mesma técnica na hora de dormir ou quando fizer seu relaxamento. Sempre com confiança, escolhendo as imagens mais agradáveis e bem- humoradas dessa nova vida que está se preparando. Sinta realmente, e tenha a convicção que está no lugar certo, no momento certo de sua vida. Tenha essa certeza firme impregnando seu ser, sem limitação.

3 – Sprenda a relaxar por partes! Treine antes o relaxamento do rosto e do maxilar: abrindo bem a boca, relaxando e fechando suavemente. Ou franzir a testa e relaxar. Ou fechar as mãos e relaxar. Ou empurrar o calcanhar no chão, como se quisesse atingir o centro da Terra, e relaxar a pressão. Esses segundinhos de contração/relaxamento o ajudarão a perceber a chegada das tensões na hora da entrevista e barrar a invasão do estresse do momento.

Bibliografia :
Jacques Salome e Christian Potié « Oser travailler heureux»
Frédéric Fanget « je veux m’affirmer»