Posturas invertidas trazem múltiplos benefícios – Parte II

por Nicole Witek

Como prometido no mês anterior (veja aqui), estou agora dando continuação ao estudo sobre as posturas invertidas.

Continua após publicidade

Aproveito a oportunidade que surgiu e as perguntas que foram feitas por um leitor sobre o assunto. É importante fazer um balanço e perceber o gênio do sistema veiculado pelo yoga.

Da mesma forma que o coração e o sistema circulatório se beneficiam da inversão da força da gravidade, os órgãos do ventre e da região pélvica são estimulados pelas posturas invertidas: a estagnação dos líquidos traz situações negativas (lembro que o conteúdo do abdome é feito principalmente de líquidos) como constipação, estagnação de líquidos no estômago… etc. Vamos estudar em detalhes os efeitos sobre as outras partes do corpo.

O sistema digestivo

Para quem leva uma vida sedentária, é importante lembrar que nessa circunstância os órgãos têm uma atividade tão lenta que não conseguem extrair os nutrientes de maneira apropriada e mandá-los para a corrente sanguínea. O fígado tem um papel extraordinário: uma digestão correta será um fator de saúde para o sangue. O fígado está localizado debaixo do diafragma, músculo principal da respiração. Ele pode pesar até 2 kg e representa o órgão e a glândula mais importante do corpo humano.

Continua após publicidade


Fígado produz substâncias essenciais à vida O fígado (imagem ao lado) produz numerosas substâncias essenciais à vida como a albumina, proteína principal do sangue, e libera no sangue substâncias nutritivas. O fígado assume também uma função de desintoxicação das substâncias produzidas ou não pelo corpo (bebidas alcoólicas, por exemplo). Pode estocar açúcar e liberá-lo mais tarde quando o corpo precisar, contribui para manter a taxa glicêmica regular e participa da luta contra as doenças.

Para assumir todas essas funções, o fígado precisa de uma irrigação sanguínea superior aos outros órgãos, já que ele consome sozinho um quarto do oxigênio disponível para o organismo.

As posturas invertidas vão melhorar a digestão:

Continua após publicidade

– Os órgãos digestivos serão descongestionados. Assim funcionarão de forma melhor;

– A circulação sanguínea favorecida permite uma reciclagem melhor do sangue graças à massagem do diafragma sobre essa grande massa (2kg aproximadamente);

– Todas as células serão beneficiadas pelo transporte mais adequado e pela qualidade melhor do sangue que conterá melhores nutrientes.

O sistema de eliminação

Os rins localizados debaixo do diafragma (imagem ao lado) vão se beneficiar também da inversão da força da gravidade. A prática regular de posturas invertidas melhora problemas de constipação ou urinários.

Pressão e descompressão devido ao ritmo respiratório desacelerado serão um grande fator de massagem e de melhoria do abastecimento de sangue nos órgãos de eliminação, como fígado e rins.

O sistema reprodutor

Os órgãos sexuais, tanto da mulher como do homem, sofrem também do sedentarismo. As posturas invertidas garantem um bom fluxo de todas as circulações. Porém, é importante lembrar que a glândula que comanda o sistema reprodutor se aloja no cérebro, a hipófise, e que a inversão da força da gravidade beneficia também (veja aqui) essa glândula. A descongestão dos órgãos da bacia, acoplada ao trabalho sobre a hipófise será de grande ajuda na manutenção da saúde prevenindo os problemas de ptose (queda) dos órgãos femininos e de doenças da próstata nos homens.

Olhos e ouvidos

O funcionamento dos olhos e ouvidos depende especificamente de uma boa circulação sanguínea. Essa melhoria da circulação sanguínea remaneja todos os líquidos ao redor e dentro dos olhos. Lembro que o olho é, principalmente, uma esfera cheia de líquidos e que toda estagnação modifica a forma e perturba a transparência da visão.

Quanto aos ouvidos, uma boa circulação sanguínea garante uma boa elasticidade dos tímpanos.

Para finalizar, um cérebro bem irrigado garantirá a recepção e a interpretação dos sinais transmitidos pelos sentidos.

Para quem deseja melhorar a visão, as posturas invertidas serão grandes aliadas tanto para melhorar a qualidade do relaxamento como da vascularização.

Pele e cabelos

As posturas invertidas melhoram a nutrição dos tecidos quando mantidas em um certo tempo, para que a força da gravidade se aplique também aos traços do rosto. Nenhum produto antirrugas jamais terá a eficiência das posturas invertidas para oxigenar e alimentar a pele em nutrientes indispensáveis para se obter cor e qualidade maravilhosas.

Gradativamente a circulação do couro cabeludo melhora e isso faz uma prevenção para os problemas de queda de cabelos. Sabemos hoje que a calvície pode ser tratada pela melhoria da vascularização. Se houver um problema genético, ele vem da qualidade da vascularização e não da queda dos cabelos. Sirsasana é uma excelente postura para fazer essa prevenção.

Os pulmões

O diafragma, lâmina músculotendinosa muito fina, porém muito poderosa, recebe geralmente o peso do aparelho cardiovascular: conjunto coração e pulmões. Durante as posturas invertidas, a pressão é invertida, o diafragma precisa se esforçar para que o corpo possa inspirar. Trabalhar dessa maneira permite que o diafragma se torne mais flexível, o que ajuda a recuperar uma respiração eficiente e relaxante. Lembro ao leitor que todos os órgãos do caixão abdominal são ligados uns aos outros por intermédio da fascia, membrana que une todos os órgãos entre si. "Pendurar" os órgãos de baixo para cima ajuda a membrana e todos os ligamentos e tendões a voltarem à sua elasticidade natural, o que permite uma melhor interação entre si.

Ampliar o movimento do diafragma favorece a entrada de ar nos alvéolos pulmonares, sede dos intercâmbios gasosos entre o ar externo e a "respiração" que acontece em todas as células. É interessante, durante a permanência nas posturas invertidas, ampliar e desacelerar ainda mais o processo da respiração, para potencializar os efeitos benéficos da situação: "pernas para o ar".

Orgãos abdominais

O vai e vem do diafragma, ampliado e flexibilizado pelo treino, massageia todos os órgãos abdominais. A amplitude do diafragma em média (num proprietário que respira corretamente) é de aproximadamente 8cm. Essa pressão se comunica aos rins que percorrem em média, durante 24 horas, mais de 600 metros!

A inteligência do corpo colou o fígado contra o diafragma, assim como os rins que se situam dentro da caixa torácica e não na região da cintura, como geralmente se pensa. Esses órgãos se beneficiarão dessa posição para realizar as milhares de operações químicas que acontecem em cada célula do fígado e dos rins.

Finalmente, e infelizmente, muita pessoas sofrem de queda de órgãos (ptose). As posturas invertidas favorecem a boa posição dos órgãos dentro do abdome.

Esqueci de avisar que posturas invertidas para quem sofre de hérnia de hiato não são aconselhadas. Geralmente a hernia do iato deixa a válvula de comunicação com o estômago frouxa e na posição invertida, o ácido cloridrico dentro do estômago pode alagar o esôfago.

Efeitos psicológicos das posturas invertidas

Muitos distúrbios do cérebro vêm de uma irrigação prejudicada. A maioria dos distúrbios: depressão, fadiga, nervosismo… pode ser reduzida e eliminada.

Em caso de depressão, conhecemos o papel da serotonina, hormônio do bom humor; no caso de Mal de Parkinson, conhecemos o papel da dopamina, hormônio do prazer de viver… Muito provavelmente o avanço nas pesquisas do que acontece dentro do cérebro nos ajudará a entender como as posturas invertidas podem ser de grande auxílio no tratamento desses tipos de distúrbios.

Associar a maior vascularização à melhor oxigenação, à maior flexibilidade, ao melhor funcionamento do sistema nervoso-glandular será de grande benefício ao portador do cérebro em questão. Sem falar da eliminação da maioria das doenças e do equilíbrio tanto físico como psíquico.

As melhorias que se percebem do ponto de vista físico são levadas ao nível psíquico.

Posso citar como exemplo vários alunos que, após a conquista das posturas invertidas, sentiram mais confiança em si e mais firmeza nas decisões e escolhas de vida. Posso citar também a grande experiência milenar dos yogis que comprova, além dos efeitos físicos, todos os efeitos psíquicos, chamando por milhares de boas razões à postura sobre a cabeça: sirsasana, "o rei dos asanas" e a postura sobre os ombros "sarvangasana", a rainha das posturas.

Fonte: Revista Yoga n° 257 – ano 1993 – Andre Van Lysebeth
Segundo Swami Nischalananda Saraswati do Ashram de Swami Satyananda

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.