Falta de autoconhecimento favorece traição?

por Anette Lewin

"Preciso muito me conhecer e não sei como fazer isto. Estou cansada de relacionamentos problemáticos e cheio de traições. O que devo fazer? Onde estou errando?"

Continua após publicidade

Resposta: Bingo! Acertou em cheio! É necessario se conhecer para poder escolher um parceiro de forma eficaz. Meio caminho andado para você mudar seu olhar sobre seus relacionamentos.

O que é autoconhecimento?

Conhecer-se é entender o que se aceita e o que não se aceita, o que se gosta e o que não se gosta, o que aumenta, e muito, as chances de um relacionamento amoroso mais satisfatório. Não dá para afirmar que quem se conhece nunca é traído, mas, certamente o exercicio do autoconhecimento sensibiliza também para o conhecimento do parceiro que se escolhe diminuindo as chances de ver no outro caracteristicas que ele não tem e, a partir de uma escolha mais realista, construir um relacionamento mais harmonioso. Sim, porque relacionamento não se acha pronto no meio da floresta. Constrói-se com sangue, suor, lagrimas e sorrisos.

Você me pergunta como fazer para conhecer-se melhor. O meio mais eficaz é, sem duvida, através de uma terapia. No processo terapêutico você aprende a olhar para seu interior, conversar com você mesma, entender seus principais mecanismos; aprende a ressaltar pontos positivos e evitar usar em demasia pontos "negativos". Sim, "negativos" entre aspas pois nenhuma característica pessoal é negativa por si só. Depende de seu modo de usá-la.

Continua após publicidade

Conversa franca com você mesma, é uma forma de adquirir autoconhecimento

Mas, como nem todo mundo pode fazer terapia, uma forma alternativa de autoconhecimento é uma conversa franca e constante com você mesma. É possivel estabelecer-se o hábito de pensar de forma eficaz antes de fazer escolhas ou tomar decisões.

Pergunte-se se o que você pretende fazer agrada a você ou se está agindo para agradar a alguém; perceba se está usando a melhor estratégia para conseguir o que quer ou está simplesmente querendo resolver logo a questão para se livrar dela.

Continua após publicidade

Ao mesmo tempo, tente se colocar no lugar do outro, ao fazer qualquer tipo de proposta, para entender se o que você quer tem algum significado também para ele; perceba se o outro tem condições de corresponder ao que você espera dele.

Use a intuição

Use sempre sua intuição para perceber se existe algum interesse genuíno do outro em relação a você; para isso, evite basear-se em palavras. Observe o modo como é olhada. Há um certo brilho no olhar de quem realmente admira você. E… quase sempre há um desvio de olhar em quem diz belas palavras… falsas.

Por fim, lembre-se que mesmo fazendo uma escolha adequada, relacionamentos podem desandar com o tempo. Mesmo que você se conheça e tenha um excelente autocontrole, não será capaz de controlar o outro. Mas, certamente, as chances de uma pessoa consciente e resolvida conseguir ser interessante para alguém são bem maiores do que as chances de uma pessoa insegura, ansiosa e mais preocupada em acertar do que em construir.