Oito atitudes para combater a insônia

por Nicole Witek

Herbert Benson, médico e professor adjunto na Faculdade de Medicina de Harvard e no Deaconess Hospital se especializou na clínica Body and Mind (Boston, estados Unidos) nos efeitos do estresse.

Continua após publicidade

Já sabemos que 50% das doenças cardiovasculares têm como origem o estresse negativo e crônico. A insônia muitas vezes tem essa mesma origem.

Existem muitos fatores que podem desencadear insônia: choque emocional, mudança de situação social ou familiar… Mas a situação mais corriqueira é essa onde simplesmente o estresse positivo do desafio, da ação, do fazer acontecer, passa a ser ansiedade e preocupação crônica, infelizmente alterando o funcionamento das glândulas e principalmente a produção de adrenalina, atrapalhando o sono.

A insônia leva a muitas outras complicações, tanto físicas como mentais ou emocionais e prejudica as atividades exteriores. A insônia crônica altera o funcionamento de toda fisiologia gerando esgotamento e cansaço do sistema nervoso.

No plano fisiológico: é importante dormir. O sono permite a descarbonização do organismo. Durante o sono existe um consumo menor de oxigênio, o cérebro emite ondas cujos padrões mudam significativamente, dependendo do estado mental, emocional ou físico: são as ondas delta, teta, alfa e beta. Para conseguir um sono natural e de boa qualidade, é necessário abaixar as altas frequências do cérebro, que dominam quando voltamos a nossa atenção para o mundo externo (ondas beta).

Continua após publicidade

O programa medicinal de redução dos sintomas da insônia elaborado pelo Dr. Benson da Faculdade de Medicina de Harvard inclui:

– trabalho sobre a respiração com o diafragma;
– observação dos pensamentos e readequação dos pensamentos para servir a saúde;
– exercícios físicos incluindo alongamento e yoga;
– comportamentos positivos perante a vida;
– definição de metas;

Aqui está a visão contemporânea do Dr. Benson para reduzir os sintomas da insônia.

Continua após publicidade

Voltando milênios no tempo, na época de 200 até 300 d.C, temos um texto básico que poderíamos chamar: vide bula da autorrealização.

Com vocabulário sânscrito*, e de uma maneira concisa, o Patanjali, grande sábio da filosofia yogi, mencionou que a primeira condição para ser feliz é "controlar, reduzir e finalmente parar as ondas mentais".

Para conseguir esse desempenho extraordinário precisamos passar por vários níveis que abrangem nosso ser.

Precisamos aplicar os seguintes componentes do yoga: yamas e niyamas, asanas, pranayama, pratyahara, dharana, samadhi no cotidiano.

Esses oito componentes são necessários em nossa vida, e vão permitir nos levar ao bem-estar interno, a nossa felicidade profunda e ao sono reparador e feliz.

Oito atitudes do yoga para combater a insônia

Yamas – tratam da ética social e individual: não violência, a autenticidade, não roubar, controle da sexualidade, não possessividade.

Nyamas – a limpeza, o contentamento, o trabalho, o estudo, o estudo de si e a entrega dos atos ao seu ser profundo.

Asanas – se refere ao corpo, permitir que o corpo seja liberado das tensões físicas, dos bloqueios para que o pranayama seja útil.

Pranayama – significa energização, captação, armazenagem e circulação da energia vital.

Pratyhara – possibilidade de esquecer do mundo, parando de analisar as informações que vêm pelos sentidos, permitindo assim ser atento, sem espalhar a atenção.

Dharana – concentração mental, deve ser trabalhada. Da mesma forma que se faz malhação para o corpo, se faz malhação para a mente.

Dhyana – a meditação onde o praticante se distancia das atividade da mente para ser o observador.

Samadhi – a união ao todo, a sensação e consciência final de pertencer ao universo.

É na realização desses oito componentes do yoga que encontramos a cura de nossa insônia.

Se agirmos durante o dia da forma "prescrita na bula", não podemos mais permitir vacilações da mente, preocupações esgotantes para o sistema nervoso.

Com a consciência de que por trás da pessoa está o ser profundo, podemos observar nossos processos fisiológicos e admirar a magia da nossa respiração, das batidas do coração, podemos enxergar nosso corpo como "um animalzinho" que precisa recompor suas energias e nos colocar como observador, nos distanciando dos problemas do ego.

A primeira frase do "modo de usar" consta no aforismo do Patanjali "controlar, reduzir e finalmente parar as ondas mentais". Isso não é nada mais do que entrar num estado alterado de consciência que – se o praticante não fica atento – pode levar ao sono.

Mas até cair no sono deve ser de maneira consciente, escolhida, definida para que o último pensamento influencie o dia seguinte, para que a meta seja bem clara.

O Dr. Benson fala de definir objetivos. O Patanjali fala de ter suas intenções firmes, ou seja seu Sankalpa! Harvard ou Yoga… Ou seja, a mesma meta.

* sânscrito : idioma antigo e sagrado dos brahmanes, sacerdotes na Índia