Viagens internacionais de avião: dicas para prevenir os efeitos do jet lag

por Nicole Witek

Cresceu o numero de turistas brasileiros no mundo diz a Organização Mundial do Turismo (OMT). O órgão contabiliza apenas o número de turistas que saíram do país em viagens ao exterior – no caso do Brasil, a alta foi de 15% no primeiro semestre de 2013*.

Continua após publicidade

Eu que pratico yoga, sou também especialista das viagens internacionais! Minha família está espalhada em vários continentes.

Passo muitas horas por ano nos aeroportos e nos aviões. Posso dar hoje umas dicas para fazer com que sua próxima sua viagem seja bem confortável.

O que você quer quando você aterrissa num outro pais ou num outro continente é poder desfrutar imediatamente desse mundo novo que está lhe sendo oferecido.

Porém para fazer isso, você deve se preparar um pouco antes e durante o voo. Aqui estão os preparos que faço para pular das Américas aos países das Ásia com disposição.

Continua após publicidade

Alguns dias antes…

Tento modificar um pouco a hora que vou dormir. Adianto ou atraso um pouco minha rotina para dormir um pouco mais tarde ou cedo: uma ou duas horas só. Trata-se de avisar meu corpo que haverá daqui ha pouco umas mudanças nos ritmos dele.


Coloque uma manta ou a almofada na região da cintura para dar sustentação ao tronco e favorecer o movimento do diafragma

Continua após publicidade

Durante o voo

Existem vários assuntos para prestar atenção:

Você não quer inchar, nem na barriga, nem nos tornozelos e ser capaz de calçar seus sapatos?

Voar de avião é como passar umas horas numa altitude de aproximadamente 2 500 metros. A pressão atmosférica é a mesma. Só que nós não estamos caminhando na montanha: estamos sentados e muitas vezes, exprimidos entre duas poltronas ocupadas.

A posição sentada, a imobilidade e a respiração curta serão fatores que podem favorecer o inchaço.

Como evitar essa situação?

O órgão que vai me ajudar para circular os líquidos e os gases dentro do meu corpo será o diafragma. Grande lâmina muscular e músculo responsável pela respiração. Durante o voo vou sentar de tal forma que o diafragma possa sempre ter seu papel de pistão. Preciso ter o tronco livre para que o diafragma possa subir e descer harmoniosamente e permitir que os líquidos do meu corpo possam subir em direção ao coração para o sangue e a cisterna de Pecquet para a linfa.

Eu posso colocar a manta ou a almofada na região da cintura para dar sustentação ao meu tronco e favorecer assim o movimento do diafragma como esta mostrado na ilustração acima.

Durante o voo, muitas vezes, com o diafragma funcionando corretamente, poderei também movimentar minhas pernas e ativar o retorno da linfa e do sangue venoso para acima, aliviando pernas e tornozelos.

Como proceder: numa expiração, quando o diafragma sobe por que o ar está saindo, estenderei as pernas debaixo do assento da poltrona na minha frente, esticarei as pernas, os calcanhares para a frente, os dedos dos pés em direcão às pernas. Quando o corpo quer inspirar novamente, poderei voltar à posição inicial.

Posso repetir várias e várias vezes durante o voo, assim conseguirei uma boa prevenção contra o inchaço. Esqueci de informar que não tirarei os sapatos. Assim não tomarei nenhum risco de ver meus pés inchar.

Voce quer evitar resfriados. Dentro da aeronave o ar é "condicionado". Metade do ar na cabine vem de fora e a outra metade é um ar reciclado e filtrado antes de ser introduzido novamente na cabine (http://www.aircanada.com/fr/travelinfo/onboard/healthtips.html)

Ainda mais o ar é bastante seco: mais ou menos 20% de humidade. Para proteger as vias aéras e operar uma boa prevenção, usarei um pano, uma echarpe leve de seda por exemplo. Assim o ar será filtrado novamente e não entrará tão seco nos meus pulmões. Assim dará para evitar as rinites alérgicas e os resfriados.

Você quer curtir as férias assim que descer da aeronave?

Para que meu corpo rapidamente se ajuste aos novos horários, terei que ajudá-lo. Se for possivel assim que chegar no meu destino, conseguirei adaptar meu relógio biológico e acertar seus ritmos internos mais rapidamente passando uns 15 minutos à luz do dia (ou da noite). As informações serão transmitidas ao meu relógio interno por meio dos olhos e das retinas. A informação será transmitida para o hipotálamo que fará o ajuste de todas as informações necessárias para o funcionamento ideal do meu corpo.


Ajude seu corpo a se ajustar ao relógio biológico mais rapidamente Se apesar desse procedimento, eu estiver com sono, tentarei respeitar os horários do local onde estou. Se precisar dormir ou descansar: não dormirei mais do que 30 minutos para que meu corpo não interprete essa "soneca" como o verdadeiro momento para dormir. Usarei um despertador/programe seu celular, para ter certeza de não deixar seu corpo entrar na fase de sono profundo.

Para ter disposição na chegada

O ar que respiro durante o voo contém pouca energia vital ou prana. O passeio que farei na chegada será una ferramenta indispensável para fazer a reposição da energia vital que foi usada durante o voo.

Para que esse passeio à luz do dia ou da noite seja proveitoso, basta respirar melhor, saber que estou armazenando prana e me sentir feliz por usar boas técnicas de yoga que me proporcionarão bem-estar.

Mais um detalhe: aproveitarei a hora no chuveiro para limpar as narinas com jala neti limpeza das narinas com água levemente salgada (1) e kapalabhati (2). Asssim terei certeza de aproveitar da melhor forma possivel minha estada longe de casa.

Boa viagem!

1 e 2: técnicas descritas em artigos anteriores (veja aqui) e no livro de Andre Van Lysebeth: Pranayama, dinâmica da respiração de maneira detalhada

Referências:

*http://veja.abril.com.br/noticia/economia/numero-de-brasileiros-que-viajaram-ao-exterior-cresce-15-em-2013-diz-omt

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.