Zumba é saudável, mas tem contraindicações

por Milena Liste

"Tenho sopro leve no coração, mas pratiquei esportes como futebol, vôlei e natação. Descobri o sopro quando pulei corda. Hoje faço zumba e musculação na academia, às vezes fico tonta, cansada e com falta de ar. Tinha recuperado meu peso, mas agora já engordei novamente."

Continua após publicidade

Resposta: Provavelmente a sua indisposição ao se exercitar seja mais pelo ganho de peso e falta de condicionamento físico do que pelo sopro cardíaco. Porém, obrigatoriamente, você deve agendar uma consulta com um cardiologista para liberá-la para a prática de exercício físico.

A zumba é uma modalidade de ginástica e dança com ritmos nacionais e latinos com objetivos parecidos aos da ginástica aeróbica da década de 80. Possui a promessa de gastar 1000 calorias em uma hora de dança. Trabalha coordenação motora, melhora circulação corporal e cardíaca, equilíbrio, destreza além do aspecto social – a interação do grupo na aula de zumba é muito contagiante. Ela é indicada para todo tipo de pessoa, desde que apta para o exercício aeróbico intenso e que esteja com a coluna vertebral e outras articulações gozando de saúde. É indicada também para quem deseja emagrecer e trabalhar o corpo e a mente. Porém, sabe se que o gasto metabólico depende da idade, condicionamento físico, intensidade da dança e de ser do sexo feminino ou masculino, pois geralmente o gasto metabólico masculino é maior que o feminino. O homem tem metabolismo maior que a mulher devido à testosterona, principalmente. Os hormônios anabolizantes, como a testosterona, são em maior concentração nos homens do que nas mulheres.

Na minha opinião, a zumba não é a mais indicada pra você, pois a atividade aeróbica como esteira, bicicleta e natação são atividades mais seguras e garantem a queima de gordura como fonte de energia. A zumba é uma atividade anaeróbia onde há oscilações de ritmos e intensidades onde você pode até queimar gordura mas, predominantemente, você queima glicose: o açúcar do sangue. Ao queimar glicose você terá necessidade de repor imediatamente, levando aos ataques de fome de açúcares, doces e pães em geral. Assim, seu objetivo de emagrecer e queimar as gordurinhas vai por água abaixo. Nada a impede de fazer zumba e depois sair para caminhar, por exemplo.

Quanto à musculação, sendo bem orientada, vai ajudá-la nas atividades aeróbicas, como caminhadas, seja na esteira ou nas ruas, natação ou bicicleta prevenindo possíveis lesões.

Continua após publicidade

Bons treinos!