Sentimento e ampla visão de mundo ajudam a definir vocação

por Dulce Magalhães

Lamento informar que o caminho vocacional, por não possuir fórmula ou método universal, também nos deixa sempre com o sentimento de andar na corda bamba, entre agradar aos outros, atendendo expectativas ou romper com as convenções e vivenciar uma trajetória única.

Continua após publicidade

Imagine como deve ter sido difícil para os pioneiros de todas as profissões do mundo. Aquele filho de comerciantes que resolveu viver de sua arte. A menina de uma família de camponeses que decidiu dançar para viver. O filho do ferreiro que quis ser um tira-dentes.

Enfim, os cirurgiões, os pintores, os menestréis, os herbalistas… todas as profissões em algum momento foram fruto do pioneirismo e vieram romper, por vezes, com seculares tradições de família.

Graças a isso, hoje temos uma imensa diversidade de atividades, que ainda não está esgotada e se encontra distante do limite de novas possibilidades. Viver a vocação não significa que devemos, necessariamente, romper com a tradição ou inovar como pioneiros, contudo, é preciso abertura para ser capaz disso, se for o caso.

Sentimento move caminho vocacional

Continua após publicidade

Aqui vale dizer que o caminho vocacional não é rebeldia ou revolução, mas está intimamente ligado a um núcleo original e íntimo que só o indivíduo possui a chave para acessar. Assim, não é aquilo que fazemos, mas o sentimento que nos move a fazer aquilo, que realmente define se estamos num caminho vocacionado ou não.

É mais fácil definir o que não é vocação

Por tudo isso é difícil definir o que seja nossa vocação, pois ela é tão variável como são os indivíduos. O que podemos definir com mais tranquilidade é o que, decididamente, não é vocação: a busca de segurança, a manutenção da tradição, atender às expectativas alheias, seguir os passos de outro, herdar a estrutura de um negócio ou carreira… Enfim, todos os processos de caráter externo e alienados da essência ou chamado essencial, que é a própria tradução de vocação.

Continua após publicidade

Essa definição por exclusão talvez não resolva nossas dúvidas, mas pode nos ajudar a perceber o próximo passo na corda bamba do caminho de escolhas em que nos encontramos. Se estamos entre o que devemos e o que queremos, entender o dever como parte do processo, mas não como seu fim último pode ser o meio mais inteligente de percorrer a corda sem perder o equilíbrio. No mais, o jeito é aprender os passos para novas e vibrantes acrobacias.

Visão ampliada

Agora que já compreendemos um pouco melhor o jogo do equilíbrio para o caminho da vocação, definimos o que não é e já podemos evitar as armadilhas do cenário exterior, então é tempo de ampliar nossos sensores para adentrar na investigação mais precisa do que pode ser nossa vocação.

Para nos liberarmos para a busca vocacional, precisamos exercitar o rompimento das fronteiras que limitam nossa visão de mundo, porque o que vemos é a expressão do estado em que nossa consciência se encontra. Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos.

Encontrar o caminho vocacional exige um alargamento da visão de mundo. Estabelecer perguntas é a forma mais precisa de romper com padrões e encontrar novas respostas. Assim, a fórmula para o autoconhecimento é a dúvida, a formulação de questões que nos levem a analisar a realidade através de um olhar expandido.

Dez perguntas para te guiar no seu caminho vocacional:

1. O que eu sei sobre mim?

2. O que preciso aprender a meu respeito para encontrar minha vocação?

3. Quais valores pratico e por que os elegi?

4. O que tem prioridade em minha vida?

5. O que gosto de fazer e por quê?

6. O que não gosto de fazer e por que não?

7. O que é fácil para eu fazer?

8. O que é difícil para eu fazer?

9. O que esperam de mim?

10. Como atendo as expectativas que as pessoas têm a meu respeito?

Essas e outras perguntas poderão contribuir e guiar nossa percepção para além dos modelos aprendidos e nos liberar para decisões menos equivocadas e mais orientadas para os desejos e aspirações interiores. O importante é formular as perguntas e, consciente e perseverantemente, buscar e pensar sobre as respostas. Esse processo irá canalizar as energias necessárias para o rompimento de padrões de conduta que foram condicionados e insistentemente treinados e não refletem quem somos. Continuaremos o assunto no próximo artigo. Por enquanto, vai refletindo sobre isso. Suerte!