Temos uma ótima vida sexual, mas meu marido se masturba. O que faço?

por Margareth dos Reis

"Bom tarde, tenho uma vida sexualmente ativa com meu marido. Transamos praticamente todos os dias, e procuro realizar todas as suas fantasias. Ou seja, faço tudo que ele me pede. Mas descobri que mesmo assim ele se masturba diariamente. Por que isso acontece! Por favor, me ajude!"

Continua após publicidade

Resposta: Vamos lá então, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ou seja, a masturbação é uma atividade normal que pode acontecer com muitos homens casados. E isso no âmbito de um relacionamento como o seu, tal como você descreve. Com a disposição da parceira para satisfazer o desejo do homem, com clima e frequência sexual bem favoráveis para o prazer a dois.

O incômodo feminino, neste caso, costuma estar relacionado com o fato de a mulher não entender o que o parceiro vai buscar na masturbação, se ela se coloca tão disponível para o sexo com ele. Com isso, a preocupação se concentra em ela procurar a resposta nela mesma.

Acontece que a masturbação é apenas outra forma de se obter prazer, o que não significa falta de interesse pela outra pessoa da relação.

A masturbação só pode ser considerada um problema na vida a dois, quando essa prática substitui ou vai substituindo aos poucos, a interação sexual com a outra pessoa da relação. Caso contrário, as experiências de relação sexual e de masturbação não são excludentes, tanto para homens quanto para mulheres que tenham compromissos estáveis, e ainda podem contribuir para uma sexualidade saudável, mais ampla e mais livre para incrementar o repertório de fantasias eróticas.

Continua após publicidade