Saiba lidar com medo de errar, ansiedade e ter autocontrole

por Rosemeire Zago

"Tenho muito medo de errar. Como superar isso?"

Continua após publicidade

Resposta: O medo de errar geralmente está relacionado com o perfeccionismo, cuja busca oculta geralmente é provar que é capaz, para os outros e para si mesmo, porque no fundo não acredita em sua própria capacidade. O perfeccionismo é como se fosse uma maneira aceitável de lidar com a baixa valorização. Ter medo de errar é querer ser perfeito e isso não existe, mas o que existe é seu medo e que deve ser analisado profundamente para identificar qual sua origem. Você se lembra de algum fato de quando era criança ou adolescente e que possa estar relacionado com o medo que você sente até hoje? Como as pessoas que te cuidavam reagiam quando você cometia algum erro? Pense sobre isso e relacione seu passado com o presente. Pode ser que descubra algumas respostas.

O que devo fazer para controlar minha adrenalina e usá-la a meu favor na hora de subir no palco para cantar
Existe algum exercício que possa me ajudar?

Resposta: Você está se referindo a crises de ansiedade? Onde o coração dispara, a respiração fica ofegante, as mãos suam e sua vontade é querer controlar todas essas reações físicas, mas não consegue? Você se considera uma pessoa ansiosa ou isso ocorre mais nestes momentos que antecedem uma apresentação? O mais indicado é você conseguir não ter a crise, pois nem sempre é possível utilizar esses sintomas a seu favor, mas minutos antes de uma apresentação procure se acalmar mentalmente e respirar profundamente algumas vezes.

O que pode te ajudar é fazer constantemente, ou até diariamente, exercícios de relaxamento, meditação, principalmente com enfoque na respiração. A prática regular da meditação tem diversos efeitos benéficos, incluindo a redução do nível de estresse e ansiedade. Por isso é importante sua prática não apenas quando for se apresentar, mas como uma atividade diária. Procure diversas vezes durante seu dia-a-dia, respirar profundamente e lentamente para não causar tonturas.

Continua após publicidade

Uma técnica que ajuda muito é:

Respire 3 vezes.

Veja seu corpo como uma casa com janelas. Cada ciclo de respiração representa a abertura de cada uma das janelas, sentindo como se estivesse respirando ar fresco. Vá abrindo as janelas, até estar com todas abertas.

Continua após publicidade

Se quiser, procure livros de meditação e que trazem juntos CDS para que você possa ouvir e praticar com freqüência.

Tudo isso pode ajudar, mas será apenas paliativo se não identificar os reais motivos pelos quais se sente assim. Apenas meditar pode não ser suficiente: é possível um trabalho de auto-observação e auto-análise. Já pensou por qual motivo fica ansioso, preocupado, com medo? Existe alguma necessidade, ainda que oculta e inconsciente, de aprovação e reconhecimento? Toda reflexão é válida para nos conhecermos mais.

Gostaria de saber qual técnica devo usar para me autoeducar?
Percebo alguns desvios de personalidade e falta de responsabilidade comigo e com os outros sempre deixando que os outros resolvam meus problemas

Resposta: Não há uma técnica específica, nem mágica, nem receita pronta. Caso deseje mudar alguns aspectos e comportamentos, e esse é um dos passos mais importantes: você desejar mudar, procure fazer psicoterapia, cujo objetivo é o autoconhecimento, e que te proporcionará uma maior consciência da origem de suas dificuldades e facilitará efetivar as mudanças que espera.