Aedes aegypti: zika, dengue e chikungunya: saiba como usar os repelentes

por Sonia Corazza

O alto verão traz novamente uma luta contra as epidemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: zika, dengue e chikungunya.

Continua após publicidade

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu orientação geral à população, quanto ao uso de repelentes químicos contra esse inseto.

1 – Para crianças entre 6 meses e 2 anos de idade:

Somente repelentes que contenham na sua fórmula a substância Ethyl Butylacetylaminopropionate (Repelente 3535/ Merck), em uma única aplicação diária.

2 – Para crianças entre 2 e 7 anos de idade:

Continua após publicidade

Repelentes que contenham na sua fórmula a substância Ethyl Butylacetylaminopropionate, podendo aplicar duas vezes por dia, com intervalo mínimo de quatro horas.

Repelentes que contenham na sua fórmula a substância DEET(N,N-diethyl-3-methylbenzamide) podem ser aplicados duas vezes por dia, com intervalo mínimo de seis horas.

Repelentes que contenham na sua fórmula a substância Icaridin (Saltidin), podem ser aplicadas duas vezes por dia, com intervalo mínimo de dez horas.

Continua após publicidade

3 – Para crianças com mais de 7 anos de idade, adultos e gestantes:

Repelentes que contenham na sua fórmula a substância Ethyl Butylacetylaminopropionate, podem ser aplicadas três vezes por dia, com intervalo mínimo de quatro horas.

Repelentes que contenham na sua fórmula a substância DEET podem ser aplicadas três vezes por dia, com intervalo mínimo de seis horas.

Repelentes que contenham na sua fórmula a substância Icaridina, pode aplicar duas vezes por dia, com intervalo mínimo de dez horas.

Importante

O repelente não deve ser aplicado embaixo das roupas. Aplique o produto somente nas áreas que ficarão expostas.

Não durma com o repelente. Tome um banho para remover o produto antes de dormir.

Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.