Meu namorado não consegue me dar atenção. O que faço?

por Anette Lewin

"Namoro mais ou menos há dois meses. Meu namorado não consegue me dar atenção, porque ele diz não achar necessário e alega que esse é o jeito dele. Eu sou uma pessoa que necessita de atenção. Ele só me dá atenção nos finais de semana quando vou pra casa dele. Durante a rotina do dia a dia ele nem me dá bola. Isso me magoa, mas não quero cobrar dele, tô bem perdida."

Continua após publicidade

Resposta: Esse novo namoro começa a deixar claro que você e seu namorado têm necessidades diferentes que, certamente, precisam ser negociadas para que a relação continue. Afinal, se você tem suas carências, ele tem os hábitos dele. E não seria justo classificar quem é o mais importante na relação. Os dois são importantes. Os dois têm expectativas. Os dois gostariam que o outro os entendesse e respeitasse. Por isso mesmo, trabalhar as diferenças e tentar equilibrar os momentos em que cada um deve ceder é essencial.

Seu namorado afirma que para ele não é importante entrar em contato com você durante o trabalho. Embora você possa pensar, num primeiro momento, que isso significa que ele não está nem aí para você, a situação pode ser avaliada de outro ângulo. Talvez ele seja uma pessoa que acredita que o que importa no relacionamento é a qualidade dos momentos a dois e não a quantidade de vezes em que o casal se comunica por dia.  

Talvez, para ele, interromper o que está fazendo no trabalho para falar com você, seja estressante, pois você, se descrevendo como alguém que gosta de atenção, prolonga muito os papos e ele precisa de concentração no que faz.  Afinal não podemos esquecer que homens e mulheres são diferentes no que diz respeito à atenção e concentração.

Mulheres, em geral, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, ao passo que homens, em geral, quando estão concentrados em uma coisa não conseguem conciliá-la com outros focos de atenção. Esse pode ser um dos motivos pelos quais seu namorado, quando está trabalhando, está só trabalhando. Talvez seja mesmo, como ele diz, uma característica dele que ele gostaria que você entendesse e respeitasse.

Continua após publicidade

Vamos a você agora. Tente entender o que você ganharia se ele ficasse falando e dando atenção a você todos os dias. Será que vocês têm tanto assunto assim para preencher diversas ligações no horário de trabalho? Ou sua necessidade de atenção está ligada a uma insegurança que faz você querer controlá-lo através de contatos diários? Pense nisso. E perceba que insegurança gera insegurança no parceiro.

Se você confiar nele, ele tenderá a confiar em você. Se você desconfiar dele ele acabará desconfiando desse "amor" tão controlador que você propõe. Poderá pensar que você não gosta tanto assim dele; que está apenas interessada em ter alguém sob seu comando. Afinal, quem ama de verdade, respeita.

Se você quer mais atenção, a melhor forma de conseguir isso é tentando se tornar uma pessoa interessante, que tem coisas interessantes para falar a cada contato. Não importa a quantidade de vezes que vocês falam; o que importa é o quanto esses contatos são interessantes, seja do ponto de vista racional ou do ponto de vista afetivo.

Continua após publicidade

Ninguém se encanta com uma pessoa que cobra atenção sem ter algo a oferecer. Ofereça novas ideias, novas propostas, novas sugestões… Enfim, ofereça um afeto mais preenchido, ao invés de implorar por uma atenção esvaziada. Acredite mais em você para que sua presença fique marcada nele pelos bons momentos que já viveram e ainda poderão viver. Mesmo que esses momentos aconteçam só nos finais de semana.

Se achar que precisa de mais atenção, procure suas amigas, suas colegas, sua família, enfim, evite atribuir a ele o ônus de suprir toda a sua necessidade de contato. Ele é apenas seu namorado, não o provedor de todas as suas necessidades emocionais. E pessoas adultas, se querem conviver bem, têm que abrir mão da perfeição; aprender a ceder quando necessário, entender a posição do outro e buscar a satisfação de suas necessidades através de várias fontes.

Você menciona, no final de seu e-mail, que está magoada, mas não quer cobrar dele. Isso demonstra que sua sensibilidade é adequada e você, por si só, já percebeu que cobrar por cobrar não adianta. Assim, invista em você para que se torne uma pessoa interessante que desperte nos outros a vontade de estar ao seu lado. E aprenda a conviver com você mesma, suas ideias, seus planos, seus desejos.

Ninguém precisa de companhia o tempo todo. Aliás, às vezes, não há companhia melhor do que a nossa própria companhia.