Como lidar com a confusão de sentimentos após o fim do relacionamento?

por Anette Lewin

"Meu ex terminou comigo faz uma semana. Eu e o primo dele sempre tivemos uma amizade muito boa, nos dávamos bem. Diferente do meu ex, ele me fazia bem. Nós começamos a conversar assim que meu ex terminou comigo e ele sempre deixa claro nas conversas o quanto gosta de mim. E isso tem feito com que eu goste cada dia mais dele. O problema é que eu estou tão perdida nos meus sentimentos. Ele gosta muito de mim e acho que também gosto dele mais do que imagino. Não sei se é porque estou passando por um momento de fragilidade, mas isso tem mudado tudo entre a gente. Enfim, só queria saber se é possível eu me apaixonar tão rápido assim e ainda por cima pelo primo dele? Será que estou mesmo apaixonada ou isso é só uma fase? Não sei explicar muito bem o que estou sentindo. Por favor me ajude!"

Continua após publicidade

Resposta: Motivos para que você se sinta confusa não faltam. Afinal, foi seu namorado quem terminou o relacionamento com você recentemente e você tem medo de frustrar-se novamente em qualquer novo envolvimento amoroso. Assim, gostaria de ter garantias de que, num novo relacionamento, não vai "errar" novamente e acabar perdendo o namorado mais uma vez.

Certamente garantias desse tipo não existem. O que você pode fazer é um balanço do relacionamento que terminou, procurando entender os pontos positivos e negativos.

Se seu namorado não quis mais ficar com você, entende-se que você está livre para namorar quem quiser. Nesse sentido, o fato de seu novo foco ser primo do ex, não deve ter um peso grande. O fato de tudo isso estar acontecendo uma semana depois, também não quer dizer muita coisa. Afinal, vocês já se conheciam antes e perceberam que tinham afinidades.

É claro que ter afinidades como amigo e como namorado são coisas diferentes. A amizade é um relacionamento aberto, direto, franco sem sexo e sem jogo de poder. O relacionamento amoroso, além de envolver sexualidade, que pode funcionar ou não entre duas pessoas, é mais complexo. Nele, as pessoas têm que conseguir ser importantes e significativas para o outro na convivência diária, o que exige um cuidado diferente. Afinal, podemos ter vários bons amigos ao mesmo tempo, mas nossa sociedade monogâmica determina que tenhamos apenas um par amoroso por vez.

Continua após publicidade

Nada impede, porém, que uma amizade se transforme em namoro. No seu caso, se ambos estão dispostos a tentar, tentem. O máximo que pode acontecer é vocês perceberem, depois de algum tempo, que funcionam como amigos mas não como namorados. Ou o contrário: vocês podem perceber que as afinidades que já tinham podem ser o ponto de partida para um relacionamento mais profundo. Só a prática pode dizer o que acontecerá.

É importante refletir sobre sua relação com o ex

Por outro lado, tente entender o que aconteceu no relacionamento com seu ex. Claro que os motivos dele para não querer mais o namoro só ele saberá. Mas você pode fazer uma autocrítica perguntando-se, por exemplo, se sua participação no relacionamento foi efetiva ou se você assumiu uma posição muito passiva onde as iniciativas eram todas tomadas por ele; se você conseguiu perceber quando era hora de brigar pela sua vontade e quando era hora de ceder; se você conseguiu abrir mão de alguns de seus desejos pelo relacionamento ou se para você foi muito frustrante aceitar o desejo do outro. Enfim, essa análise é importante para que você perceba se já está preparada para um relacionamento amoroso ou ainda precisa desenvolver alguns pontos antes de se dispor a conviver com alguém. Porque de nada adianta trocar de namorado se você ainda não se sente preparada para a disponibilidade que uma relação amorosa exige.

Continua após publicidade

Por fim, você relata que se sente confusa com relação à rapidez com que seus sentimentos mudam. É importante notar que, nesse sentido, cada pessoa é diferente. Alguns precisam chorar por anos o final de um relacionamento; outros já estão prontos para outro no dia seguinte. Não há regras. O mais saudável, nesse sentido, é usar sua intuição e mergulhar em novas experiências assim que as oportunidades aparecerem e sua vontade permitir. Evite ficar se questionando sobre o que é normal e o que não é. Tente construir sua vida amorosa do seu jeito assumindo suas escolhas com garra e determinação.