Importante é a qualidade de estímulos recebidos pelo cérebro

por Marta Relvas

Segundo Relvas, “não é a quantidade de estimulos, mas a qualidade dos estimulos que o cérebro se recebe”. A comunicação entre  dois neurônios é denominado de sinapse.

Continua após publicidade

Os neurônios sensitivos, de associação e os motores atuam em sinapses conjuntas,  formando o arco reflexo.  A sinapse é o espaço existente entre os neurônios e uma célula efetora (músculo e glândulas). Cada neurônio tem capacidade para fazer 60 mil sinpases, podendo receber até 100 mil impulsos elétricos por segundo. Esse quantitativo dá a ideia da complexidade das redes neurais.

A comunicação entre os neurônios é mista, ou seja, elétrica e química. Existem tipos de sinpases diferentes:

A – sinapse axodendríticas – axônio de um neurônio e o dendrito de outro.

B – sinapse axossomática – ocorre entre o terminal axônico e o corpo celular.

Continua após publicidade

C – sinapse axoaxônica – entre dois terminais axônicos.

D – sinapse dendrodentrífca – entre dois dendritos.

E – sinapse neuroefetuadora – formada pelo terminal do axôniode um neurônio motor com filbras musculares ou com células secretoras.

Continua após publicidade

Na maioria das sinapses existe um espaço denominado de fenda sináptica e o impulso nervoso consegue atravessar quando há liberação de neurotrnsmissores, substâncias que transmitem o impulso de um neurônio a outro.

Os neurotransmissores são substâncias químicas naturais e são produzidos nos neurônios, constituídos de aminoácidos, proteínas. Têm a função de despolarizar as membranas que recobrem os dendritos e ou a superfície celular. No processo de despolarização, os íons sódio e potássio atravessam a membrana celular, através da bomba de sódio e potássio, nessa etapa, ocorre um gasto de energia, no momento que o estímulo chega na célula nervosa, promovendo o potencial de ação.  

Para Melo, pode-se dizer que o funcionamento cerebral corresponde a correntes elétricas girando em circulos, geradas e transmitidas por moléculas químicas e por meio dessas descargas eletroquímicas, são transportadas todas a informações responsáveis na ativação das funções vitais, das funções executivas e cognitivas.
No processo da aprendizagem as terminações nervosas captam os estímulos e levam para o sistema nervoso central. São estruturas especializadas que podem ser morfologicamente e funcionalmente diferentes.

Terminações nervosas motoras – promovem o movimento muscular, alcançam diferentes regiões por meio dos nervos espinais e cranianos. Sua junção entre as fibras musculares recebem o nome de junções neuromusculares e são responsáveis pela prontidão das habilidades finas.

Terminações nervosas sensitivas e receptoras – localizam-se nas extremidades periféricas (dendritos) dos neurônios sensitivos, monitoram as condições do meio interno (corpo) ou externo (ambiente).

As funções de ambas é perceber estímulos e convertê-las em potencial de ação. Os estímulos são diferentes formas de energia existentes no ambiente que precisam ser transformados em linguagem compreensível para o sistema nervoso.