O que pode despertar a paixão por um padre? Como lidar?

por Anette Lewin

“Gostaria de sua opinião a respeito de um "problema" meu. Sou casada há 18 anos e, sem perceber ou mesmo querer, me apaixonei pelo padre na igreja onde milha filha é coroinha. Não dá para me afastar de lá, tenho vergonha desse sentimento, mas passo o dia todo pensando nele… Não sei se deveria procurá-lo para conversar. Mas como falei, tenho vergonha do que ele pode pensar de mim… Também não quero magoar meu marido. Mas sigo aflita e com o pensamento nele há meses. O que fazer?”

Continua após publicidade

Resposta: "Apaixonar-se" por pessoas que têm uma posição de liderança, como professores, médicos e líderes espirituais é bastante comum. Afinal, essas pessoas conquistaram uma posição de destaque e são vistas como pessoas bem-sucedidas, inteligentes, seguras, interessantes e protetoras. É o que se chama, em geral, de paixão platônica, um tipo de "paixão" que é mais um reflexo das qualidades que se projeta na pessoa, do que qualidades que a pessoa realmente tem; uma paixão que está mais na cabeça de quem se apaixona do que na realidade vivida a dois.

 Você diz que é casada há 18 anos e, aparentemente, não estava procurando um novo amor. Apenas encantou-se com uma pessoa que, provavelmente, encaixa-se no que foi dito acima: pessoa atenciosa, carismática, sensata. Talvez, ficar pensando numa pessoa "santa" de forma "pecaminosa" traga para você uma mobilização que o casamento de 18 anos não consiga mais proporcionar: sentimentos intensos, contraditórios e arriscados.

Talvez, apaixonar-se justamente por um padre, traga a você a garantia de que dificilmente o "pecado" se concretizará, afinal ele é um padre. Pode ser também que você esteja projetando nele a imagem do marido ideal que algum dia existiu na sua imaginação.

Enfim, podem existir muitas carências pessoais suas que você está tentando resolver através dessa paixão platônica.

Continua após publicidade

Tente avaliar o que pode estar faltando na sua vida pessoal que desperta em você esse tipo de fantasia.

Você está na dúvida se deve ou não expor seus sentimentos para o padre. Bem, padres, em geral, são preparados para ouvir todo tipo de confissão e lidar com as pessoas que confessam. Assim, se você sentir que colocar seu sentimento para ele pode ajudá-la a sentir-se melhor, vá em frente. Mas existe uma probabilidade muito grande que ele a escute como padre e não como homem. Isso pode desapontá-la num primeiro momento, mas aliviá-la de uma obsessão que você afirma que está atrapalhando sua vida.

Caso sinta vergonha de abrir-se com esse padre, talvez algum outro possa ajudá-la a refletir sobre a questão e se sentir mais aliviada.

Continua após publicidade

Talvez seja de sua personalidade fantasiar e devanear com situações idealizadas.

Será que esta é a primeira vez que você se apaixona por alguém "importante"?

Ou será que criar situações imaginárias faz parte do seu jeito de ser?

Sim, porque fantasiar situações, por mais absurdas e irreais que possam parecer, não representa, necessariamente, um comportamento patológico. Desde que você entenda que são fantasias e dificilmente se tornarão realidade; são ideias que flutuarão na sua cabeça para seu deleite pessoal e não objetivos reais a serem perseguidos.

Mas e se você quiser concretizar essa "paixão"? Talvez o que foi dito acima seja sentido como um balde de água fria em seu "pedido de cumplicidade" para esta que agora escreve. Bem, se você quer arriscar nada a impede. Mas, como você mesma diz, na vida nada é perfeito e tudo tem suas consequências. Depende de você o risco que quer correr.

Avalie seu casamento, filhos, família, e veja se vale a pena arriscar: com o padre ou com qualquer outra "paixão" que possa surgir na sua vida.

Lembre-se também que casamento, filhos, família, podem suprir uma parte de suas necessidades, mas não todas.

Considere a possibilidade de envolver-se com atividades "apaixonantes" dentro de sua ótica pessoal. Procure um grupo de pessoas que você ache interessante, um curso que você sempre quis fazer e nunca fez, um papo descontraído com amigos que a faça se divertir.

Tente aproveitar seu estado de paixão para conhecer um pouco mais sobre si mesma.

Pergunte-se: para onde me levam minhas fantasias?

Que situações eu crio no meu imaginário que me fazem querer voltar a elas obsessivamente?

Será que essas situações podem se concretizar no plano real?

Tente responder a essas questões para definir melhor quem é você e quais são seus desejos. Muito embora nem todos os desejos sejam realizáveis, ter consciência deles ajuda bastante no autoconhecimento.

E, por fim, lembre-se que sentir-se apaixonada é uma sensação mobilizadora que dá sentido à vida.

Encare a paixão como uma dádiva quando usada a seu favor. Evite sofrer ou atormentar-se por ela. Acostume-se a navegar nas ondas da paixão com consciência, soltura e desafio voltando à tona quando quiser respirar. Caso contrário, você pode afogar seus sentimentos nas profundezas infinitas do mar das emoções.