DESTAQUES

Sob pressão: como manter a performance?

Roberto Shinyashiki 09/01/2017 COMPORTAMENTO
Sob pressão: como manter a performance?
Fonte: imagem
É possível se manter motivado, mesmo em um ambiente adverso

por Roberto Shinyashiki

Dois mil e dezesseis foi um ano desafiador e difícil para a economia brasileira e para a maioria das empresas. A crise econômica que assolou o país tem provocado uma série de fechamentos de postos de trabalho. Em época de baixos resultados e de poucas oportunidades, a pressão no trabalho aumenta e os profissionais precisam agir com determinação para conseguir manter a performance sob muita pressão.

O profissional precisa se blindar. Mas o que é blindagem? É a capacidade de não deixar os fatores externos perturbarem e alterarem a sua performance, ou seja, seu foco no resultado. É preciso ter foco no que está fazendo, principalmente no resultado.

É hora de deixar o pessimismo de lado. Sempre digo que é muito importante manter a qualidade da nossa performance e a motivação, que é a qualidade do nosso motivo. Precisamos ter muito claro o que estamos fazendo. Para se manter motivado, mesmo em um ambiente adverso, pense em alguma meta que você quer alcançar. Isso fará com que você se mantenha motivado.

TEXTO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



O profissional com alta performance é focado totalmente, tem concentração e muito brilho nos olhos. Quanto mais pesado for o momento que estamos vivendo, maior é a oportunidade para mostrar as competências.

Mas o melhor de tudo para alcançar a alta performance, é ter uma força interior tão grande que lhe permita analisar, decidir e agir com clareza independentemente da pressão que estiver sofrendo. Portanto, para estar em estado de alta performance, você tem de ter controle mental, acima de tudo.

A felicidade profissional nada mais é que ajudar os outros a serem felizes. A diferença entre os que encontram a felicidade profissional e aqueles que não dão em nada, é que os vencedores procuram trabalhar suas dificuldades, enquanto os perdedores só vivem contra o mundo, contra todos.

A felicidade profissional é como o vento: não existe bom ou ruim, as pessoas é que buscam desculpas para o fracasso. A forma como lidamos com os problemas é uma escolha nossa, assim como a felicidade profissional.




TAGS :

    estresse, trabalhar, pressão, motivado

Roberto Shinyashiki

É médico psiquiatra, com especialização em Administração de Empresas (MBA USP), é consultor organizacional, palestrante e autor de 12 títulos, entre eles o lançamento “Tudo ou Nada”, “Heróis de Verdade”, “Amar pode dar certo”, “O sucesso é ser feliz” e “A carícia essencial”. Mais informações: www.shinyashiki.com.br



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.